A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182133 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia. |
id |
UFSC_4f4c6f00ccd16099bb4918fedbad72d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182133 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICAAprendizagem Baseada em Projetos. Curso de Engenharia. Ensino Superior. Análise Bibliométrica. Trabalho em Equipe.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa de aprendizagem que tem como objetivo proporcionar aos estudantes um processo de ensino-aprendizagem que desenvolva a autonomia na resolução de problemas. Dá-se através de projetos onde os estudantes têm oportunidade de vivenciar práticas profissionais em contexto pedagógico, assim, acredita-se que há ganhos no desenvolvimento da autonomia, da capacidade de resolver problemas e na habilidade de trabalhar em equipe. Os cursos de Engenharia no Brasil têm procurado metodologias adequadas para formar sujeitos capacitados para as atuais exigências da profissão. Dessa forma, várias universidades têm utilizado a metodologia do Project Based-Learning (PBL) em seus currículos, cujos resultados têm sido publicados para quantificar e qualificar as melhorias no ensino-aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma análise bibliométrica dos trabalhos que vêm sendo publicados sobre essas práticas no Brasil na última década, com objetivo de conhecer a produção que vem sendo realizada, e discutir a congruência das mesmas em relação à teoria da metodologia PBL. Quantificou-se 75 trabalhos para o portfólio e identificou-se que houve aumento significativo dessas produções com o passar dos anos. A maioria dos trabalhos não foi publicada em periódicos e sim nos Anais do COBENGE. É possível afirmar que a abordagem se limita a algumas universidades, porém outras instituições estão começando a adotar o método, com isso acredita-se que haverá um aumento significativo de publicações na área.Joinville, SCLima, Vanessa Aparecida AlvesUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Kamila2017-12-13T08:14:54Z2017-12-13T08:14:54Z2017-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlexx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182133porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-13T08:14:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182133Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-13T08:14:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
title |
A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
spellingShingle |
A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA Vieira, Kamila Aprendizagem Baseada em Projetos. Curso de Engenharia. Ensino Superior. Análise Bibliométrica. Trabalho em Equipe. |
title_short |
A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
title_full |
A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
title_fullStr |
A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
title_sort |
A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
author |
Vieira, Kamila |
author_facet |
Vieira, Kamila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Vanessa Aparecida Alves Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Kamila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Projetos. Curso de Engenharia. Ensino Superior. Análise Bibliométrica. Trabalho em Equipe. |
topic |
Aprendizagem Baseada em Projetos. Curso de Engenharia. Ensino Superior. Análise Bibliométrica. Trabalho em Equipe. |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-13T08:14:54Z 2017-12-13T08:14:54Z 2017-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182133 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xx f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651900551168001 |