A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, André Luís Franco da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107394
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.
id UFSC_4e1a144630fb14825679b4b06a2e9e9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107394
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRocha, André Luís Franco daMaestrelli, Sylvia Regina Pedrosa2013-12-06T00:00:16Z2013-12-06T00:00:16Z2013321223https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107394Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.A partir das influências históricas, políticas e econômicas sobre o desenvolvimento da docência no contexto brasileiro, este trabalho visa identificar dialeticamente, por intermédio do ensino de zoologia e de suas expressões no cotidiano da sala de aula, as condicionantes e as possibilidades para um ensino crítico no contexto específico da Rede de Ensino Municipal de Florianópolis. Para tanto, este trabalho construiu um inventário crítico sobre o ensino de zoologia e quais as suas características sócio-históricas, teóricas e práticas relacionadas ao ensino da área. A partir destes dados, foram extraídos elementos significativos, passíveis de problematização junto ao professorado da rede. Realizado esse aprofundamento problematizador, identificou-se um conjunto de situações-limite relacionadas à práxis docente humanizadora. Essas situações se apresentaram como resultado de um condicionamento sócio-histórico e ideológico orientado por uma racionalidade técnica. Assim, esse trabalho buscou evidenciar os efeitos desta racionalidade na perda da autonomia docente e na consequente imposição a uma educação bancária e necrófila, tomando como base o ensino de zoologia. A escola e o professor, ao serem dominados por essa ideologia, se tornam agentes apassivados, cuja consciência ainda se mostra ingênua e impotente diante da complexa realidade. Eles são concebidos como técnicos, ou seja, meros reprodutores mecânicos de um conhecimento elitizado em uma sociedade desigual, dominada por uma minoria econômica e intelectualmente dominante. Identificadas essas problemáticas, propõe-se idealmente neste trabalho um movimento de formação permanente aos professores, de forma a contribuir para uma evidenciação da situação da proletarização da docência e que, na medida do possível, venha fomentar a busca docente pela autonomia em sua práxis didático-pedagógica. Espero que este trabalho levante questionamentos e discussões, tanto sobre o ensino de zoologia, quanto sobre a docência em si, sobretudo na comunidade escolar de Florianópolis. <br>Abstract : From historical, political and economic influences on the teaching development in the Brazilian context, this work aims to identify dialectically, by the Zoology teaching and its expressions in day by day classroom, the constraints and the possibilities for a critical teaching in the context of the Municipal School of Florianópolis. To reach the goal, this work developed a critical inventory on zoology teaching and on their socio-historical, theoretical and practical characteristics. From these data we obtained a set of extreme situations related to teaching praxis. These situations presented themselves as a result of a conditioning socio-historical and ideological driven by technical rationality. Thus , this study aimed to reveal the effects of this rationality in the loss of teaching autonomy and the consequent imposition of a banking education in Zoology teaching. The school and the teacher are subservient, and become alienated agents whose conscience is still naive and helpless in the face of complex reality of teaching on Brazil. The teachers are designed as technical, being characterized as instruments of a minority economically and intellectually dominant in an unequal society.Identified these problems, we propose in this work a ideal movement of permanent education for teachers in order to regain awareness the proletarianization and returning the autonomy in their teaching practice. I hope that this work raises questions and discussions, both on the teaching of zoology as about the teaching itself, especially in the Municipal School of Florianópolis.318 p.| il., grafs.porEducaçãoEducação científica e tecnológicaZoologiaEstudo e ensinoFlorianópolis (SC)Professores -FormaçãoFlorianópolis (SC)A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL321223.pdfapplication/pdf3141728https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107394/1/321223.pdff77d8352956526ed8b68c9beaa0fe019MD51TEXT321223.pdf.txt321223.pdf.txtExtracted texttext/plain660155https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107394/2/321223.pdf.txt1ca38ec08a25a25bbbefe05f61e8383eMD52123456789/1073942014-01-19 00:26:02.081oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107394Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:26:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica
title A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica
spellingShingle A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica
Rocha, André Luís Franco da
Educação
Educação científica e tecnológica
Zoologia
Estudo e ensino
Florianópolis (SC)
Professores -
Formação
Florianópolis (SC)
title_short A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica
title_full A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica
title_fullStr A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica
title_full_unstemmed A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica
title_sort A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica
author Rocha, André Luís Franco da
author_facet Rocha, André Luís Franco da
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, André Luís Franco da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
contributor_str_mv Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Zoologia
Estudo e ensino
Florianópolis (SC)
Professores -
Formação
Florianópolis (SC)
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Zoologia
Estudo e ensino
Florianópolis (SC)
Professores -
Formação
Florianópolis (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-06T00:00:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-06T00:00:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107394
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 321223
identifier_str_mv 321223
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 318 p.| il., grafs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107394/1/321223.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107394/2/321223.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f77d8352956526ed8b68c9beaa0fe019
1ca38ec08a25a25bbbefe05f61e8383e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805156034248704