Infraestrutura e Operações: um Estudo da Capacidade de um Terminal Portuário de Contêineres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carbonari, Nubia Ilka
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187900
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
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O conhecimento da capacidade de movimentação e a identificação de gargalos operacionais podem ser fatores decisivos na escolha de um terminal por parte de um investidor. Atualmente, é observada uma tendência mundial em relação à unitização das cargas gerais diversificadas, visando a racionalização do tempo e do espaço e maior segurança à carga e aos processos de embarque e desembarque. Assim sendo, o estudo dos terminais de contêineres é iminente, em especial em termos de avaliação de desempenho e estimativa de capacidade. Os indicadores de desempenho são os sinais vitais de uma organização, eles qualificam e quantificam o modo como um processo atinge as suas metas. No caso de um terminal portuário, possibilitam monitorar o desempenho do terminal e de suas práticas de planejamento e operação, identificar as causas do baixo desempenho e tomar providências para melhorá-lo. O estudo de capacidade visa relacionar a demanda das instalações portuárias, a capacidade fornecida e o desempenho que pode ser esperado. Para situações simples, em portos pequenos e com baixa intensidade de tráfego, é possível obter bons resultados através de regras empíricas, sem a necessidade do uso de modelos matemáticos. Muitos portos pequenos são, inclusive, projetados dessa forma. Dentro deste contexto, este trabalho tem o objetivo de estudar a capacidade um terminal portuário de contêineres hipotético, identificando gargalos e abordando alternativas de incremento de capacidade. Os indicadores operacionais necessários para o cálculo de capacidade foram calculados conforme metodologia utilizada no convênio SNP/MTPAC para elaboração dos Planos Mestres dos Complexos Portuários brasileiros e, a partir de tais indicadores, foi obtida a capacidade atual do terminal. A situação atual foi diagnosticada e, na sequência, foi realizado um prognóstico da situação futura, com base na projeção de demanda fictícia adotada para o terminal. Observada a perspectiva de déficit de capacidade, foi recomendada uma alternativa de investimento. Nos resultados é apresentada a capacidade de movimentação anual de contêineres para a situação atual e para a situação futura, bem como a comparação desses valores com a demanda prevista para o terminal.Transport represents a large part of the logistics costs of organizations. In this sense, waterway transport appears as a major ally in the area of. Transport Logistics, mainly due to the significant volume of cargo handled in long distances, the lower costs per tonnage moved and the lower emission of pollutants. Within the universe of port logistics planning, the handling capacity is a determinant element, and can be defined by whichever is smaller between quay capacity and dynamic storage capacity. Knowledge of the handling capacity and the identification of operational bottlenecks can be decisive factors in the choice of a terminal by an investor. Currently, there is a worldwide trend towards the unitization of diversified general cargo, aiming at rationalizing time and space, and increasing cargo security and loading and unloading processes. Therefore, the study of container terminals is imminent, especially in terms of performance evaluation and capacity estimation. Performance indicators are the vital signs of an organization, they qualify and quantify how a process achieves its goals. In the case of a port, the performance indicators make it possible to monitor the performance of the terminal and its planning and operation practices, identify the causes of low performance and take steps to improve it. The capacity study aims to relate the demand of the port facilities, the capacity provided and the performance that can be expected. For simple situations, in small ports and with low traffic intensity, it is possible to obtain good results through empirical rules, without the necessity of using mathematical models. Many small ports are even designed in this way. Within this context, this work aims to study the capacity of a hypothetical container terminal, identify bottlenecks and propose alternatives to increase capacity. The operational indicators required for the calculation of capacity were calculated according to the methodology used in the SNP / MTPAC agreement for elaboration of the Master Plans of the Brazilian Port Complexes and, from these indicators, the terminal's current capacity was obtained. The current situation was diagnosed and, in the sequence, a prognosis of the future situation was made, based on the fictitious projection of demand adopted for the terminal. Given the prospect of capacity deficit, an investment alternative was recommended. The results show the annual container handling capacity for the current situation and for the future situation, as well as the comparison of these values with the expected demand for the terminal.Florianópolis, SCValente, Amir MattarUniversidade Federal de Santa CatarinaCarbonari, Nubia Ilka2018-07-08T23:37:11Z2018-07-08T23:37:11Z2018-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis91 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187900porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-08T23:37:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187900Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-08T23:37:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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