Mudança conceitual de futuros professores de Educação Física: investigação sobre a aprendizagem de conceitos pedagógicos construtivistas nos jogos esportivos coletivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, Ana Flávia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254027
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2023.
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spelling Mudança conceitual de futuros professores de Educação Física: investigação sobre a aprendizagem de conceitos pedagógicos construtivistas nos jogos esportivos coletivosEducação físicaProfessoresEnsinoConstrutivismo (Educação)EsportesJogosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2023.No âmbito da formação de professores, a mudança conceitual compreende um processo basilar na construção do conhecimento profissional para o ensino, sob a suposição de que os conhecimentos prévios dos futuros professores são revisados ??de forma ativa e gradual, levando a níveis mais elevados de compreensão sobre os conceitos da área de domínio. A compreensão significativa de conceitos pedagógicos possibilita aos futuros professores agir com flexibilidade em torno daquilo que conhecem, sendo particularmente relevante no ensino dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC), em função do ambiente imprevisível e complexo atrelado à futura intervenção pedagógica. A mudança paradigmática das abordagens centradas no professor na direção das abordagens centradas no aprendiz e no jogo favoreceu a formulação de princípios (conceitos) pedagógicos construtivistas fundamentais ao ensino dos JEC, a partir de um grande corpo de pesquisas realizadas ao longo de décadas. No entanto, a investigação sobre os processos pelos quais os futuros professores aprendem os conceitos pedagógicos construtivistas, é uma lacuna na área da Pedagogia do Esporte. Assim, o objetivo geral do estudo foi analisar o processo de mudança conceitual de futuros professores na direção de práticas de ensino orientadas ao construtivismo no JEC ao longo do curso de Licenciatura em Educação Física. A presente tese, de abordagem de métodos mistos, foi estruturada em oito estudos. O primeiro estudo, com o objetivo de descrever a produção do conhecimento sobre a mudança conceitual na formação inicial de professores, a partir de uma revisão integrativa que compreendeu a análise de 11 teses e dissertações e 77 estudos empíricos, apresentou evidências sobre a ausência de teses ou dissertações nacionais e a baixa concentração de artigos sobre a temática na área da Educação Física, e também uma maior ênfase das pesquisas na aprendizagem de conceitos relacionados ao conteúdo (o que ensinar) em detrimento dos conceitos pedagógicos (como ensinar). O segundo estudo, caracterizado como um ensaio teórico, buscou situar conceitualmente a mudança conceitual dentro do paradigma de investigação do pensamento e ação do professor e destacar sua contribuição para a compreensão e análise da aprendizagem profissional na formação inicial em Educação Física para o ensino dos JEC . O terceiro estudo, também de caráter teórico, buscou apresentar os princípios (conceitos) pedagógicos gerais e adjacentes (específicos) das práticas de ensino orientadas ao construtivismo e consistentes com a epistemologia construtivista, destacando o seu potencial para a investigação e aplicação no planejamento e intervenção dos JEC. O quarto, de caráter metodológico, consistiu em um estudo preliminar que trouxe evidências do processo de mudança de opinião de uma futura professora na direção de práticas de ensino orientado ao construtivismo ao longo dos quatro anos do curso de Licenciatura em Educação Física. Dentro do processo de construção da tese, este estudo representou as primeiras aproximações com a teoria da mudança conceitual e trouxe subsídios para reformulações conceituais e metodológicas que possibilitaram a análise dos modelos mentais dos futuros professores nos estudos empíricos qualitativos. O quinto estudo psicométrico, também metodológico, buscou apresentar evidências de validade da versão portuguesa do Inventário de Práticas Didáticas Construtivistas na Educação Física Elementar (CTPI-EPE), aplicado a 869 futuros professores de Educação Física, com a possibilidade de utilizá-lo na realidade brasileira para investigar as percepções dos futuros professores sobre os princípios gerais (conceitos pedagógicos) das práticas de ensino orientadas ao construtivismo no JEC. O sexto estudo, de natureza empírica e quantitativa, a partir da aplicação da versão portuguesa do CTPI-EPE, trouxe evidências de que os futuros professores de Educação Física brasileira tendem a compreender seu ensino orientado aos princípios (conceitos) gerais das práticas de ensino construtivistas . A participação em práticas pedagógicas, como componente curricular, influenciou significativamente na percepção dos futuros professores de Educação Física sobre a tendência em adotar estratégias