Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Lizeane Borges
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226998
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2021.
id UFSC_50f9a54122161ca8d48bf552c2871ed9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/226998
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamentalMatemáticaSemióticaSistemas linearesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2021.Este trabalho tem o objetivo de investigar a contribuição da Modelagem Matemática e dos Registros de Representação Semiótica no ensino-aprendizagem de Sistemas de Equações Lineares no Ensino Fundamental. Para isso, foi implementada em uma escola da rede pública municipal de Porto Alegre, em caráter experimental, a aplicação de uma sequência didática elaborada integralmente pela autora. Analisando os dados coletados na pesquisa, obtidos por meio das produções e interações dos estudantes mediante as atividades propostas, foi possível concluir que a abordagem da Modelagem Matemática, associada à transversalidade no ensino, contribuiu para o entendimento dos conteúdos matemáticos estudados, melhora da autoestima, desenvolvimento da autonomia, e demais competências elencadas pela BNCC, tais como ética e cidadania, e aspectos relevantes da Educação Ambiental, como a importância do cuidado com o espaço que habitam. Além disso, e considerando o escopo do Ensino Fundamental, nesta dissertação também foram abordados alguns métodos de resolução de Sistemas de Equações Lineares em Rn.Abstract: This work aims to investigate the contribution of Mathematical Modeling and Registers of Semiotic Representations in the teaching-learning of Linear Systems of equations in Elementary School. For this purpose, it was implemented in a public school from Porto Alegre, on an experimental basis, the application of a didactic sequence drawn up entirely by the author. Analyzing the data collected in the research, obtained by means of the students' productions and interactions through the proposed activities, it was possible to conclude that the Mathematical Modeling approach, associated with transversal teaching, contributed to the understanding of the studied mathematical content, improvement of self-esteem, developing of autonomy, and other skills listed by BNCC, such as ethics and citizenship, and relevant aspects of Environmental Education. For instance, the importance of take care of the space they dwell. In addition, and considering the Elementary School scope, in this work, some methods for solving Linear Systems of equations in Rn is also addressed.Palomino Bean, Sonia ElenaUniversidade Federal de Santa CatarinaFortes, Lizeane Borges2021-08-23T14:06:08Z2021-08-23T14:06:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis90 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf371756https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226998porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:06:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226998Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:06:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
title Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
spellingShingle Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
Fortes, Lizeane Borges
Matemática
Semiótica
Sistemas lineares
title_short Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
title_full Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
title_fullStr Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
title_sort Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
author Fortes, Lizeane Borges
author_facet Fortes, Lizeane Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palomino Bean, Sonia Elena
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Lizeane Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Semiótica
Sistemas lineares
topic Matemática
Semiótica
Sistemas lineares
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T14:06:08Z
2021-08-23T14:06:08Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 371756
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226998
identifier_str_mv 371756
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652177289248768