Um estudo sobre o uso de materiais didáticos em aulas de inglês para surdos, mediadas pela libras, em uma instituição de ensino médio pública bilíngue
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252583 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023. |
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Um estudo sobre o uso de materiais didáticos em aulas de inglês para surdos, mediadas pela libras, em uma instituição de ensino médio pública bilíngueLinguísticaLinguística aplicadaEducaçãoPlurilinguismoLíngua inglesaLíngua brasileira de sinaisMaterial didáticoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023.Materiais didáticos oficiais, de cunho institucional e/ou governamental, direcionados ao ensino de inglês para surdos como língua adicional (LA) no Brasil, são pouco publicados e divulgados pelo território nacional e, logo, de pouco conhecimento de professores, de pesquisadores e de instituições de ensino. Sousa (2015), Medeiros (2015), Spasiani (2018), Souza (2019), Rabello (2020) e Chazan (2022) são alguns dos autores que mencionam, em suas pesquisas, a desvantagem desses materiais para estudantes surdos de inglês e de espanhol como LA no país. Assim, a motivação desta pesquisa foi investigar a produção autônoma de materiais que vem sendo feitos pelos professores da disciplina de inglês. O objetivo é analisar e descrever quais são e como os materiais didáticos são utilizados em aulas de inglês para surdos, mediadas pela Libras, em uma instituição de ensino médio público bilíngue (português/Libras) e se eles estão alinhados com o PPC da instituição. Esta pesquisa é um estudo de caso de cunho qualitativo, que incluiu três aulas de inglês para surdos mediados pela Libras, analisou e descreveu quais materiais didáticos foram usados ??em sala, aplicou questionários para um professor de inglês e dois intérpretes de Libras e entrevistou quatro alunos surdos em Libras. Os resultados revelaram que os materiais didáticos, criados, adaptados e retirados de outras fontes pelo professor, exploraram a visualidade do surdo, abordaram a Libras, a cultura surda e o ensino de relações étnico-raciais, bem como incluíram recursos multimodais e gamificação de atividades para o ensino de inglês. Alguns dos materiais analisados, no entanto, não se mostraram eficazes por serem visualmente poluídos e tiveram questões com layouts desorganizados, textos extensos em LA e slides verborreicos. A análise do PPC apresenta dissociações entre os conteúdos apresentados na ementa da disciplina e os conteúdos efetivamente trabalhados na sala pelo professor, além de trazer bibliografias que não contemplam o ensino de LA para surdos.Abstract: Official teaching materials, of an institutional and/or governmental nature, aimed at teaching English to the deaf as an additional language (LA) in Brazil, are little published and disseminated throughout the national territory and, therefore, are of little knowledge among teachers, researchers and educational institutions. Sousa (2015), Medeiros (2015), Spasiani (2018), Souza (2019), Rabello (2020) and Chazan (2022) are some of the authors who mention, in their research, the scarcity of these materials for deaf students of English and of Spanish as LA in the country. Thus, the motivation for this research was to investigate the autonomous production of materials that has been carried out by English teachers. The objective is to analyze and describe what and how teaching materials are used in English classes for the deaf, mediated by Libras, in a bilingual public secondary education institution (Portuguese/Libras) and whether they are aligned with the institution's PPC. This research is a qualitative case study, which observed three English classes for the deaf mediated by Libras, analyzed and described which teaching materials were used in the classroom, administered questionnaires to an English teacher and two Libras interpreters and interviewed four students deaf in Libras. The results revealed that the teaching materials, created, adapted and taken from other sources by the teacher, explored the visuality of the deaf, addressed Libras, deaf culture and the teaching of ethnic-racial relations, as well as including multimodal resources and gamification of activities for teaching English. Some of the materials analyzed, however, did not prove to be effective because they were visually polluted and had issues with disorganized layouts, extensive texts in LA and verbose slides. The PPC analysis presents dissociations between the content presented in the course syllabus and the content actually worked on in the classroom by the teacher, in addition to bringing bibliographies that do not include the teaching of AL for the deaf.Pizzio, Aline LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaRabello, Nicole da Cruz2023-12-07T23:29:30Z2023-12-07T23:29:30Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis157 p.| il., tabs.application/pdf385287https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252583porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T23:29:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252583Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-07T23:29:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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