O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Suzana Rodrigues do
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102395
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
id UFSC_9e7a44bb68ffa82898de939df292d116
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102395
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagemEnfermagemEnfermagemEstudo e ensinoTecnologia educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Vários autores têm-se dedicado ao estudo da educação e à formulação de conceitos que possam traduzi-la. Há os que se refiram à educação como uma forma específica de comunicação, valorizada no diálogo entre indivíduos, escola e mundo. Educar como um processo vivo de partilha e co-responsabilização entre professores e alunos, chamados por Habermas de sujeitos comunicantes. Essa capacidade de falar e agir, denominada agir comunicativo, ultrapassa o simples uso da fala como forma de transmitir informações desprovidas de significados, para interagir com os sujeitos que buscam entendimento, ou relação intersubjetiva. Meu objetivo neste estudo é compreender de que modo a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas permeia as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em cursos de graduação em Enfermagem. Para isso, optei pela pesquisa qualitativa e pela observação nãoparticipante, da qual participaram docentes de duas escolas superiores de Enfermagem de Curitiba, no período de nov./dez de 2002 a março de 2003. A hermenêutica foi utilizada na compreensão e análise das observações. O estudo foi norteado na teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas e, em autores como Assman, Libâneo, Germano, Araújo, entre outros. Os resultados, convidam à refletir sobre a construção do conhecimento não somente na enfermagem, mas em toda área de saúde, para a partir destes, buscar novas alternativas educacionais. Afinal, tecnologias educacionais não podem ser consideradas apenas recursos e equipamentos, mas precisam ser visualizadas em parceria às didáticas e aos métodos de ensino adotados para a construção do conhecimento, que pode ser favorecida pela relação intersubjetiva docente aluno, como propõe o agir comunicativo.Florianópolis, SCPrado, Marta Lenise doCarraro, Telma ElisaUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Suzana Rodrigues do2013-07-16T00:50:46Z2013-07-16T00:50:46Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf222094http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102395porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:52:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102395Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:52:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem
title O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem
spellingShingle O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem
Nascimento, Suzana Rodrigues do
Enfermagem
Enfermagem
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
title_short O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem
title_full O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem
title_fullStr O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem
title_full_unstemmed O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem
title_sort O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem
author Nascimento, Suzana Rodrigues do
author_facet Nascimento, Suzana Rodrigues do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Marta Lenise do
Carraro, Telma Elisa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Suzana Rodrigues do
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Enfermagem
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
topic Enfermagem
Enfermagem
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T00:50:46Z
2013-07-16T00:50:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 222094
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102395
identifier_str_mv 222094
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651887252078592