O agir comunicativo e as propostas curriculares da enfermagem brasileira /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elioenai Dornelles
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78412
Resumo: Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAlves, Elioenai DornellesSaupe, Rosita2012-10-17T13:59:50Z2012-10-17T13:59:50Z20002000161853http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78412Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.Este estudo teve como objetivo descrever o processo de construção das propostas curriculares dos cursos de enfermagem da macro-região centro-oeste no Brasil, analisar e interpretar este processo com base na teoria da ação comunicativa habermasiana, e, evidenciar as necessidades e possibilidades de avançarmos para um agir comunicativo na enfermagem, sempre na ótica de Habermas (1987ab; 1989b), associando os aspectos políticos e sociais da enfermagem brasileira que acompanham os discursos teóricos e práticos para as inovações no ensinar e fazer desta profissão. É um estudo que identifica-se com a metodologia qualitativa , numa perspectiva dialética de análise em três momentos. Para a construção do resgate histórico dos processos de enfermagem analisados, no primeiro momento, utilizei a proposta de análise documental de Bodgan e Biklen (1982). No segundo momento, realizei uma oficina com os coordenadores dos referidos cursos, aberta a participação de profissionais do serviço e da comunidade interessados no assunto, fazendo parte coordenadores de quatro universidade públicas federais, uma estadual e duas particulares. Para a análise, foram utilizadas os metaparadigmas habermasianos propostos para cada expectativa de validade em situações de falas estabelecidas, (Freitag e Rouanet, 1993), respectivamente: a compreensão, a veracidade, a verdade e a validade. No terceiro momento, realizei uma técnica de entrevista com os coordenadores dos cursos envolvidos nas etapas anteriores. As análises e sínteses elaboradas durante o estudo sobre as propostas curriculares da enfermagem da macro-região centro-oeste, evidenciaram a existência de possibilidades para um agir comunicativo na enfermagem, que na experiência desses processos de supervisão das propostas curriculares, não é transparente, ou seja, existem para alguns cursos e para outros, parece estar distante, como possibilidade emancipadora. Entre a compreensão e a veracidade a enfermagem situa-se mais clara quanto a compreensão de suas propostas, deixando suas verdades encaminhadas de forma ainda opacas, não claras. Já no âmbito, da verdade e da validade, as verdades da enfermagem ocorrem quando se tratam das legislações, normas e portarias oficias - institucionais, enquanto que a qualquer dúvida, aparecem as situações de validade para que o processo caminhe dentro dos prazos estabelecidos institucionalmente e não do ritmo de lutas de cada curso. O momento histórico que a enfermagem está vivendo, destacado no final do capítulo II desta tese, demonstra que a década de 90 será um marco histórico importante à profissão nas dimensões político, metodológica e filosóficas da sua práxis, e que, talvez não tenha sido compreendido em toda plenitude de cada dimensão, com relação ao significado para um agir comunicativo na enfermagem. As possibilidades para um agir comunicativo na enfermagem ocorrem, ao meu ver, nas estratégias e discursos teóricos, explicitados em cada proposta curricular analisada neste estudo, que considero estarem mais na veracidade e verdades da enfermagem, do que nas compreensões e validades.xviii, 223f.| il., grafs. +porFlorianópolis, SCEnfermagemEstudo e ensinoEnfermagemCurriculosEnfermagemAspectos sociaisAspectos politicosEnfermagemO agir comunicativo e as propostas curriculares da enfermagem brasileira /info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL161853.pdfapplication/pdf39283588https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78412/1/161853.pdf0ec6a3791d97508d990aa42300297075MD51123456789/784122014-09-25 16:15:33.362oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78412Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:15:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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