Evasão e fatores dificultadores de permanência: estudo do curso de graduação em engenharia mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214468 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019. |
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Evasão e fatores dificultadores de permanência: estudo do curso de graduação em engenharia mecânica da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoEvasão universitáriaUniversidades e faculdadesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.O presente estudo objetivou analisar os fatores que dificultam a permanência e os fatores que influenciam a evasão no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC. A opção pelo tema da pesquisa se justifica pela pretensão de oferecer subsídios ao estudo da evasão e também no estudo das dificuldades de permanência encontradas por estudantes, especialmente da área das engenharias. Os procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa como predominantemente quantitativa, descritiva, ex-post-facto, aplicada, bibliográfica e documental. A pesquisa levantou dados documentais com auxílio do CAGR e fez uso de questionários aplicados aos alunos regulares do segundo semestre de 2018 e aos alunos do curso que evadiram no período entre o primeiro semestre de 2006 e o primeiro semestre de 2018. Os fatores analisados foram divididos em internos à instituição (atitude comportamental, características institucionais e aspectos didático-pedagógicos) e externos à instituição (esfera socioeconômica e vocação e características individuais). Concluiu-se neste estudo que: predominam desistências e abandonos como principais formas de evasão no curso; o desempenho dos evadidos é consideravelmente inferior aos alunos regulares; 50% da evasão ocorre com alunos com menos de duas fases concluídas. Nas respostas aos questionários se destacam os itens referentes a dificuldades no relacionamento com os docentes, a pouca associação entre teoria e prática, os problemas na metodologia de ensino e na didática dos professores, o não atendimento do curso às experiências prévias, a mudança de interesse pessoal ou profissional e os problemas de saúde mental posteriores e/ou agravados com o ingresso no curso. Por fim, várias recomendações são colocadas, com destaque a atenção especial aos alunos no primeiro ano de curso, o foco na manutenção de índices e em feedbacks semestrais para melhoria de metodologias, a revisão do currículo atual do curso e o aprofundamento do conhecimento a respeito dos problemas psicológicos na área da engenharia.<br>Abstract: The present study aimed at analyzing factors that hinder permanence and factors that influence dropouts in the Undergraduate Course in Mechanical Engineering at UFSC. This research intends to offer subsidies to the assessment of dropping-out rates and to elucidate the causes that difficult completion of undergraduate studies in engineering. The methodology may be characterized as predominantly quantitative, descriptive, ex-post-facto, applied, bibliographical and documentary. The research collected documentary data from the university undergraduate record system (CAGR), from questionnaires applied to regular students during the second semester of 2018 and from questionnaires applied to students who left the program between the first semester of 2016 and the second semester of 2018. The factors analyzed were divided in internal, such as student behavioral attitude towards colleagues and instructors, program and institutional characteristics and didactic-pedagogical aspects, and external, such as socioeconomic status, vocational and individual constraints and characteristics. It was concluded in this study that: withdrawal and abandonment predominate as the main forms of dropouts in the course; the dropout?s performance is considerably lower than regular students; 50% of dropouts occurs with students with less than two completed phases. In the answers to the questionnaires, the items referring to difficulties in the relationship with teachers, the lack of association between theory and practice, problems in teaching methodology and teachers didactics, lack of attendance to previous experiences, change of personal interest or professional and health mental problems later or aggravated upon entering the course. Finally, a number of recommendations are shown, with particular emphasis on students in the first year of the course, focus on maintaining indexes and semi-annual feedbacks to improve methodologies, reviewing the current course curriculum and deepening knowledge about it of the psychological problems in the area of engineering.Souza, Irineu Manoel deUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Aline Weber2020-10-21T21:05:49Z2020-10-21T21:05:49Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis231 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf362701https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214468porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:05:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214468Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:05:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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