O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascoali, Rosa Maria
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79791
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
id UFSC_4df6ab66ff824c2864d94e37ad817917
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79791
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagemInformaticaCiência da computaçãoAprendizagemDown, Sindrome deEnsino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAs novas tecnologias estão e estarão cada vez mais desempenhando um papel vital no mundo. Sendo assim, a educação passa a ganhar outro sentido tanto para os indivíduos, como para a sociedade como um todo. Cada vez mais se percebe a necessidade de ampliar os métodos de ensino. Na Educação Especial o processo não é diferente, principalmente quando se fala da inclusão de alunos especiais em escolas regulares. Nesse sentido, a presente dissertação visa colaborar na construção do conhecimento de pessoas portadoras da Síndrome de Down, através do uso do computador como meio para o desenvolvimento de estratégias cognitivas, ampliando os limites de aprendizagem. Se considerarmos a importância da tecnologia e a necessidade de se trabalhar com os computadores dentro de uma pedagogia de reestruturação de conhecimentos em vez de priorizar a reprodução de informações, estaremos caminhando a uma metodologia onde toda educação é um processo especial. Focaliza-se o aporte teórico nas teorias de aprendizagem, apoiando-se na teoria construtivista, buscando em um primeiro momento alcançar o conhecimento para entender os mecanismos que interferem no interior do aluno, possibilitando que ocorra a aprendizagem e a construção das suas próprias idéias, já que a corrente construtivista tem como base o binômio: Motivar e Desafiar. As limitações que impedem os portadores de Síndrome de Down de um aprendizado normal também foram estudadas, bem como as formas de utilização do computador no processo de ensino visando despertar no aluno caminhos interiores que o levem a mobilizar o ambiente pedagógico no sentido de qualificar a aprendizagem e utilizá-la como ferramenta adequada para desenvolver a inteligência.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaPascoali, Rosa Maria2012-10-18T07:33:06Z2012-10-18T07:33:06Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 f.| il.application/pdf229174http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79791porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T14:38:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79791Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T14:38:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem
title O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem
spellingShingle O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem
Pascoali, Rosa Maria
Informatica
Ciência da computação
Aprendizagem
Down, Sindrome de
Ensino auxiliado por computador
title_short O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem
title_full O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem
title_fullStr O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem
title_sort O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem
author Pascoali, Rosa Maria
author_facet Pascoali, Rosa Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Joao Bosco da Motta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascoali, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica
Ciência da computação
Aprendizagem
Down, Sindrome de
Ensino auxiliado por computador
topic Informatica
Ciência da computação
Aprendizagem
Down, Sindrome de
Ensino auxiliado por computador
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T07:33:06Z
2012-10-18T07:33:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 229174
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79791
identifier_str_mv 229174
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652186117210112