A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204894
Resumo: Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/6503
id UFSC_4eb551adf4dbc201977b897eb45ce818
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204894
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel PrestesTaquimetriaHistória do Ensino de GeometriaGrupos Escolares de São PauloSéculo XIXDisponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/6503O presente estudo tem a intenção de compreender como Gabriel Prestes, considerado um expert (Hofstetter et al, 2017) da educação, por ocupar lugar de destaque na direção da Escola Normal de São Paulo, propõe o ensino de uma geometria escolar. A análise toma como fonte central o manual Noções Intuitivas de Geometria Elementar produzido por Prestes e publicado em 1895. O exame do manual fornece indícios de proposta inovadora: proximidade com a obra francesa de Paul Bert (1886), inversão na marcha dos conteúdos tradicionalmente apresentados ao propor um estudo direto das medidas de linhas, áreas e volumes para o segundo ano primário, uso de materiais como fios, barbantes, papelão, recortes de papel, construção de sólidos para um trabalho experimental, de comparação e discussão das medidas, o emprego do desenho à mão livre como auxiliar nas recapitulações. Entretanto, a perda de poder político e o afastamento de Gabriel Prestes da Educação são fatores que corroboram para que a sua proposta de uma geometria intuitiva não tenha feito escola.Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática2020-03-17T18:16:26Z2020-03-17T18:16:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. A Geometria elementar e intuitiva de Gabriel Prestes. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 12, p. 295-303, 2019.2176-5634https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204894Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:16:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204894Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:16:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes
title A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes
spellingShingle A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes
Leme da Silva, Maria Célia
Taquimetria
História do Ensino de Geometria
Grupos Escolares de São Paulo
Século XIX
title_short A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes
title_full A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes
title_fullStr A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes
title_full_unstemmed A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes
title_sort A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Taquimetria
História do Ensino de Geometria
Grupos Escolares de São Paulo
Século XIX
topic Taquimetria
História do Ensino de Geometria
Grupos Escolares de São Paulo
Século XIX
description Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/6503
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-17T18:16:26Z
2020-03-17T18:16:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. A Geometria elementar e intuitiva de Gabriel Prestes. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 12, p. 295-303, 2019.
2176-5634
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204894
identifier_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. A Geometria elementar e intuitiva de Gabriel Prestes. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 12, p. 295-303, 2019.
2176-5634
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651975019986944