As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188461 |
Resumo: | Este trabalho trata da investigação realizada com um grupo de acadêmicos que vivenciam situações de inclusão no Ensino Superior da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa procurou entender como se processou a escolarização desses acadêmicos por meio da escuta de suas histórias de vida, ao mesmo tempo em que busquei embasamento nas construções teóricas sobre a escola, a educação e a inclusão. Como opção metodológica, adentrei no universo do grupo em estudo, constituindo-me como sujeito que dialoga, observa e interpreta numa abordagem da pesquisa qualitativa. Desse modo, as histórias de vida elaboradas mediante depoimentos gravados constituíram-se instrumentos na coleta dos dados que foram transcritos e interpretados na interlocução com os estudiosos que têm se dedicado a pesquisa sobra a inclusão, tais como: Ainscow, Skliar, Mantoan, Carvalho, Benvenuto, Boneti, Santiago. Vigostky e Skliar foram referências teóricas importantes na análise da linguagem e na construção de interpretação e sentido. A contribuição de Foucault permitiu teorizar sobre os mecanismos de poder e disciplinamento no interior da escola e na produção da exclusão educacional, mas é em Freire que como pesquisador obtive a maior descoberta desse estudo: a possibilidade da inclusão educacional baseada no verdadeiro diálogo, na qual sujeitos em interação, expectadores de suas vidas são escutados no que têm a dizer e respeitados nas suas escolhas e decisões como premissa básica para que a metamorfose – transformação possa acontecer. |
id |
UFSC_50b9440ea86ba1175846db9313fa9722 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188461 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino SuperiorInclusãoEnsino SuperiorDiálogoMetamorfoseEste trabalho trata da investigação realizada com um grupo de acadêmicos que vivenciam situações de inclusão no Ensino Superior da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa procurou entender como se processou a escolarização desses acadêmicos por meio da escuta de suas histórias de vida, ao mesmo tempo em que busquei embasamento nas construções teóricas sobre a escola, a educação e a inclusão. Como opção metodológica, adentrei no universo do grupo em estudo, constituindo-me como sujeito que dialoga, observa e interpreta numa abordagem da pesquisa qualitativa. Desse modo, as histórias de vida elaboradas mediante depoimentos gravados constituíram-se instrumentos na coleta dos dados que foram transcritos e interpretados na interlocução com os estudiosos que têm se dedicado a pesquisa sobra a inclusão, tais como: Ainscow, Skliar, Mantoan, Carvalho, Benvenuto, Boneti, Santiago. Vigostky e Skliar foram referências teóricas importantes na análise da linguagem e na construção de interpretação e sentido. A contribuição de Foucault permitiu teorizar sobre os mecanismos de poder e disciplinamento no interior da escola e na produção da exclusão educacional, mas é em Freire que como pesquisador obtive a maior descoberta desse estudo: a possibilidade da inclusão educacional baseada no verdadeiro diálogo, na qual sujeitos em interação, expectadores de suas vidas são escutados no que têm a dizer e respeitados nas suas escolhas e decisões como premissa básica para que a metamorfose – transformação possa acontecer.UNIJUÍ2018-07-20T03:00:43Z2018-07-20T03:00:43Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJULIANI, Moacir. As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiagohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188461JULIANI, Moacirporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T03:00:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188461Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-20T03:00:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior |
title |
As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior |
spellingShingle |
As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior JULIANI, Moacir Inclusão Ensino Superior Diálogo Metamorfose |
title_short |
As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior |
title_full |
As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior |
title_fullStr |
As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior |
title_sort |
As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior |
author |
JULIANI, Moacir |
author_facet |
JULIANI, Moacir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JULIANI, Moacir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Ensino Superior Diálogo Metamorfose |
topic |
Inclusão Ensino Superior Diálogo Metamorfose |
description |
Este trabalho trata da investigação realizada com um grupo de acadêmicos que vivenciam situações de inclusão no Ensino Superior da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa procurou entender como se processou a escolarização desses acadêmicos por meio da escuta de suas histórias de vida, ao mesmo tempo em que busquei embasamento nas construções teóricas sobre a escola, a educação e a inclusão. Como opção metodológica, adentrei no universo do grupo em estudo, constituindo-me como sujeito que dialoga, observa e interpreta numa abordagem da pesquisa qualitativa. Desse modo, as histórias de vida elaboradas mediante depoimentos gravados constituíram-se instrumentos na coleta dos dados que foram transcritos e interpretados na interlocução com os estudiosos que têm se dedicado a pesquisa sobra a inclusão, tais como: Ainscow, Skliar, Mantoan, Carvalho, Benvenuto, Boneti, Santiago. Vigostky e Skliar foram referências teóricas importantes na análise da linguagem e na construção de interpretação e sentido. A contribuição de Foucault permitiu teorizar sobre os mecanismos de poder e disciplinamento no interior da escola e na produção da exclusão educacional, mas é em Freire que como pesquisador obtive a maior descoberta desse estudo: a possibilidade da inclusão educacional baseada no verdadeiro diálogo, na qual sujeitos em interação, expectadores de suas vidas são escutados no que têm a dizer e respeitados nas suas escolhas e decisões como premissa básica para que a metamorfose – transformação possa acontecer. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2018-07-20T03:00:43Z 2018-07-20T03:00:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JULIANI, Moacir. As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiago https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188461 |
identifier_str_mv |
JULIANI, Moacir. As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiago |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIJUÍ |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIJUÍ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652402711068672 |