O Uso De Metodologias Ativas no Ensino Remoto: A Experiência de Uma Escola de Bom Retiro - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seemann, Alice
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227313
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
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spelling O Uso De Metodologias Ativas no Ensino Remoto: A Experiência de Uma Escola de Bom Retiro - SCMetodologias ativas. Base Nacional Comum Curricular. Escola Valmir Omarques Nunes. Educação do Campo.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do CampoO trabalho presente tem por objetivo principal compreender o que são metodologias ativas, qual a sua importância para o momento atualmente vivido em que o estudante está deixando de ser visto, como receptor de conteúdo e passou a ser protagonista no processo de ensino - aprendizagem. Estes objetivos foram postos em prática na Escola de Ensino Médio Valmir Omarques Nunes, localizada no Centro do município de Bom Retiro-SC, e na qual traz a vivências da autora enquanto professora da rede estadual de ensino, no momento em que a Rede utilizou o meio remoto AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) como instrumento principal de trabalho. Merece destaque a problematização e a sala de aula invertida, como metodologias ativas principais. Além de utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como fundamento neste processo, trazendo as dez competências gerais como foco. Para a escolha da metodologia utilizada foi levado em conta a pandemia da COVID-19, em que limitou as pesquisas de campo e conversas presenciais, sendo assim foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que se desenvolveu em torno de livros e artigos científicos sobre o tema em questão e a BNCC. Como resultado final, trago as metodologias ativas como uma proposta metodológica a ser utilizada no meio remoto de ensino, trazendo-a como meio de uma educação dialógica.Florianópolis, SCSilva, Sílvio Domingos Mendes daMeurer, DanielaUniversidade Federal de Santa CatarinaSeemann, Alice2021-08-24T00:20:32Z2021-08-24T00:20:32Z2021-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227313info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-08-24T00:20:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227313Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-24T00:20:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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