História, cultura e resistência da população negra na formação inicial de professoras/es de Química no estado de Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225818 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
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História, cultura e resistência da população negra na formação inicial de professoras/es de Química no estado de Santa CatarinaFormação de professoras/es de Químicaracismo estruturalabordagem da Lei 10.639/03TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.No cenário educacional brasileiro vê-se a perpetuação de conhecimentos que desvalorizam e invisibilizam populações não-brancas. Em 2003, foi sancionada a Lei 10.639 que exige a abordagem da história e cultura afro-brasileira no amplo currículo do ensino básico, uma das conquistas de lutas históricas de movimentos negros no Brasil. A população afro-brasileira, que só obteve direito legal ao ensino básico depois de quase trezentos anos em solo brasileiro, sendo tratada pelo Estado como seres sem direitos, sem nome, sem cultura, sem história, sem humanidade, exigia seu direito à voz e uma educação que valorizasse a diversidade cultural de nosso país e uma história contada para além da voz do homem, branco e colonizador. Mas, para a efetiva aplicação da lei, já sancionada há 18 anos, é necessário também que esse conhecimento seja valorizado na formação inicial, para que as/os docentes realizem uma abordagem sem estereótipos e livre das diferentes formas de racismo da sociedade brasileira. Nesta pesquisa, foi realizada uma investigação de como essa abordagem é apresentada na formação inicial de professoras/es de Química de Santa Catarina (SC), de forma que os ampare para o exercício docente. Para tanto, analisaram-se documentos de cursos de Licenciatura em Química de instituições públicas de Santa Catarina e entrevistas transcritas realizadas com licenciandas/os de Química. Os resultados, a partir da utilização dos procedimentos da análise textual discursiva, indicam que majoritariamente há uma abordagem da história, cultura e resistência da população negra de forma superficial, com foco em suas mazelas e com a ausência da práxis pedagógica. Encontrando também oportunidades formativas ocultas nos documentos, mas presente na formação inicial docente a respeito da temática.In the Brazilian educational scenario, we see a perpetuation of knowledge that devalues and makes non-white populations invisible. In 2003, the Brazilian Law number 10.639 was sanctioned and it required the introduction of Afro-Brazilian history and culture in the broad curriculum of basic education, which was one of the achievements of historical struggles of black activism in Brazil. The African Brazilian descendants, who only obtained a legal right to basic education after almost three centuries on Brazilian soil, were treated by the State as beings without rights, without name, culture, history, or even humanity, demanded their right to expression and education that values the cultural diversity of our country and a story told beyond the voice of man, white, and colonizer. However, for the effective application of the law, which was sanctioned 18 years ago, it is also necessary that this knowledge be valued at the earlier stage of the training, so that the teachers apply an approach without stereotypes and free from the different forms of racism in the Brazilian society. In this research, an investigation was conducted on how this approach is presented at the beginning of the teachers of Chemistry formation in Santa Catarina (SC), in order to support them for the teaching practice. Therefore, documents from undergraduate courses in Chemistry from public institutions in Santa Catarina were analyzed, and transcribed interviews were conducted with undergraduate Chemistry students. The results, based on the use of discursive textual analysis procedures, indicate that there is mostly a superficial approach to the history, culture, and resistance of the black population, with a focus on their problems and lack of pedagogical praxis. It was also found training opportunities hidden in documents, but it was present in the initial teacher training on the subject.Florianópolis, SCGonçalves, Fábio PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaGonzaga, Rhaysa Terezinha2021-08-16T19:21:17Z2021-08-16T19:21:17Z2021-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225818info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-08-16T19:21:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225818Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-16T19:21:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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