O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102395 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
id |
UFSC_9e7a44bb68ffa82898de939df292d116 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102395 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagemEnfermagemEnfermagemEstudo e ensinoTecnologia educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Vários autores têm-se dedicado ao estudo da educação e à formulação de conceitos que possam traduzi-la. Há os que se refiram à educação como uma forma específica de comunicação, valorizada no diálogo entre indivíduos, escola e mundo. Educar como um processo vivo de partilha e co-responsabilização entre professores e alunos, chamados por Habermas de sujeitos comunicantes. Essa capacidade de falar e agir, denominada agir comunicativo, ultrapassa o simples uso da fala como forma de transmitir informações desprovidas de significados, para interagir com os sujeitos que buscam entendimento, ou relação intersubjetiva. Meu objetivo neste estudo é compreender de que modo a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas permeia as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em cursos de graduação em Enfermagem. Para isso, optei pela pesquisa qualitativa e pela observação nãoparticipante, da qual participaram docentes de duas escolas superiores de Enfermagem de Curitiba, no período de nov./dez de 2002 a março de 2003. A hermenêutica foi utilizada na compreensão e análise das observações. O estudo foi norteado na teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas e, em autores como Assman, Libâneo, Germano, Araújo, entre outros. Os resultados, convidam à refletir sobre a construção do conhecimento não somente na enfermagem, mas em toda área de saúde, para a partir destes, buscar novas alternativas educacionais. Afinal, tecnologias educacionais não podem ser consideradas apenas recursos e equipamentos, mas precisam ser visualizadas em parceria às didáticas e aos métodos de ensino adotados para a construção do conhecimento, que pode ser favorecida pela relação intersubjetiva docente aluno, como propõe o agir comunicativo.Florianópolis, SCPrado, Marta Lenise doCarraro, Telma ElisaUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Suzana Rodrigues do2013-07-16T00:50:46Z2013-07-16T00:50:46Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf222094http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102395porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:52:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102395Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:52:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem |
title |
O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem |
spellingShingle |
O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem Nascimento, Suzana Rodrigues do Enfermagem Enfermagem Estudo e ensino Tecnologia educacional |
title_short |
O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem |
title_full |
O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem |
title_fullStr |
O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem |
title_full_unstemmed |
O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem |
title_sort |
O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem |
author |
Nascimento, Suzana Rodrigues do |
author_facet |
Nascimento, Suzana Rodrigues do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prado, Marta Lenise do Carraro, Telma Elisa Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Suzana Rodrigues do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Enfermagem Estudo e ensino Tecnologia educacional |
topic |
Enfermagem Enfermagem Estudo e ensino Tecnologia educacional |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T00:50:46Z 2013-07-16T00:50:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
222094 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102395 |
identifier_str_mv |
222094 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651887252078592 |