Formação de professores para apropriação critica de tecnologias digitais de informação e comunicação
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198584 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
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Formação de professores para apropriação critica de tecnologias digitais de informação e comunicaçãoEducaçãoProfessoresTecnologias da informação e comunicaçãoTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Esta dissertação apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa a partir de um estudo de caso, a saber, a formação de professores pela perspectiva da mídia-educação, dada em uma experimentação de integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao ensino, em um processo coletivo de aproximação universidade-escola, no âmbito do projeto Redes de Políticas Públicas para a Educação (RPPE), que contou com integrantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os professores envolvidos, ao fazerem uso dos espaços sociais virtuais da internet em suas aulas, integraram um grupo para refletir sobre as suas ações pedagógicas a partir de seu próprio envolvimento no projeto, nos anos de 2013 e 2014. A análise empreendida buscou compreender os desafios e as possibilidades dados a esses professores, com o objetivo de identificar fatores e circunstâncias que favorecem a formação crítica do professor de escola básica para a apropriação crítica de TDIC em suas práticas pedagógicas. Para tanto, a pesquisa justifica-se por trazer um referencial teórico com Bévort e Belloni (2009), Lapa (2005), Fantin (2005), Tufte e Cristensen (2009), Rivoltella (2009) e Buckingham (2011), que apontam um caminho alternativo, através da mídia-educação, para repensar ou qualificar a formação dos professores. Como resultado, a pesquisa constata dois fatores: a Postura de professor-pesquisador e a Postura de aprendiz permanente, e três circunstâncias, o Apoio da universidade, o Apoio entre os pares e o Apoio da escola, que representam os elementos que possibilitam à formação de professores ser uma base consistente para que o professor possa se apropriar criticamente das TDIC em suas práticas pedagógicas. Compreende-se que essa formação é necessária para promover a formação cidadã de jovens e crianças no contexto da cultura digital.Abstract : This dissertation presents a qualitative research based on a case study, a teacher training from the perspective of media-education given in an experiment of integration of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) to teaching, in a collective process of the university-school approach, within the framework of the Public Policy Networks for Education (RPPE) project, which involved members of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). These teachers, when proposing to make use of the virtual social spaces of internet in their classes, integrated a group, in the reflection on their pedagogical actions from their own involvement in the project, during the years of 2013 and 2014. Their analysis sought to understand the challenges and possibilities given to these teachers, with the objective of identifying factors and circumstances that favor the critical formation of the Elementary School teacher for the critical appropriation of the TDIC in their pedagogical practices. This research is justified, to point out a theoretical reference with Bévort and Belloni (2009), Lapa (2005), Fantin (2005), Tufte and Cristensen (2009), Rivoltella (2009) and Buckingham (2011) which points one way through media-education as the alternative, to rethink or to qualify the training of teachers to understand how to make the critical and creative appropriation of TDIC in their pedagogical practice. As a result, the research notes two factors: researcher's posture and permanent learner posture, and three circumstances: university support; peer support and school support, which represent the elements that allow for teacher training, to be a consistent basis for the teacher to be able to critically appropriate TDICs in their pedagogical practice. We advocate training that is necessary to promote citizen education for young people and children in the context of digital culture.Lapa, Andréa BrandãoUniversidade Federal de Santa CatarinaKoerich, Vânia Amélia Miranda2019-07-25T11:52:39Z2019-07-25T11:52:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 p.| il.application/pdf357949https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198584porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:52:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198584Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:52:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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