Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180533 |
Resumo: | Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017 |
id |
UFSC_51a66d66a31a7192d1292eea69b31cd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180533 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação físicaEducação físicaTecnologias da informação e comunicaçãoTecnologia educacionalProfessores de educação fisicaFormaçãoDissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017A atuação docente na formação inicial é foco de investigações em diversas áreas do conhecimento, em que se busca analisar, repensar, refletir e, inclusive, transformar a prática pedagógica. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no desenvolvimento da prática pedagógica a partir da percepção de docentes efetivos atuantes na Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública de Florianópolis (SC). Participaram desta investigação 10 docentes efetivos que atuam diretamente na Licenciatura em Educação Física durante o período estipulado. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado construído para esta investigação, tendo por base uma matriz analítica específica e os resultados foram tratados por meio de uma análise descritiva pontual e aprofundada. Desta forma, os resultados puderam contemplar, primordialmente, discussões a respeito dos percursos dos docentes e suas relações com as TDICs; a presença e inserção das TDICs na prática pedagógica; a relação professor-aluno na cultura digital; a apropriação instrumental; a apropriação crítica e criativa; os desafios e dilemas em relação às TDICs. A partir do encontro com os docentes têm-se a ambição de provocar reflexões sobre os modos de pensar e desenvolver as práticas pedagógicas na cultura digital, assim como se espera que este estudo auxilie no entendimento e compartilhamento de informações sobre a inserção das TDICs na formação de professores, provocando questionamentos, debates e considerações para fomentar a construção de conhecimentos científicos a respeito da temática, de forma a atingir não somente os espaços acadêmicos, mas também permear o ambiente escolar.Abstract : The teaching activity in the initial formation is the focus of investigations in several areas of knowledge, in which analysis is sought, rethinking, reflecting and even transforming the pedagogical practice. In this perspective, the present study aims to analyze the insertion of Digital Information and Communication Technologies of the pedagogical practice's development based on the perception of professors of the Licentiate in Physical Education of a public university in Florianópolis (SC). Ten teachers participated of this research. For data collection instrument a semistructured interview script built for this investigation based on a specific analytical matrix was used and the results were treated through a detailed and punctual descriptive analysis. In this way, the results contemplated, primarily, discussions about the teachers' trajectories and their relationships with the TDICs; the presence and insertion of TDICs in the pedagogical practice; The teacher-student relationship in digital culture; instrumental appropriation; critical and creative appropriation; challenges and dilemmas related to TDICs. From the meeting with the teachers, there is the ambition to reflect on the ways of thinking and to develop the pedagogical practices in the digital culture, as well there is the expectation that this study will help to understand and share informations about the insertion of the TDICs in the teacher's formation, provoking questions, debates and considerations to foster the construction of scientific knowledge about the subject, not only in academic spaces, but also permeate the school environment.Marinho, AlcyaneUniversidade Federal de Santa CatarinaSiqueira, Fanny Cacilie Gauna de2017-10-31T03:15:18Z2017-10-31T03:15:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis164 p.| il.application/pdf348883https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180533porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-31T03:15:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180533Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-10-31T03:15:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física |
title |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física |
spellingShingle |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física Siqueira, Fanny Cacilie Gauna de Educação física Tecnologias da informação e comunicação Tecnologia educacional Professores de educação fisica Formação |
title_short |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física |
title_full |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física |
title_fullStr |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física |
title_sort |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física |
author |
Siqueira, Fanny Cacilie Gauna de |
author_facet |
Siqueira, Fanny Cacilie Gauna de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marinho, Alcyane Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Fanny Cacilie Gauna de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Tecnologias da informação e comunicação Tecnologia educacional Professores de educação fisica Formação |
topic |
Educação física Tecnologias da informação e comunicação Tecnologia educacional Professores de educação fisica Formação |
description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31T03:15:18Z 2017-10-31T03:15:18Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
348883 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180533 |
identifier_str_mv |
348883 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
164 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651983075147777 |