Enfermagem, medicina e odontologia: regionalidade e interdisciplinaridade na vivência do estágio rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cássia Rozária da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210379
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSouza, Cássia Rozária da SilvaMartini, Jussara Gue2020-08-19T19:49:57Z2020-08-19T19:49:57Z2018363431https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210379Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.Os cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia realizam verdadeiras imersões na assistência interdisciplinar em diferentes municípios do interior do Estado do Amazonas. A significação que essa experiência reflete nesses discentes pode ser retratada como uma ferramenta positiva quanto às práticas na assistência. Este estudo teve como objetivo compreender as contribuições do ERSC para a formação dos discentes de Enfermagem, Medicina e Odontologia da ESA/UEA. No processo construtivo na Tese as três partes abordam como a interdisciplinaridade está incorporada no Estágio Rural de Saúde Coletiva da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA). Como proposta o ERSC se apresenta para atuar na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade das ações conjuntas nos municípios do interior do Amazonas, trabalhando em atividades complementares às realizadas nesses municípios e suas comunidades, inovando em estratégias positivas, auxiliando na resolutividade e minimizando as demandas locais, impulsionando a participação social de forma ativa e transformadora de si mesma (ERSC, 2013). Como resultados da Tese foram elaborados os seguintes manuscritos: 1) Educação do enfermeiro e as diretrizes curriculares nacionais: estudo de revisão; 2) Aprendizado interdisciplinar: Enfermagem, Medicina e Odontologia no estágio rural no Amazonas, Brasil e 3) Estágio Rural no Amazonas: percepção dos discentes sobre a aprendizagem para a vida profissional. O estudo se deu por meio de um Estudo de Caso, qualitativo, com amostra de 50 estudantes de três turmas distintas (4ª turma 2017; 2018-1 e 2018-2. A coleta de dados ocorreu na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), por meio de entrevista semiestruturada, e análise temática categorial. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da ESA/UEA com o CAAE: 81299317.8.0000.5016 de acordo com a Resolução 466/2012 de 12/12/2012 do Conselho Nacional de Saúde para Pesquisa com Seres Humanos. Quanto aos participantes, 60% é do sexo masculino. Ambos os sexos se encontram na faixa considerada como adulto jovem (até 29 anos) somando 80% para os homens e 75% para as mulheres. Referente ao estado civil 78%, ambos se encontram solteiros, com renda familiar de 52% entre 3 ou mais salários mínimos dos entrevistados e 36% possuíam de 2 a 3 salários. Como resultado da pesquisa, verificou-se que a experiência do Estágio Rural contribui de forma impar para a construção do profissional, tanto no aprendizado técnico-científico, quanto na vivência das práticas de atuação, não apenas aos profissionais, mas entre os discentes, e principalmente, com a própria comunidade e indivíduos distintos. Os resultados deste estudo são apresentados em três manuscritos, sendo que o primeiro aborda a revisão de literatura, por meio da análise de 56 artigos, substanciando desde a história das discussões sobre a formação do enfermeiro até as diretrizes curriculares nacionais, associado às mu¬danças políticas, sociais e econômicas. No manuscrito dois a abordagem é sobre a interdisciplinaridade entre os cursos de saúde da ESA/UEA, com foco no Estágio Rural em Saúde Coletiva - Enfermagem, Medicina e Odontologia, e como isso acontece na prática. O manuscrito três reporta-se a contribuição dos discentes sobre o aprendizado profissional e seu reflexo na sua formação. Como contribuição deste estudo, destaca-se que os discentes referem como potencialidades do ERSC a socialização dos saberes, o compartilhamento de experiências formativas, a integração com seus preceptores e docentes supervisores nos cenários de atuação prática.<br>Abstract : The Nursing, Medicine and Dentistry courses carry out real immersions in the interdisciplinary assistance in different municipalities of the interior of the State of Amazonas. The significance that this experience reflects on these learners can be portrayed as a positive tool for care practices. This study aimed to understand the contributions of the ERSC to the training of students of Nursing, Medicine and Dentistry of ESA/UEA. In the cons¬tructive process in the thesis, the three parts deal with how interdiscipli¬narity is incorporated into the Rural Internship of Collective Health of the Higher School of Health Sciences of the University of the State of Ama¬zonas (ESA/UEA). As a proposal the ERSC presents itself to work in the interdisciplinary and multidisciplinary nature of the joint actions in the municipalities of the interior of Amazonas, working in activities comple¬mentary to those carried out in these municipalities and their communi¬ties, innovating in positive strategies, assisting in resolution and minimi¬zing local demands, social participation in an active and self-transforming way (ERSC, 2013). As results of the thesis, the following manuscripts were elaborated: 1) Nursing education and the national curricular guide¬lines: review study; 2) Interdisciplinary learning: Nursing, Medicine and Dentistry in the rural stage in Amazonas, Brazil and 3) Rural Internship in Amazonas: students? perception about learning for professional life. The study was carried out through a qualitative case study, with a sample of 50 students from three different groups (4th class 2017, 2018-1 and 2018-2. Data collection took place at the School of Health Sciences of the State University of Amazonas (ESA / UEA), through a semi-structured interview, and categorical thematic analysis. The research was approved by the Ethics Committee in Research of the ESA/UEA with the CAAE: 81299317.8.0000.5016 according to Resolution 466/2012 of 12/12/2012 of the National Health Council for Research with Human Beings. As for the participants, 60% is male. Both sexes are in the range considered as young adult (up to 29 years old) adding up to 80% for men and 75% for women. Regarding marital status, 78% were single, with a family income of 52% between 3 or more minimum wages and 36% had 2 to 3 wages. As a result of the research, it was verified that the Rural Internship experien¬ce contributes in an odd way to the construction of the professional, both in technical and scientific learning, as well as in the experience of practi¬ce, not only professionals, but also among students, and mainly, with the community itself and different individuals. The results of this study are presented in three manuscripts, the first of which deals with the literature review, through the analysis of 56 articles, substantiating from the history of the discussions about the training of nurses to the national curricular guidelines, associated with political changes, social and economic. In the manuscript two the approach is about the interdisciplinarity between the ESA/UEA health courses, focusing on the Rural Internship in Collective Health - Nursing, Medicine and Dentistry, and how this happens in prac-tice. The manuscript three reports the contribution of the students on the professional learning and its reflection in its formation. As a contribution of this study, it is highlighted that the students refer as potentialities of the ERSC the socialization of the knowledge, the sharing of formative experiences, the integration with their preceptors and supervisors in the scenarios of practical action.150 p.| il., tabs.porEnfermagemMedicinaOdontologiaFormação profissionalAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoEnfermagem, medicina e odontologia: regionalidade e interdisciplinaridade na vivência do estágio ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPNFR1121-T.pdfPNFR1121-T.pdfapplication/pdf3903440https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/210379/-1/PNFR1121-T.pdf863a935ffe4b5d07f835f437d8903863MD5-1123456789/2103792020-08-19 16:50:09.475oai:repositorio.ufsc.br:123456789/210379Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-19T19:50:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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