para facilitar a construção ativa do conhecimento, enquanto o gênero e a participação em projetos de extensão tiveram um impacto pequeno, mas significativo na percepção sobre a tendência em adotar estratégias para facilitar a relevância pessoal. O sétimo estudo, de natureza empírica, qualitativa, transversal e de casos múltiplos, descreveu as características dos modelos mentais de nove futuros professores a respeito das práticas de ensino orientados ao construtivismo no JEC. A combinação de técnicas de elicitação indireta e direta, por meio de entrevistas e mapas conceituais, revelou três níveis de modelos mentais (intuitivo, sintético-intuitivo e sintético). A maior parte dos casos investigados apresentou modelos mentais sintéticos-intuitivos e sintéticos, consistentes com a perspectiva construtivista de ensino dos JEC. Sob a influência dos pressupostos ontológicos, os futuros professores construíram conceitos relacionados ao princípio de facilitar a construção ativa do conhecimento e da cooperação social, ao passo que os pressupostos epistemológicos restringem a construção de conceitos sobre o princípio de facilitar a relevância pessoal, com implicações em sua interpretação e aprendizagem pelos futuros professores. No oitavo estudo, uma análise longitudinal dos novos casos revelou evidências de mudança conceitual sobre as práticas de ensino voltadas ao construtivismo a partir de processos diferentes de aprendizagem. Os modelos intuitivos parecem ter sido modificados para o modelo sintético-intuitivo, predominantemente por meio de processos de revisão forte, com mecanismos de diferenciação em um componente do modelo, facilitando a aprendizagem de conceitos relacionados ao princípio da construção ativa do conhecimento e cooperação social. Já os modelos mentais sintéticos-intuitivos e sintéticos modificaram-se para modelos sintéticos-científicos a partir de processos de revisão fraca, com mecanismos de coalescência e diferenciação, ou seja, a integração de significados em vários componentes do modelo, associados à consciência metaconceitual, potencializando a construção de conceitos pedagógicos nos três princípios em análise. As situações de aprendizagem facilitaram o processo de mudança conceitual, de modo que os diferentes modelos mentais (intuitivos e sintéticos) atribuíram significados (utilidade) distintos às informações recebidas do curso. Conclui-se que a construção de conhecimentos pedagógicos para o ensino dos JEC ocorreu a partir de um processo de aprendizagem ativo, longo e gradual durante o curso de Licenciatura em Educação Física, que envolveu uma revisão de suposições profundas para a integração de novos conhecimentos.Abstract: In the context of teacher training, conceptual change comprises a basic process in the construction of professional knowledge for teaching, under the assumption that the prior knowledge of future teachers is revised actively and gradually, leading to higher levels of understanding about the concepts of the domain area. A significant understanding of pedagogical concepts enables future teachers to act flexibly around what they know, and this is particularly relevant in teaching Team Sports (TS), due to the unpredictable and complex environment linked to future pedagogical intervention. The paradigmatic change in approaches centered on the teacher towards approaches centered on the learner and the game favored the formulation of fundamental constructivist pedagogical principles (concepts) for teaching TS, based on a large body of research carried out over decades. However, there is a gap in research into the processes through which future teachers learn constructivist pedagogical in the area of Sports Pedagogy. Thus, the general objective of the study was to analyze the process of conceptual change of future teachers towards teaching practices oriented to constructivism in TS throughout the Degree in Physical Education course. This thesis, which addresses mixed methods, was structured into eight studies. The first study, with the objective of describing the production of knowledge about conceptual change in initial teacher training based on an integrative review that included the analysis of 11 theses and dissertations and 77 empirical studies provided evidence about the absence of theses and national dissertations and the low concentration of articles on the subject in the area of Physical Education and also a greater emphasis in research on learning concepts related to content (what to teach) to the detriment of pedagogical concepts (how to teach). The second study, characterized as a theoretical essay, intended to conceptually situate the conceptual change within the research paradigm of teacher thought and action and highlight its contribution to the understanding and analysis of professional learning in initial training in Physical Education for teaching TS. The third study, also of a theoretical nature, aimed to present the general