Expectativas maternas sobre socialização de crianças entre 6 e 11 anos de idade em dois contextos urbanos em Moçambique
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235422 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022. |
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Expectativas maternas sobre socialização de crianças entre 6 e 11 anos de idade em dois contextos urbanos em MoçambiquePsicologiaSocializaçãoAutonomia (Psicologia)Psicologia do desenvolvimentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.A psicologia de desenvolvimento ocupa-se em conhecer como ocorre o processo de desenvolvimento humano. O conhecimento desistemas de crenças parentais metas de de socialização na educação de crianças contribuipara uma maior compreensão desenvolvimento infantil.O objetivo geral desta tese foi de analisar as concepções maternas sobre expectativas de socialização de crianças de 6 a 11 anos de idade em dois contextos urbanos em Moçambique. É um estudo de natureza misto exploratório e sequencial constituídopor trêsartigos científicos. O artigo1 teve como objetivo apresentar uma revisão integrativa das metas de socialização parentaispara crianças em diferentes contextos. Utilizou-se abusca dos estudos, nas seguintes basesde dados: Portal daCapes, Scielo Brasil, Google Acadêmico, consulta à plataformaLattes com os descritores ?metas de socialização?,?desenvolvimento infantil?e ?parentalidade?. Constatou-se que as metas de socialização diferem em função do contexto, com tendência de predominância do modelo ?relacional? para o contexto com características não-urbanas e modelo ?autonomia? para contexto com características urbanas. O artigo2 teve como objetivo compreendera associação entre valores culturais, metas de socialização e crenças parentais e o contexto de vida (rural e urbano) de uma amostra de mães moçambicanas. Participaram do estudo 100 mães, sendo 48 da zona urbana e 52 da zona periurbana da cidade de Quelimane, em Moçambique. Responderam aos seguintes instrumentos: Questionário sociodemográfico, Escala de crenças parentais e Escala de Metas de Socialização. A partir da análise dos resultados, constatou-seque no contextourbano asmães apresentaram médias maioresna dimensão autonomia do que a interdependência em suas crenças sobre práticas assim como em metas de socialização. Por outro lado, as mães do contexto peri-urbano apresentaram médias maiores da dimensão deinterdependência do que a autonomia, tanto em suas crenças sobre práticas quanto em suas metas de socialização. O artigo3 teve como objetivo investigar as expectativasmaternas com relação às metas de socializaçãode crianças em dois contextos urbanos de Moçambique. Participaram do estudo 6 mães, sendo 3 do contexto urbano e 3 do contexto peri-urbano. Responderam a um roteiro de entrevista semiestruturada. Constatou-se que para o contexto urbano, existe uma tendência de construção de metas de socializaçãovoltadas para independênciae no contexto peri-urbano há uma tendência de metas de socialização voltadas mais para a interdependência. O conhecimento adquiridosobre expectativasmaternas de socialização em crianças permitirá compreender de que forma é estabelecidaavida cotidianadas crianças, e como se expressa em hábitos de cuidado rotineiros tomando em conta oambiente em que a criança vivepodendo influenciarna elaboração depolíticaspúblicas quevisam a promoção depráticas saúdaveis de desenvolvimento humano.Abstract: Developmental psychology is concerned with knowing how the human development process occurs. The knowledge of child development contributes to the improvement of parental belief systems and consequently in child socialization goals. The aimof this thesis isto analyze maternal conceptions about socialization expectations of children aged 6 to 11 years old in two urban contexts in Mozambique. It is a mixed exploratory and sequential study consisting of three scientific articles. Article 1 aimed to present an integrative review of parental socialization goals for children living in different contexts. We used a search tool for studies, the Capes database, Scielo Brasil,Google Academic, and Lattes Platformwith the descriptors ?socialization goals?, ?child development? and ?parenting?. It was found that the socialization goals differ depending on the context, with a predominance of the ?relational? model for the context with non-urban characteristics and the ?autonomy? model for the context with urban characteristics. Article 2 aimed to understand the association between cultural values, socialization goals and parental beliefs and the life context (rural and urban) of a sample of Mozambican mothers. A total of 100 mothers participated in the study, 48 from the urban area and 52 from the peri-urban area of Quelimane city, in Mozambique. The participants responded to the following instruments: Sociodemographic Questionnaire, Parental Beliefs Scale and Socialization Goals Scale. From the analysis of the results, it was found that mothers living in the urban context presented higher averages in the autonomy dimension than in the interdependence in their beliefs about practices as well as in socialization goals.Article 3 aimed to investigate maternal expectations regarding children?s socialization goals in two urban contexts in Mozambique. Six mothers participated in the study, being 3 from the urban context and 3 from the peri-urban context. They responded to a semi-structured interview script. From the interview it was found that for the urban context, there is a tendency to build socialization goals geared towards independence and in the peri-urban contextand a tendency towards socialization goals geared more towards interdependence. With the knowledge acquired about maternal expectations of socialization in children, it will be possible to understand how the daily life of children is established, and how it is expressed in routine care habits, taking into account the environment in which the child lives, which can influence theelaboration of public policiesaimed at promoting healthy human development practices.Vieira, Mauro LuísOliveira, Ana Maria Faraco deUniversidade Federal de Santa CatarinaJorge, Cremildo Carlos2022-06-03T23:16:16Z2022-06-03T23:16:16Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis113 p.| il.application/pdf376386https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235422porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T23:16:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235422Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-03T23:16:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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