QUALIDADE DA UNIVERSIDADE: DA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES À INDICADORES DE AVALIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, MARIA DA GRAÇA GOMES
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: GARCIA, TANIA ELISA MORALES, AFONSO, MARIANGELA DA ROSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35855
Resumo: O cenário educacional brasileiro está demarcado por preocupações relacionadas à qualidade da educação e ao desempenho das organizações educacionais. Nessa perspectiva, preocupado com a qualidade na universidade, o presente estudo objetiva analisar depoimentos obtidos através de uma pesquisa exploratória sobre o que é uma universidade de qualidade, à luz dos critérios de eficácia, eficiência, efetividade e relevância. O conceito de qualidade é inexoravelmente subjetivo, porque depende fundamentalmente das concepções de mundo e de educação superior de quem o emite (BERTOLINI, 2007). Os resultados da entrevista realizada junto a amostra intencional formada por sujeitos pertencentes a diferentes setores da comunidade externa da Universidade Federal de Pelotas (UFpel), revelam categorias que sinalizam para indicadores de qualidade de educação, tanto de natureza substantiva explicitados através de critérios de efetividade e relevância, como instrumental, contemplados pelos critérios de eficácia e eficiência. Portanto, a qualidade da universidade, neste estudo, pode ser entendida como a existência das propriedades: de relevância para o desenvolvimento das mais diversas áreas socioculturais e econômicas do país e de eficácia na consecução de todas as funções básicas da educação superior e da formação integral dos indivíduos e da sociedade.
id UFSC_526549a5890dbce4c5052f7b6aacf31f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35855
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling QUALIDADE DA UNIVERSIDADE: DA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES À INDICADORES DE AVALIAÇÃOO cenário educacional brasileiro está demarcado por preocupações relacionadas à qualidade da educação e ao desempenho das organizações educacionais. Nessa perspectiva, preocupado com a qualidade na universidade, o presente estudo objetiva analisar depoimentos obtidos através de uma pesquisa exploratória sobre o que é uma universidade de qualidade, à luz dos critérios de eficácia, eficiência, efetividade e relevância. O conceito de qualidade é inexoravelmente subjetivo, porque depende fundamentalmente das concepções de mundo e de educação superior de quem o emite (BERTOLINI, 2007). Os resultados da entrevista realizada junto a amostra intencional formada por sujeitos pertencentes a diferentes setores da comunidade externa da Universidade Federal de Pelotas (UFpel), revelam categorias que sinalizam para indicadores de qualidade de educação, tanto de natureza substantiva explicitados através de critérios de efetividade e relevância, como instrumental, contemplados pelos critérios de eficácia e eficiência. Portanto, a qualidade da universidade, neste estudo, pode ser entendida como a existência das propriedades: de relevância para o desenvolvimento das mais diversas áreas socioculturais e econômicas do país e de eficácia na consecução de todas as funções básicas da educação superior e da formação integral dos indivíduos e da sociedade.INPEAU2012-09-27T19:04:00Z2012-09-27T19:04:00Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35855RAMOS, MARIA DA GRAÇA GOMESGARCIA, TANIA ELISA MORALESAFONSO, MARIANGELA DA ROSAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:36:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35855Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:36:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DA UNIVERSIDADE: DA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES À INDICADORES DE AVALIAÇÃO
title QUALIDADE DA UNIVERSIDADE: DA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES À INDICADORES DE AVALIAÇÃO
spellingShingle QUALIDADE DA UNIVERSIDADE: DA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES À INDICADORES DE AVALIAÇÃO
RAMOS, MARIA DA GRAÇA GOMES
title_short QUALIDADE DA UNIVERSIDADE: DA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES À INDICADORES DE AVALIAÇÃO
title_full QUALIDADE DA UNIVERSIDADE: DA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES À INDICADORES DE AVALIAÇÃO
title_fullStr QUALIDADE DA UNIVERSIDADE: DA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES À INDICADORES DE AVALIAÇÃO
title_full_unstemmed QUALIDADE DA UNIVERSIDADE: DA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES À INDICADORES DE AVALIAÇÃO
title_sort QUALIDADE DA UNIVERSIDADE: DA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES À INDICADORES DE AVALIAÇÃO
author RAMOS, MARIA DA GRAÇA GOMES
author_facet RAMOS, MARIA DA GRAÇA GOMES
GARCIA, TANIA ELISA MORALES
AFONSO, MARIANGELA DA ROSA
author_role author
author2 GARCIA, TANIA ELISA MORALES
AFONSO, MARIANGELA DA ROSA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, MARIA DA GRAÇA GOMES
GARCIA, TANIA ELISA MORALES
AFONSO, MARIANGELA DA ROSA
description O cenário educacional brasileiro está demarcado por preocupações relacionadas à qualidade da educação e ao desempenho das organizações educacionais. Nessa perspectiva, preocupado com a qualidade na universidade, o presente estudo objetiva analisar depoimentos obtidos através de uma pesquisa exploratória sobre o que é uma universidade de qualidade, à luz dos critérios de eficácia, eficiência, efetividade e relevância. O conceito de qualidade é inexoravelmente subjetivo, porque depende fundamentalmente das concepções de mundo e de educação superior de quem o emite (BERTOLINI, 2007). Os resultados da entrevista realizada junto a amostra intencional formada por sujeitos pertencentes a diferentes setores da comunidade externa da Universidade Federal de Pelotas (UFpel), revelam categorias que sinalizam para indicadores de qualidade de educação, tanto de natureza substantiva explicitados através de critérios de efetividade e relevância, como instrumental, contemplados pelos critérios de eficácia e eficiência. Portanto, a qualidade da universidade, neste estudo, pode ser entendida como a existência das propriedades: de relevância para o desenvolvimento das mais diversas áreas socioculturais e econômicas do país e de eficácia na consecução de todas as funções básicas da educação superior e da formação integral dos indivíduos e da sociedade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-09-27T19:04:00Z
2012-09-27T19:04:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35855
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652049709006848