O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79791 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
id |
UFSC_4df6ab66ff824c2864d94e37ad817917 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79791 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagemInformaticaCiência da computaçãoAprendizagemDown, Sindrome deEnsino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAs novas tecnologias estão e estarão cada vez mais desempenhando um papel vital no mundo. Sendo assim, a educação passa a ganhar outro sentido tanto para os indivíduos, como para a sociedade como um todo. Cada vez mais se percebe a necessidade de ampliar os métodos de ensino. Na Educação Especial o processo não é diferente, principalmente quando se fala da inclusão de alunos especiais em escolas regulares. Nesse sentido, a presente dissertação visa colaborar na construção do conhecimento de pessoas portadoras da Síndrome de Down, através do uso do computador como meio para o desenvolvimento de estratégias cognitivas, ampliando os limites de aprendizagem. Se considerarmos a importância da tecnologia e a necessidade de se trabalhar com os computadores dentro de uma pedagogia de reestruturação de conhecimentos em vez de priorizar a reprodução de informações, estaremos caminhando a uma metodologia onde toda educação é um processo especial. Focaliza-se o aporte teórico nas teorias de aprendizagem, apoiando-se na teoria construtivista, buscando em um primeiro momento alcançar o conhecimento para entender os mecanismos que interferem no interior do aluno, possibilitando que ocorra a aprendizagem e a construção das suas próprias idéias, já que a corrente construtivista tem como base o binômio: Motivar e Desafiar. As limitações que impedem os portadores de Síndrome de Down de um aprendizado normal também foram estudadas, bem como as formas de utilização do computador no processo de ensino visando despertar no aluno caminhos interiores que o levem a mobilizar o ambiente pedagógico no sentido de qualificar a aprendizagem e utilizá-la como ferramenta adequada para desenvolver a inteligência.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaPascoali, Rosa Maria2012-10-18T07:33:06Z2012-10-18T07:33:06Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 f.| il.application/pdf229174http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79791porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T14:38:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79791Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T14:38:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem |
title |
O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem |
spellingShingle |
O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem Pascoali, Rosa Maria Informatica Ciência da computação Aprendizagem Down, Sindrome de Ensino auxiliado por computador |
title_short |
O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem |
title_full |
O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem |
title_fullStr |
O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem |
title_sort |
O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem |
author |
Pascoali, Rosa Maria |
author_facet |
Pascoali, Rosa Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Joao Bosco da Motta Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pascoali, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Ciência da computação Aprendizagem Down, Sindrome de Ensino auxiliado por computador |
topic |
Informatica Ciência da computação Aprendizagem Down, Sindrome de Ensino auxiliado por computador |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T07:33:06Z 2012-10-18T07:33:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
229174 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79791 |
identifier_str_mv |
229174 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
134 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652186117210112 |