As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JULIANI, Moacir
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188461
Resumo: Este trabalho trata da investigação realizada com um grupo de acadêmicos que vivenciam situações de inclusão no Ensino Superior da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa procurou entender como se processou a escolarização desses acadêmicos por meio da escuta de suas histórias de vida, ao mesmo tempo em que busquei embasamento nas construções teóricas sobre a escola, a educação e a inclusão. Como opção metodológica, adentrei no universo do grupo em estudo, constituindo-me como sujeito que dialoga, observa e interpreta numa abordagem da pesquisa qualitativa. Desse modo, as histórias de vida elaboradas mediante depoimentos gravados constituíram-se instrumentos na coleta dos dados que foram transcritos e interpretados na interlocução com os estudiosos que têm se dedicado a pesquisa sobra a inclusão, tais como: Ainscow, Skliar, Mantoan, Carvalho, Benvenuto, Boneti, Santiago. Vigostky e Skliar foram referências teóricas importantes na análise da linguagem e na construção de interpretação e sentido. A contribuição de Foucault permitiu teorizar sobre os mecanismos de poder e disciplinamento no interior da escola e na produção da exclusão educacional, mas é em Freire que como pesquisador obtive a maior descoberta desse estudo: a possibilidade da inclusão educacional baseada no verdadeiro diálogo, na qual sujeitos em interação, expectadores de suas vidas são escutados no que têm a dizer e respeitados nas suas escolhas e decisões como premissa básica para que a metamorfose – transformação possa acontecer.
id UFSC_50b9440ea86ba1175846db9313fa9722
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188461
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino SuperiorInclusãoEnsino SuperiorDiálogoMetamorfoseEste trabalho trata da investigação realizada com um grupo de acadêmicos que vivenciam situações de inclusão no Ensino Superior da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa procurou entender como se processou a escolarização desses acadêmicos por meio da escuta de suas histórias de vida, ao mesmo tempo em que busquei embasamento nas construções teóricas sobre a escola, a educação e a inclusão. Como opção metodológica, adentrei no universo do grupo em estudo, constituindo-me como sujeito que dialoga, observa e interpreta numa abordagem da pesquisa qualitativa. Desse modo, as histórias de vida elaboradas mediante depoimentos gravados constituíram-se instrumentos na coleta dos dados que foram transcritos e interpretados na interlocução com os estudiosos que têm se dedicado a pesquisa sobra a inclusão, tais como: Ainscow, Skliar, Mantoan, Carvalho, Benvenuto, Boneti, Santiago. Vigostky e Skliar foram referências teóricas importantes na análise da linguagem e na construção de interpretação e sentido. A contribuição de Foucault permitiu teorizar sobre os mecanismos de poder e disciplinamento no interior da escola e na produção da exclusão educacional, mas é em Freire que como pesquisador obtive a maior descoberta desse estudo: a possibilidade da inclusão educacional baseada no verdadeiro diálogo, na qual sujeitos em interação, expectadores de suas vidas são escutados no que têm a dizer e respeitados nas suas escolhas e decisões como premissa básica para que a metamorfose – transformação possa acontecer.UNIJUÍ2018-07-20T03:00:43Z2018-07-20T03:00:43Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJULIANI, Moacir. As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiagohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188461JULIANI, Moacirporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T03:00:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188461Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-20T03:00:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior
title As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior
spellingShingle As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior
JULIANI, Moacir
Inclusão
Ensino Superior
Diálogo
Metamorfose
title_short As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior
title_full As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior
title_fullStr As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior
title_full_unstemmed As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior
title_sort As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior
author JULIANI, Moacir
author_facet JULIANI, Moacir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JULIANI, Moacir
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Ensino Superior
Diálogo
Metamorfose
topic Inclusão
Ensino Superior
Diálogo
Metamorfose
description Este trabalho trata da investigação realizada com um grupo de acadêmicos que vivenciam situações de inclusão no Ensino Superior da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa procurou entender como se processou a escolarização desses acadêmicos por meio da escuta de suas histórias de vida, ao mesmo tempo em que busquei embasamento nas construções teóricas sobre a escola, a educação e a inclusão. Como opção metodológica, adentrei no universo do grupo em estudo, constituindo-me como sujeito que dialoga, observa e interpreta numa abordagem da pesquisa qualitativa. Desse modo, as histórias de vida elaboradas mediante depoimentos gravados constituíram-se instrumentos na coleta dos dados que foram transcritos e interpretados na interlocução com os estudiosos que têm se dedicado a pesquisa sobra a inclusão, tais como: Ainscow, Skliar, Mantoan, Carvalho, Benvenuto, Boneti, Santiago. Vigostky e Skliar foram referências teóricas importantes na análise da linguagem e na construção de interpretação e sentido. A contribuição de Foucault permitiu teorizar sobre os mecanismos de poder e disciplinamento no interior da escola e na produção da exclusão educacional, mas é em Freire que como pesquisador obtive a maior descoberta desse estudo: a possibilidade da inclusão educacional baseada no verdadeiro diálogo, na qual sujeitos em interação, expectadores de suas vidas são escutados no que têm a dizer e respeitados nas suas escolhas e decisões como premissa básica para que a metamorfose – transformação possa acontecer.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2018-07-20T03:00:43Z
2018-07-20T03:00:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JULIANI, Moacir. As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiago
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188461
identifier_str_mv JULIANI, Moacir. As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiago
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIJUÍ
publisher.none.fl_str_mv UNIJUÍ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652402711068672