A importância do núcleo de inovação tecnológica para o desenvolvimento e científico tecnológico Instituto Federal Catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Clara Medina Menezes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107590
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013
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spelling A importância do núcleo de inovação tecnológica para o desenvolvimento e científico tecnológico Instituto Federal CatarinenseAdministraçãoUniversidades e faculdadesAdministraçãoInovações tecnológicasPesquisa e desenvolvimentoAspectos políticosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013Em 2004 foi sancionada a Lei nº 10.973, conhecida como Lei de Inovação, marco regulatório das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Esta lei estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Dentre as medidas, foi instituída a obrigatoriedade das universidades e institutos federais de educação profissional, definidos pela referida lei como Instituição de Científica e Tecnológica (ICT), de estruturar um órgão interno, chamado Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com a função de gerir suas políticas de inovação. A instituição em estudo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense foi constituído em 2008 e por isto, a pesquisa da instituição ainda não tem elementos suficientes para desenvolver inovações por si só e precisa de fomento institucional. Neste contexto, observa-se a necessidade de se estruturar um órgão, que além de atender às determinações da lei da inovação também atue com incentivador e promotor da inovação. Assim, o objetivo deste estudo é propor uma estrutura organizacional para o NIT do Instituto Federal Catarinense. A pesquisa tem abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo e interpretativo que tem como base estudos de caso. Os dados para a realização da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturadas e documentos. Os dados secundários foram tratados com a técnica da análise documental, e os primários com a análise de conteúdo. Os resultados permitem concluir que não há uma estrutura padrão para o funcionamento de um NIT. Contudo, pode-se afirmar que a estrutura ideal de um NIT deve abranger todas as etapas do processo de inovação, desde o acompanhamento de pesquisas e atividades de extensão com potencial inovador, passando pelo acompanhamento dos Arranjos Produtivos Locais, até a disponibilização do produto ou processo ao consumidor final <br>Abstract: In 2004 Law 10,973 was sanctioned, known as Innovation Act, regulatory framework of policies for Science, Technology and Innovation in Brazil. This law provides incentives for innovation and scientific and technological research in the production environment. Among the measures contemplated in the law, it was established that universities and federal institutes of vocational education, as defined by the Act as an Institution of Science and Technology (IST), to create an internal structure, called the Center for Technological Innovation (CTI), with the function to manage their innovation policies. The institution concerned, the Federal Institute of Education, Science and Technology Catarinense was formed in 2008 and by this; the research institution does not have sufficient information to develop innovations itself and needs institutional development. In this context, there is a need to structure a body, which in addition to meeting certain requirements of the law also acts with encouraging and promoting innovation. The objective of this study is to propose an organizational structure for the CTI of Federal Institute Catarinense. The research approach is qualitative, descriptive and interpretive which is based on case studies. Data for the research were collected through semi-structured interviews and documents. Secondary data were treated with the technique of document analysis, and primers with content analysis. The results show that there is not a standard framework for the functioning of a CTI. However, it can be said that the ideal structure of a CTI should cover all stages of the innovation process, from tracking research and extension activities with innovative potential, the monitoring of Local Productive Arrangement, until providing the final product or process to the consumer.Melo, Pedro Antônio deUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Ana Clara Medina Menezes de2013-12-06T00:33:05Z2013-12-06T00:33:05Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis187 p.| il., grafs., tabs.application/pdf318437https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107590porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:44:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107590Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:44:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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