A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204894 |
Resumo: | Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/6503 |
id |
UFSC_4eb551adf4dbc201977b897eb45ce818 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204894 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel PrestesTaquimetriaHistória do Ensino de GeometriaGrupos Escolares de São PauloSéculo XIXDisponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/6503O presente estudo tem a intenção de compreender como Gabriel Prestes, considerado um expert (Hofstetter et al, 2017) da educação, por ocupar lugar de destaque na direção da Escola Normal de São Paulo, propõe o ensino de uma geometria escolar. A análise toma como fonte central o manual Noções Intuitivas de Geometria Elementar produzido por Prestes e publicado em 1895. O exame do manual fornece indícios de proposta inovadora: proximidade com a obra francesa de Paul Bert (1886), inversão na marcha dos conteúdos tradicionalmente apresentados ao propor um estudo direto das medidas de linhas, áreas e volumes para o segundo ano primário, uso de materiais como fios, barbantes, papelão, recortes de papel, construção de sólidos para um trabalho experimental, de comparação e discussão das medidas, o emprego do desenho à mão livre como auxiliar nas recapitulações. Entretanto, a perda de poder político e o afastamento de Gabriel Prestes da Educação são fatores que corroboram para que a sua proposta de uma geometria intuitiva não tenha feito escola.Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática2020-03-17T18:16:26Z2020-03-17T18:16:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. A Geometria elementar e intuitiva de Gabriel Prestes. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 12, p. 295-303, 2019.2176-5634https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204894Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:16:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204894Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:16:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes |
title |
A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes |
spellingShingle |
A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes Leme da Silva, Maria Célia Taquimetria História do Ensino de Geometria Grupos Escolares de São Paulo Século XIX |
title_short |
A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes |
title_full |
A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes |
title_fullStr |
A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes |
title_full_unstemmed |
A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes |
title_sort |
A Geometria Elementar e Intuitiva de Gabriel Prestes |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Taquimetria História do Ensino de Geometria Grupos Escolares de São Paulo Século XIX |
topic |
Taquimetria História do Ensino de Geometria Grupos Escolares de São Paulo Século XIX |
description |
Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/6503 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-17T18:16:26Z 2020-03-17T18:16:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. A Geometria elementar e intuitiva de Gabriel Prestes. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 12, p. 295-303, 2019. 2176-5634 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204894 |
identifier_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. A Geometria elementar e intuitiva de Gabriel Prestes. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 12, p. 295-303, 2019. 2176-5634 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651975019986944 |