As diversas concepções de ensino religioso no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Reflexus (Online) |
Texto Completo: | https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/282 |
Resumo: | O presente artigo procura apresentar uma pequena abordagem histórica do Ensino Religioso no Brasil ao longo da história da educação brasileira, enfocando suas concepções no período Colonial, no período Imperial e no período Republicano, tanto nas Constituições Brasileiras como nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, objetivando apontar as diferentes concepções deste componente curricular e as respectivas posturas dos grupos e setores que possuem interesse sobre esta questão, bem como as conseqüências dessas concepções e posturas para a sociedade em geral.This article presents a short historical perspective of religious education in Brazil throughout the history of Brazilian education, presenting its conceptions in the Colonial, Imperial and Republican periods, both in the Brazilian Constitutions and the Law of Directives and Bases National Education. It also points out the different conceptions of the Curriculum component and the positions of groups and sectors that deal with this issue and the consequences of these conceptions and attitudes to the society in general. |
id |
UNIDA-1_375697d53c801a2e68fa62170c1fec6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.fuv.edu.br:article/282 |
network_acronym_str |
UNIDA-1 |
network_name_str |
Reflexus (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As diversas concepções de ensino religioso no BrasilO presente artigo procura apresentar uma pequena abordagem histórica do Ensino Religioso no Brasil ao longo da história da educação brasileira, enfocando suas concepções no período Colonial, no período Imperial e no período Republicano, tanto nas Constituições Brasileiras como nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, objetivando apontar as diferentes concepções deste componente curricular e as respectivas posturas dos grupos e setores que possuem interesse sobre esta questão, bem como as conseqüências dessas concepções e posturas para a sociedade em geral.This article presents a short historical perspective of religious education in Brazil throughout the history of Brazilian education, presenting its conceptions in the Colonial, Imperial and Republican periods, both in the Brazilian Constitutions and the Law of Directives and Bases National Education. It also points out the different conceptions of the Curriculum component and the positions of groups and sectors that deal with this issue and the consequences of these conceptions and attitudes to the society in general.Faculdade Unida de Vitória2015-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/28210.20890/reflexus.v9i13.282REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 9 No. 13 (2015); 205-233REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 9 n. 13 (2015); 205-2332358-487410.20890/reflexus.v9i13reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/282/268Copyright (c) 2015 Robson Stigarinfo:eu-repo/semantics/openAccessStigar, Robson2018-03-07T07:51:07Zoai:revista.fuv.edu.br:article/282Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2018-03-07T07:51:07Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As diversas concepções de ensino religioso no Brasil |
title |
As diversas concepções de ensino religioso no Brasil |
spellingShingle |
As diversas concepções de ensino religioso no Brasil Stigar, Robson |
title_short |
As diversas concepções de ensino religioso no Brasil |
title_full |
As diversas concepções de ensino religioso no Brasil |
title_fullStr |
As diversas concepções de ensino religioso no Brasil |
title_full_unstemmed |
As diversas concepções de ensino religioso no Brasil |
title_sort |
As diversas concepções de ensino religioso no Brasil |
author |
Stigar, Robson |
author_facet |
Stigar, Robson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stigar, Robson |
description |
O presente artigo procura apresentar uma pequena abordagem histórica do Ensino Religioso no Brasil ao longo da história da educação brasileira, enfocando suas concepções no período Colonial, no período Imperial e no período Republicano, tanto nas Constituições Brasileiras como nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, objetivando apontar as diferentes concepções deste componente curricular e as respectivas posturas dos grupos e setores que possuem interesse sobre esta questão, bem como as conseqüências dessas concepções e posturas para a sociedade em geral.This article presents a short historical perspective of religious education in Brazil throughout the history of Brazilian education, presenting its conceptions in the Colonial, Imperial and Republican periods, both in the Brazilian Constitutions and the Law of Directives and Bases National Education. It also points out the different conceptions of the Curriculum component and the positions of groups and sectors that deal with this issue and the consequences of these conceptions and attitudes to the society in general. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/282 10.20890/reflexus.v9i13.282 |
url |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/282 |
identifier_str_mv |
10.20890/reflexus.v9i13.282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/282/268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Robson Stigar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Robson Stigar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Unida de Vitória |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Unida de Vitória |
dc.source.none.fl_str_mv |
REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 9 No. 13 (2015); 205-233 REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 9 n. 13 (2015); 205-233 2358-4874 10.20890/reflexus.v9i13 reponame:Reflexus (Online) instname:Faculdade Unida (UNIDA) instacron:UNIDA |
instname_str |
Faculdade Unida (UNIDA) |
instacron_str |
UNIDA |
institution |
UNIDA |
reponame_str |
Reflexus (Online) |
collection |
Reflexus (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br |
_version_ |
1798325270262841344 |