As diversas concepções de ensino religioso no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stigar, Robson
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Reflexus (Online)
Texto Completo: https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/282
Resumo: O presente artigo procura apresentar uma pequena abordagem histórica do Ensino Religioso no Brasil ao longo da história da educação brasileira, enfocando suas concepções no período Colonial, no período Imperial e no período Republicano, tanto nas Constituições Brasileiras como nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, objetivando apontar as diferentes concepções deste componente curricular e as respectivas posturas dos grupos e setores que possuem interesse sobre esta questão, bem como as conseqüências dessas concepções e posturas para a sociedade em geral.This article presents a short historical perspective of religious education in Brazil throughout the history of Brazilian education, presenting its conceptions in the Colonial, Imperial and Republican periods, both in the Brazilian Constitutions and the Law of Directives and Bases National Education. It also points out the different conceptions of the Curriculum component and the positions of groups and sectors that deal with this issue and the consequences of these conceptions and attitudes to the society in general.
id UNIDA-1_375697d53c801a2e68fa62170c1fec6d
oai_identifier_str oai:revista.fuv.edu.br:article/282
network_acronym_str UNIDA-1
network_name_str Reflexus (Online)
repository_id_str
spelling As diversas concepções de ensino religioso no BrasilO presente artigo procura apresentar uma pequena abordagem histórica do Ensino Religioso no Brasil ao longo da história da educação brasileira, enfocando suas concepções no período Colonial, no período Imperial e no período Republicano, tanto nas Constituições Brasileiras como nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, objetivando apontar as diferentes concepções deste componente curricular e as respectivas posturas dos grupos e setores que possuem interesse sobre esta questão, bem como as conseqüências dessas concepções e posturas para a sociedade em geral.This article presents a short historical perspective of religious education in Brazil throughout the history of Brazilian education, presenting its conceptions in the Colonial, Imperial and Republican periods, both in the Brazilian Constitutions and the Law of Directives and Bases National Education. It also points out the different conceptions of the Curriculum component and the positions of groups and sectors that deal with this issue and the consequences of these conceptions and attitudes to the society in general.Faculdade Unida de Vitória2015-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/28210.20890/reflexus.v9i13.282REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 9 No. 13 (2015); 205-233REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 9 n. 13 (2015); 205-2332358-487410.20890/reflexus.v9i13reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/282/268Copyright (c) 2015 Robson Stigarinfo:eu-repo/semantics/openAccessStigar, Robson2018-03-07T07:51:07Zoai:revista.fuv.edu.br:article/282Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2018-03-07T07:51:07Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false
dc.title.none.fl_str_mv As diversas concepções de ensino religioso no Brasil
title As diversas concepções de ensino religioso no Brasil
spellingShingle As diversas concepções de ensino religioso no Brasil
Stigar, Robson
title_short As diversas concepções de ensino religioso no Brasil
title_full As diversas concepções de ensino religioso no Brasil
title_fullStr As diversas concepções de ensino religioso no Brasil
title_full_unstemmed As diversas concepções de ensino religioso no Brasil
title_sort As diversas concepções de ensino religioso no Brasil
author Stigar, Robson
author_facet Stigar, Robson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stigar, Robson
description O presente artigo procura apresentar uma pequena abordagem histórica do Ensino Religioso no Brasil ao longo da história da educação brasileira, enfocando suas concepções no período Colonial, no período Imperial e no período Republicano, tanto nas Constituições Brasileiras como nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, objetivando apontar as diferentes concepções deste componente curricular e as respectivas posturas dos grupos e setores que possuem interesse sobre esta questão, bem como as conseqüências dessas concepções e posturas para a sociedade em geral.This article presents a short historical perspective of religious education in Brazil throughout the history of Brazilian education, presenting its conceptions in the Colonial, Imperial and Republican periods, both in the Brazilian Constitutions and the Law of Directives and Bases National Education. It also points out the different conceptions of the Curriculum component and the positions of groups and sectors that deal with this issue and the consequences of these conceptions and attitudes to the society in general.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/282
10.20890/reflexus.v9i13.282
url https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/282
identifier_str_mv 10.20890/reflexus.v9i13.282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/282/268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Robson Stigar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Robson Stigar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
dc.source.none.fl_str_mv REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 9 No. 13 (2015); 205-233
REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 9 n. 13 (2015); 205-233
2358-4874
10.20890/reflexus.v9i13
reponame:Reflexus (Online)
instname:Faculdade Unida (UNIDA)
instacron:UNIDA
instname_str Faculdade Unida (UNIDA)
instacron_str UNIDA
institution UNIDA
reponame_str Reflexus (Online)
collection Reflexus (Online)
repository.name.fl_str_mv Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)
repository.mail.fl_str_mv ||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br
_version_ 1798325270262841344