Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Fanny Cacilie Gauna de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180533
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017
id UFSC_51a66d66a31a7192d1292eea69b31cd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180533
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação físicaEducação físicaTecnologias da informação e comunicaçãoTecnologia educacionalProfessores de educação fisicaFormaçãoDissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017A atuação docente na formação inicial é foco de investigações em diversas áreas do conhecimento, em que se busca analisar, repensar, refletir e, inclusive, transformar a prática pedagógica. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no desenvolvimento da prática pedagógica a partir da percepção de docentes efetivos atuantes na Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública de Florianópolis (SC). Participaram desta investigação 10 docentes efetivos que atuam diretamente na Licenciatura em Educação Física durante o período estipulado. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado construído para esta investigação, tendo por base uma matriz analítica específica e os resultados foram tratados por meio de uma análise descritiva pontual e aprofundada. Desta forma, os resultados puderam contemplar, primordialmente, discussões a respeito dos percursos dos docentes e suas relações com as TDICs; a presença e inserção das TDICs na prática pedagógica; a relação professor-aluno na cultura digital; a apropriação instrumental; a apropriação crítica e criativa; os desafios e dilemas em relação às TDICs. A partir do encontro com os docentes têm-se a ambição de provocar reflexões sobre os modos de pensar e desenvolver as práticas pedagógicas na cultura digital, assim como se espera que este estudo auxilie no entendimento e compartilhamento de informações sobre a inserção das TDICs na formação de professores, provocando questionamentos, debates e considerações para fomentar a construção de conhecimentos científicos a respeito da temática, de forma a atingir não somente os espaços acadêmicos, mas também permear o ambiente escolar.Abstract : The teaching activity in the initial formation is the focus of investigations in several areas of knowledge, in which analysis is sought, rethinking, reflecting and even transforming the pedagogical practice. In this perspective, the present study aims to analyze the insertion of Digital Information and Communication Technologies of the pedagogical practice's development based on the perception of professors of the Licentiate in Physical Education of a public university in Florianópolis (SC). Ten teachers participated of this research. For data collection instrument a semistructured interview script built for this investigation based on a specific analytical matrix was used and the results were treated through a detailed and punctual descriptive analysis. In this way, the results contemplated, primarily, discussions about the teachers' trajectories and their relationships with the TDICs; the presence and insertion of TDICs in the pedagogical practice; The teacher-student relationship in digital culture; instrumental appropriation; critical and creative appropriation; challenges and dilemmas related to TDICs. From the meeting with the teachers, there is the ambition to reflect on the ways of thinking and to develop the pedagogical practices in the digital culture, as well there is the expectation that this study will help to understand and share informations about the insertion of the TDICs in the teacher's formation, provoking questions, debates and considerations to foster the construction of scientific knowledge about the subject, not only in academic spaces, but also permeate the school environment.Marinho, AlcyaneUniversidade Federal de Santa CatarinaSiqueira, Fanny Cacilie Gauna de2017-10-31T03:15:18Z2017-10-31T03:15:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis164 p.| il.application/pdf348883https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180533porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-31T03:15:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180533Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-10-31T03:15:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física
title Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física
spellingShingle Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física
Siqueira, Fanny Cacilie Gauna de
Educação física
Tecnologias da informação e comunicação
Tecnologia educacional
Professores de educação fisica
Formação
title_short Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física
title_full Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física
title_fullStr Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física
title_full_unstemmed Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física
title_sort Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino-aprendizagem na formação de professores de educação física
author Siqueira, Fanny Cacilie Gauna de
author_facet Siqueira, Fanny Cacilie Gauna de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Alcyane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Fanny Cacilie Gauna de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Tecnologias da informação e comunicação
Tecnologia educacional
Professores de educação fisica
Formação
topic Educação física
Tecnologias da informação e comunicação
Tecnologia educacional
Professores de educação fisica
Formação
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31T03:15:18Z
2017-10-31T03:15:18Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 348883
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180533
identifier_str_mv 348883
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 164 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651983075147777