Infância e poesia: encontros possíveis no espaço-tempo da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176024 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016. |
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Infância e poesia: encontros possíveis no espaço-tempo da escolaEducaçãoInfânciaCriançasPoesiaAutoriaEscolasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.Esta tese tem como objetivo investigar a relação infância e poesia, indagando sobre os modos de interação, os significados atribuídos e a relevância da leitura, da criação e da fruição poéticas na constituição do sujeito contemporâneo, leitor e narrador de sua história. Perpassa os campos: infância, educação, linguagem e literatura, focando especialmente a poesia. Infância e poesia são entendidas na sua pluralidade: infância(s) e poesia(s). O ponto de partida é a escuta sensível na pesquisa com crianças, tomada como subsídio fortalecedor de ações que possam beneficiá-las no aqui e agora da aprendizagem escolar e para além dela. Dialoga também com adultos, professores ou não, para refletir sobre o modo pelo qual a linguagem poética transita na escola, problematizando seus desdobramentos. A pesquisa é qualitativa e a empiria foi realizada entre outubro de 2013 e junho de 2014, em uma escola da rede pública estadual de Criciúma, cidade do sul de Santa Catarina, Brasil, com a participação de vinte crianças e cinco adultos. Os adultos são duas professoras (Pedagogia e Letras), um funcionário de serviços gerais e dois poetas regionais. As crianças compõem um grupo heterogêneo de oito meninos e doze meninas, com idade entre oito e doze anos, estudantes de terceiro a quinto anos da Educação Básica, que participavam dos encontros em horário de contraturno escolar. A metodologia utilizada com as crianças é denominada ?espaços de narrativa?, conforme Leite (2008), procedimento caracterizado pela realização de encontros planejados e sistematizados entre observador e sujeitos, empregando estratégias de natureza etnográfica e diferentes instrumentos para captura de dados em campo, especialmente a gravação em vídeo. Com a captura das múltiplas vozes e dos sentidos atribuídos pelos diferentes olhares, esta tese busca construir argumentos acerca da fecundidade do encontro ?infância e poesia? e organiza a reflexão em dois eixos: ?O encontro com o poeta? e ?Aula de poesia?. O primeiro, tratado dos pontos de vista prático, teórico e metafórico, partindo da base empírica, possibilita refletir sobre como as crianças interagem com a poesia e como a presença (física) do poeta instiga maior envolvimento com a imaginação e com a poesia. O segundo eixo estuda, entre outras questões, a dimensão estética da poesia; os conceitos (i)mobilizadores do trabalho com o texto poético na escola; e, principalmente, as estratégias de trabalho com o texto poético utilizadas e/ou ressignificadas nas salas de aula. A problematização e a compreensão da temática se fundamentam em Bakhtin (1992, 2011), Benjamin (2002, 2013), Vigotski (2008, 2009), Lyra (1986), Paz(2012a, 2014), Averbuck (1985), Ribeiro (2007) e Cosson (2012), entre outros teóricos, com os quais a interlocução nos possibilita vislumbrar ações que podem promover o encontro poesia e criança e potencializar a presença do texto poético na escola, especialmente nos anos iniciais da Educação Básica.<br>Abstract : This thesis aims to investigate the childhood and poetry relationship, inquiring about the modes of interaction, the assigned meanings and the relevance of reading, creation and poetic fruition in the constitution of the contemporary subject, reader and narrator of his story. It runs through the fields: childhood, education, language and literature, especially focusing on poetry. Children and poetry are understood in their plurality: childhood(s) and poetry(ies). The starting point is the sensitive listening in a research with children, taken as strengthening subsidy of actions that can actually help them here and now in the field of school education and beyond it. This thesis also dialogues with adults, teachers or not, to think over the way in which poetic language moves at school, discussing its consequences. The research is qualitative and the empiric evidence was collected out between October 2013 and June 2014, in a public state school of Criciúma, which is a southern city of the state of Santa Catarina (Brazil), with the participation of twenty children and five adults. The adults are two teachers (Pedagogy and Letters), an employee of general services and two regional poets. The children compose a heterogeneous group of eight boys and twelve girls, aged between eight and twelve, students of third to fifth year of Basic Education, who attended the meetings in extra academic activities in the school. The methodology used with children is called "narrative spaces". According to Leite (2008), it is a procedure characterized by the completion of planned and systematized meetings between observer and subjects, using ethnographic strategies and different instruments for data capture in the field, especially video recording. With the capture of multiple voices and of the meanings attributed by different looks, this thesis seeks to build arguments about the fruitfulness of the encounter "childhood and poetry" and organizes reflection on two axes: "The meeting with the poet" and "Poetry Lesson". The first, treated of the points of practical, theoretical and metaphorical view, based on the empirical basis, allows to reflect on how children interact with the poetry and the presence (physical) of the poet incites greater involvement with imagination and poetry. The second axis studies, among other issues, the aesthetic dimension of poetry; (im)mobilised concepts of work with the poetic text at school; and especially the work strategies with the poetic text used and/or resignified in the classroom. The questioning and understanding of this topic are based on Bakhtin (1992, 2011), Benjamin (2002, 2013), Vygotsky (2008, 2009), Lyra(1986), Paz (2012a, 2014), Averbuck (1985), Ribeiro (2007) and Cosson (2012), among other theorists, with which the dialogue enables us to envision actions that can promote the meeting between poetry and child and potentialize the presence of the poetic text at school, especially in the early years of basic education.Debus, Eliane Santana DiasAzevedo, Fernando José Fraga deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Rosilene de Fátima Koscianski da2017-05-30T04:16:33Z2017-05-30T04:16:33Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis374 p.| il.application/pdf345672https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176024porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T04:16:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176024Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-30T04:16:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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