USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCON, MARGARETE DE FÁTIMA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: METZNER, CLAUDIO MARCOS, PORFIRIO, JACKSON MATEUS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201682
Resumo: Este estudo objetiva averiguar a estrutura e o funcionamento dos Sistemas de Controle Gerencial(SCG), proposto por Simons (1995), para avaliação de desempenho em Instituição de Ensino Superior(IES). Dentre os objetivos específicos, destacam-se: a) identificar a correlação entre crença, sistemas de limites, sistemas de controle diagnósticos e interativos, segundo o modelo de Simons (1995); b) verificar a relação entre alavancas de controle de Simons (1995) e Performance Management end Control; das IES públicas e privadas; c) Apresentar um comparativo entre as IES em estudo no que diz respeito as quatro alavancas propostas por Simons (1995). Para captar a estrutura e funcionamento dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) das IES’s utilizou-se o instrumento de pesquisa proposto por Simons (1995) e proposta por Damke, Silva e Walter (2011). Um questionário foi aplicado à 34 gestores de três IES’s, do Oeste do Paraná. Na análise dos dados utilizaram-se as técnicas de estatística descritiva, correlação e tabulação cruzada. Os resultados demostram que existem diferenças significativas entre o uso dos sistemas entre as IES, e o sistema Interativo é o que mais apresenta discordância dos gestores quanto à sua aplicação. Conclui-se, que os sistemas de desempenho devem ser reavaliados na IES pública.
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