A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Kamila
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182133
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
id UFSC_4f4c6f00ccd16099bb4918fedbad72d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182133
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICAAprendizagem Baseada em Projetos. Curso de Engenharia. Ensino Superior. Análise Bibliométrica. Trabalho em Equipe.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa de aprendizagem que tem como objetivo proporcionar aos estudantes um processo de ensino-aprendizagem que desenvolva a autonomia na resolução de problemas. Dá-se através de projetos onde os estudantes têm oportunidade de vivenciar práticas profissionais em contexto pedagógico, assim, acredita-se que há ganhos no desenvolvimento da autonomia, da capacidade de resolver problemas e na habilidade de trabalhar em equipe. Os cursos de Engenharia no Brasil têm procurado metodologias adequadas para formar sujeitos capacitados para as atuais exigências da profissão. Dessa forma, várias universidades têm utilizado a metodologia do Project Based-Learning (PBL) em seus currículos, cujos resultados têm sido publicados para quantificar e qualificar as melhorias no ensino-aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma análise bibliométrica dos trabalhos que vêm sendo publicados sobre essas práticas no Brasil na última década, com objetivo de conhecer a produção que vem sendo realizada, e discutir a congruência das mesmas em relação à teoria da metodologia PBL. Quantificou-se 75 trabalhos para o portfólio e identificou-se que houve aumento significativo dessas produções com o passar dos anos. A maioria dos trabalhos não foi publicada em periódicos e sim nos Anais do COBENGE. É possível afirmar que a abordagem se limita a algumas universidades, porém outras instituições estão começando a adotar o método, com isso acredita-se que haverá um aumento significativo de publicações na área.Joinville, SCLima, Vanessa Aparecida AlvesUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Kamila2017-12-13T08:14:54Z2017-12-13T08:14:54Z2017-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlexx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182133porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-13T08:14:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182133Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-13T08:14:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
title A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
spellingShingle A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Vieira, Kamila
Aprendizagem Baseada em Projetos. Curso de Engenharia. Ensino Superior. Análise Bibliométrica. Trabalho em Equipe.
title_short A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
title_full A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
title_fullStr A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
title_full_unstemmed A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
title_sort A UTILIZAÇAO DO PBL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
author Vieira, Kamila
author_facet Vieira, Kamila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Vanessa Aparecida Alves
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Kamila
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Projetos. Curso de Engenharia. Ensino Superior. Análise Bibliométrica. Trabalho em Equipe.
topic Aprendizagem Baseada em Projetos. Curso de Engenharia. Ensino Superior. Análise Bibliométrica. Trabalho em Equipe.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13T08:14:54Z
2017-12-13T08:14:54Z
2017-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182133
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xx f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651900551168001