Enfermagem e patologia geral: resgate e reconstrução de conhecimentos para uma prática interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83609 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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Enfermagem e patologia geral: resgate e reconstrução de conhecimentos para uma prática interdisciplinarEnfermagemEnfermeirosEducaçãoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoPatologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.O tema Interdisciplinaridade, que orientou as reflexões neste estudo, tem sido abordado em várias pesquisas e trabalhos, principalmente na educação, porém sua utilização e aplicação em outras áreas do saber e da prática profissional ainda é pouco representativa, para não dizer inexistente. Ao perceber a educação como um processo contínuo (aprendência), da qual depende a adaptação e sobrevivência dos seres vivos, incluídos aí os humanos, e a complexidade que envolve o viver/aprender/ser saudável, pode-se colocar a interdisciplinaridade como um caminho para buscar soluções mais adequadas, corretas, não simplificadoras para problemas também complexos, em uma realidade incerta e com características auto-organizadoras. Ao pensar na revisão/reconstrução dos conhecimentos de Patologia Geral envolvendo um grupo de Enfermeiros/as que exercem suas atividades em Hospital Geral, pretendeu-se, além de levar novas informações e revisitar conteúdos abordados nos primeiros períodos do curso de graduação, possibilitar um meio para a aquisição de competências e, também, momentos de reflexão sobre sua prática profissional, que foram permeados por uma visão ética da responsabilidade. Trata-se, então, de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, realizado através de um processo educativo e fundamentado nos princípios da interdisciplinaridade, da metodologia libertadora de Freire e da andragogia. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada e posterior formação de grupos de estudo, num total de oito (8) encontros, onde foram revisados os conteúdos de Patologia Geral, de forma expositivo-dialogada, buscando relação com o cotidiano dos/as enfermeiros/as participantes. Em todos os encontros foram desenvolvidas dinâmicas iniciais como estímulo à reflexão do grupo e, em três (3) deles, introduziram-se as reflexões sobre interdisciplinaridade e a possibilidade de atuar de forma interdisciplinar na equipe de Enfermagem e de Saúde e a necessidade de aquisição contínua de competência como forma de intervir na realidade de acordo com o perfil epidemiológico de morbidade e mortalidade regional. Os resultados foram analisados pelo alcance dos objetivos, com destaque para o objetivo geral, que pretendia: reconstruir, com um grupo de enfermeiros/as, através de um processo educativo, os conhecimentos de Patologia Geral, relacionados ao contexto epidemiológico de morbidade e mortalidade regional, visando, através dos princípios da interdisciplinaridade, a articulação desses conhecimentos com o processo de cuidar e a prática assistencial de enfermagem. Tendo alcançado os objetivos propostos, foi possível, principalmente, demonstrar o quanto a Patologia Geral pode interferir para fundamentar a prática assistência de Enfermagem; inserir a instituição estudada no perfil de morbi-mortalidade regional; referendar a importância dos profissionais estarem abertos ao conhecimento, ao "aprender a vida inteira", buscando competência; e, finalmente, oportunizou os primeiros contatos com os princípios interdisciplinares como uma possibilidade de atuação multiprofissional mais participativa e engajada em resolver, de forma eficiente e eficaz, porque em conjunto, os problemas de saúde daqueles que buscam cuidados especializados naquela instituição.Florianópolis, SCErdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaKoerich, Magda Santos2012-10-20T01:37:50Z2012-10-20T01:37:50Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf186266http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83609porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T19:02:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83609Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:02:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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