USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201682 |
Resumo: | Este estudo objetiva averiguar a estrutura e o funcionamento dos Sistemas de Controle Gerencial(SCG), proposto por Simons (1995), para avaliação de desempenho em Instituição de Ensino Superior(IES). Dentre os objetivos específicos, destacam-se: a) identificar a correlação entre crença, sistemas de limites, sistemas de controle diagnósticos e interativos, segundo o modelo de Simons (1995); b) verificar a relação entre alavancas de controle de Simons (1995) e Performance Management end Control; das IES públicas e privadas; c) Apresentar um comparativo entre as IES em estudo no que diz respeito as quatro alavancas propostas por Simons (1995). Para captar a estrutura e funcionamento dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) das IES’s utilizou-se o instrumento de pesquisa proposto por Simons (1995) e proposta por Damke, Silva e Walter (2011). Um questionário foi aplicado à 34 gestores de três IES’s, do Oeste do Paraná. Na análise dos dados utilizaram-se as técnicas de estatística descritiva, correlação e tabulação cruzada. Os resultados demostram que existem diferenças significativas entre o uso dos sistemas entre as IES, e o sistema Interativo é o que mais apresenta discordância dos gestores quanto à sua aplicação. Conclui-se, que os sistemas de desempenho devem ser reavaliados na IES pública. |
id |
UFSC_4d3b3ea13d25a545d787a283d05d96f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201682 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROLEste estudo objetiva averiguar a estrutura e o funcionamento dos Sistemas de Controle Gerencial(SCG), proposto por Simons (1995), para avaliação de desempenho em Instituição de Ensino Superior(IES). Dentre os objetivos específicos, destacam-se: a) identificar a correlação entre crença, sistemas de limites, sistemas de controle diagnósticos e interativos, segundo o modelo de Simons (1995); b) verificar a relação entre alavancas de controle de Simons (1995) e Performance Management end Control; das IES públicas e privadas; c) Apresentar um comparativo entre as IES em estudo no que diz respeito as quatro alavancas propostas por Simons (1995). Para captar a estrutura e funcionamento dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) das IES’s utilizou-se o instrumento de pesquisa proposto por Simons (1995) e proposta por Damke, Silva e Walter (2011). Um questionário foi aplicado à 34 gestores de três IES’s, do Oeste do Paraná. Na análise dos dados utilizaram-se as técnicas de estatística descritiva, correlação e tabulação cruzada. Os resultados demostram que existem diferenças significativas entre o uso dos sistemas entre as IES, e o sistema Interativo é o que mais apresenta discordância dos gestores quanto à sua aplicação. Conclui-se, que os sistemas de desempenho devem ser reavaliados na IES pública.INPEAU/UFSC2019-11-25T21:39:37Z2019-11-25T21:39:37Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201682MARCON, MARGARETE DE FÁTIMAMETZNER, CLAUDIO MARCOSPORFIRIO, JACKSON MATEUSporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T21:39:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201682Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-25T21:39:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL |
title |
USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL |
spellingShingle |
USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL MARCON, MARGARETE DE FÁTIMA |
title_short |
USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL |
title_full |
USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL |
title_fullStr |
USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL |
title_full_unstemmed |
USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL |
title_sort |
USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL |
author |
MARCON, MARGARETE DE FÁTIMA |
author_facet |
MARCON, MARGARETE DE FÁTIMA METZNER, CLAUDIO MARCOS PORFIRIO, JACKSON MATEUS |
author_role |
author |
author2 |
METZNER, CLAUDIO MARCOS PORFIRIO, JACKSON MATEUS |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCON, MARGARETE DE FÁTIMA METZNER, CLAUDIO MARCOS PORFIRIO, JACKSON MATEUS |
description |
Este estudo objetiva averiguar a estrutura e o funcionamento dos Sistemas de Controle Gerencial(SCG), proposto por Simons (1995), para avaliação de desempenho em Instituição de Ensino Superior(IES). Dentre os objetivos específicos, destacam-se: a) identificar a correlação entre crença, sistemas de limites, sistemas de controle diagnósticos e interativos, segundo o modelo de Simons (1995); b) verificar a relação entre alavancas de controle de Simons (1995) e Performance Management end Control; das IES públicas e privadas; c) Apresentar um comparativo entre as IES em estudo no que diz respeito as quatro alavancas propostas por Simons (1995). Para captar a estrutura e funcionamento dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) das IES’s utilizou-se o instrumento de pesquisa proposto por Simons (1995) e proposta por Damke, Silva e Walter (2011). Um questionário foi aplicado à 34 gestores de três IES’s, do Oeste do Paraná. Na análise dos dados utilizaram-se as técnicas de estatística descritiva, correlação e tabulação cruzada. Os resultados demostram que existem diferenças significativas entre o uso dos sistemas entre as IES, e o sistema Interativo é o que mais apresenta discordância dos gestores quanto à sua aplicação. Conclui-se, que os sistemas de desempenho devem ser reavaliados na IES pública. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25T21:39:37Z 2019-11-25T21:39:37Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201682 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652266021847040 |