and adjacent (specific) pedagogical principles (concepts) of teaching practices oriented towards constructivism and consistent with constructivist epistemology highlighting their potential for research and application in TS planning and intervention. The fourth being of a methodological nature, consisted of a preliminary study that provided evidence of the process of changing beliefs of a future teacher towards teaching practices oriented towards constructivism throughout the four years of the Degree in Physical Education course. Within the process of constructing the thesis, this study represented the first approaches to the theory of conceptual change and provided support for conceptual and methodological reformulations that enabled the analysis of the mental models of future teachers in qualitative empirical studies. The fifth is a psychometric and methodological study intended to present evidence of validity of the Portuguese version of the Constructivist Teaching Practices Inventory in Elementary Physical Education (CTPI-EPE), applied to 869 future Physical Education teachers, with the possibility of using it in the Brazilian reality to investigate the perceptions of future teachers about the general principles (pedagogical concepts) of teaching practices, oriented towards constructivism in TS. The sixth study, of an empirical and quantitative nature, is based on the application of the Portuguese version of the CTPI-EPE and provided evidence that future Brazilian Physical Education teachers tend to perceive their teaching as oriented to the general principles (concepts) of constructivist teaching practices. Participation in pedagogical practices, as a curricular component significantly influenced the perception of future Physical Education teachers about the tendency to adopt strategies to facilitate the active construction of knowledge, while gender and participation in extension projects had a small impact, but significant in the perception of the tendency to adopt strategies to facilitate personal relevance. The seventh study, of an empirical, qualitative, crosssectional and multiple-case nature, described the characteristics of the mental models of nine future teachers regarding teaching practices oriented towards constructivism in TS. The combination of indirect and direct elicitation techniques, through interviews and concept maps, revealed three levels of mental models (intuitive, synthetic-intuitive and synthetic). Most of the cases investigated presented synthetic-intuitive and synthetic mental models, consistent with the constructivist teaching perspective of TS. Under the influence of ontological assumptions, future teachers constructed concepts related to the principle of facilitating active knowledge construction and social cooperation while epistemological assumptions restricted the construction of concepts on the principle of facilitating personal relevance with implications for its interpretation and learning by future teachers. In the eighth study, the longitudinal analysis of the nine cases provided evidence of conceptual change regarding teaching practices, oriented towards constructivism based on distinct learning processes. Intuitive models seem to have changed to the synthetic-intuitive model, predominantly through strong review processes, with differentiation mechanisms in a component of the model facilitating the learning of concepts related to the principle of active construction of knowledge and social cooperation. Synthetic-intuitive and synthetic mental models were modified into synthetic-scientific models based on weak revision processes with mechanisms of coalescence and differentiation, that is, the integration of meanings in various components of the model, associated with metaconceptual consciousness, enhancing the construction of pedagogical concepts in the three principles under analysis. The learning situations facilitated the process of conceptual change, so that the different mental models (intuitive and synthetic) attributed different meanings (usefulness) to the information arising from the course. It is concluded that the construction of pedagogical knowledge for teaching TS occurred from an active, long and gradual learning process during the Degree in Physical Education, which involved the review of deep assumptions for the integration of new knowledge.Nascimento, Juarez Vieira doRamos, ValmorUniversidade Federal de Santa CatarinaBackes, Ana Flávia2024-01-16T23:23:44Z2024-01-16T23:23:44Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis371 p.| tabs.application/pdf385771https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254027porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-16T23:23:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254027Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-16T23:23:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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