Estudo da influência do frênulo lingual posterior no aleitamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Rhayra de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202260
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
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spelling Estudo da influência do frênulo lingual posterior no aleitamentoFreio lingual; Anquiloglossia; Lactente; Aleitamento materno; Alimentação complementarTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Objetivo: Estudar a influência do frênulo lingual posterior no aleitamento e na introdução alimentar de bebês. Método: Participaram do estudo 25 bebês saudáveis, de ambos os sexos, nascidos em um hospital universitário da região sul do país. A coleta de dados foi realizada a partir da avaliação do frênulo lingual dos bebês e a partir de entrevista com as mães. Foram utilizados o Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual com escores para Bebês e Questionário de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Os bebês foram divididos em dois grupos para fins comparativos, sendo eles o grupo de bebês com frênulo lingual posterior e o grupo de bebês com frênulo lingual visualizado normalmente. Resultados: Os bebês com frênulo posterior apresentaram sucção não nutritiva e sucção nutritiva adequadas, demonstrando que a configuração de frênulo lingual posterior não interferiu no aleitamento materno no momento da avaliação. Com relação à alimentação complementar houve significância do grupo de bebês com frênulo lingual posterior para introdução alimentar antes dos seis meses de idade. Mesmo assim, as mães referiram que seus bebês não tiveram dificuldades para iniciar e/ou manter a alimentação. Conclusão: O frênulo lingual posterior não impediu os movimentos de sucção durante a amamentação dos bebês pesquisados, além de não parecer ser um fator determinante para introdução precoce de outros alimentos além do leite materno, bem como não impossibilitou o sucesso da alimentação.Florianópolis, SCBlanco-Dutra, Ana PaulaUniversidade Federal de Santa CatarinaCastro, Rhayra de2019-12-05T11:22:08Z2019-12-05T11:22:08Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202260info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-05T11:22:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202260Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-05T11:22:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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