Fatores que influenciam exportadores e importadores na escolha dos portos catarinenses que movimentam contêineres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morales, Natália Manoela da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243328
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval.
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spelling Fatores que influenciam exportadores e importadores na escolha dos portos catarinenses que movimentam contêineresInfraestrutura portuáriaContêineresCompetitividade portuáriaQuality Function DeploymentAnalytic Hierarchy ProcessTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval.O transporte marítimo é de grande importância para o desenvolvimento nacional, dentre as os tipos de cargas transportadas por esse modal, os contêineres são os que movimentam mercadorias de maior valor agregado. Em 2021, os portos de Santa Catarina movimentaram aproximadamente 20% do total de cargas conteinerizáveis movimentadas no país, são esses os portos de Itapoá, Navegantes e Itajaí, principalmente. Diante da competitividade existente entre esses portos, este trabalho busca analisar os fatores que impactam na escolha dos portos em Santa Catarina, sob a perspectiva dos donos de carga (embarcadores ou consignatários) e operadores logísticos. Na busca para identificar os fatores que influenciam a escolha dos clientes, foi utilizado a matriz de qualidade do método Quality Function Deployment (QFD) para serviços, em que foram realizados um questionário aberto e um fechado com os usuários dos portos, o primeiro a fim de identificar as diferentes necessidades dos clientes e o segundo de quantificar. A partir dos dados obtidos com o QFD foi possível elaborar uma estrutura hierárquica e utilizar o método Analytic Hierarchy Process (AHP) para encontrar a competitividade portuária. Percebeu-se que os fatores podem variar dependendo da perspectiva de quem avalia e, inclusive, de como o porto considera-se competitivo e o que o usuário considera. Dentre os resultados obtidos, identificou-se que qualidade nos serviços e infraestrutura retroportuária, tiveram destaque a partir dos questionários realizados no QFD juntamente com as avaliações realizadas com o Porto Itapoá. Quando analisadas apenas as preferências dos usuários, qualidade nos serviços manteve-se como prioridade, mas acesso terrestre também teve destaque. Quanto as análises feitas pelo AHP, para donos de cargas destacaram-se acesso terrestre, qualidade no atendimento e infraestrutura retroportuária, enquanto para os operadores logísticos os maiores destaques foram para custo do terminal retroportuário e qualidade do serviço.Maritime transport is of great importance for national development, among the types of cargo transported by this modal, containers are the ones that move goods with higher added value. In 2021, the ports of Santa Catarina handled approximately 20% of the total containerized cargo handled in the country, these are the ports of Itapoá, Navegantes and Itajaí, mainly. Given the existing competitiveness between these ports, this work seeks to analyze the factors that impact port choice in Santa Catarina, from the perspective of the cargo owners (shippers or consignees) and logistics operators. In the search to identify the factors that influence customer choice, the Quality Function Deployment (QFD) method for services was used, in which an open and a closed questionnaire was conducted with port users, the first to identify the different needs of customers and the second to quantify them. From the data obtained with the QFD it was possible to elaborate a hierarchical structure and use the Analytic Hierarchy Process (AHP) method to find port competitiveness. It was noticed that the factors may vary depending on the perspective of who evaluates and even on how competitive the port considers itself and what the user considers. Among the results obtained, it was identified that quality in services and port infrastructure were highlighted from the questionnaires carried out in the QFD along with the assessments carried out with the Porto Itapoá. When only the preferences of users were analyzed, quality of services remained as a priority, but land access was also highlighted. As for the AHP analysis, for cargo owners land access, quality of service, and inland infrastructure stood out, while for logistics operators the cost of the inland terminal and quality of service stood out.Joinville, SC.Silva, Vanina Macowski DurskiCosta, Gustavo Adolfo Alves daUniversidade Federal de Santa Catarina.Morales, Natália Manoela da Costa2022-12-21T14:36:57Z2022-12-21T14:36:57Z2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis117application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243328Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-21T14:36:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243328Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-21T14:36:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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