Permanência e evasão nos cursos de graduação do CSE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226896 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2021. |
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Permanência e evasão nos cursos de graduação do CSEAdministraçãoEvasão escolarUniversidades e faculdadesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2021.A evasão discente é um fenômeno recorrendo nas universidades no Brasil e no mundo. O conceito sobre o tema difere entre os pesquisadores, mas pode-se dizer que a evasão é a saída definitiva do curso em que o estudante se matriculou sem conclui-lo. A presente pesquisa teve como objetivo compreender os fatores que influenciam na permanência e evasão nos cursos de graduação do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi realizado um estudo de caso, contemplando abordagens qualitativa e quantitativa, sendo o processo de coleta de dados primários realizado por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários, quanto aos dados secundários por meio de pesquisa documental. Foram entrevistados os Coordenadores e Chefes de expediente dos Cursos de Graduação Presencial do CSE, para compreender os fatores que influenciam na permanência e na evasão nos cursos de graduação. Os questionários foram aplicados com os estudantes matriculados e evadidos. Foram aplicados questionários aos estudantes matriculados no primeiro semestre de 2020 para compreender os fatores que influenciam a permanência, e aos alunos evadidos nos semestres de 2018.1, 2018.2, 2019.1 e 2019.2 para compreender os fatores que influenciam a evasão. Em relação aos resultados da pesquisa, os principais fatores que influenciam na permanência nos cursos de graduação, na percepção dos Coordenadores de Cursos e Chefes de Expedientes são: ?políticas de assistência estudantil?, ?serem acolhidos pelos professores?, ?ter a sensação de pertencimento ao curso?, ?gostar do curso?, ?atribuírem valor ao curso?, ?oportunidade de crescer profissionalmente com a formação e ter boas condições financeiras?. E na percepção dos estudantes os principais fatores são ?apoio pedagógico?, ?infraestrutura da instituição?, ?ações de acesso à cultura e lazer?, ?programa acadêmicos mais flexíveis?, ?orientação adequada sobre o curso ?e ?condição financeira para moradia, alimentação e outras despesas básicas?. Já em relação aos principais fatores que influenciam na evasão nos cursos de graduação, na percepção dos Coordenadores de Cursos e Chefes de Expedientes são: ?problemas com disciplinas ou professores?, ?o aluno não conseguir se manter no curso por questões financeiras?, ?falta de conhecimento prévio sobre o curso? e ?horário de trabalho incompatível com o do curso?. E na percepção dos evadidos os principais fatores são: ?qualidade e as dificuldades com a didática do curso?, ?desencanto com o curso escolhido?, ?problemas psicológicos na Educação Superior?, ?falta de atualização da grade curricular? e ?falta de vocação do estudante para a área profissional?. Assim, após análise, interpretação e discussão dos resultados foi possível propor ações para minimizar os índices de evasão no CSE, destacando-se: ampliação das orientações na recepção aos calouros, visando uma maior aproximação do aluno com o curso e instituição; revisão periódica dos currículos dos cursos de Graduação e a constituição de uma comissão de acompanhamento e; avaliação da permanência e evasão dos cursos de graduação do CSE?.Abstract: Student dropout is a phenomenon recurring in universities in Brazil and worldwide. The concept on the subject differs among researchers, but it can be said that dropout is the definitive departure from the course in which the student enrolled without completing it. This research aimed to understand the factors that influence the permanence and evasion in undergraduate courses at the Socioeconomic Center (CSE) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). A case study was carried out, contemplating qualitative and quantitative approaches, and the primary data collection process was carried out through semi-structured interviews and questionnaires, regarding secondary data through documentary research. The Coordinators and Heads of working hours of the On-campus Undergraduate Courses of the CSE were interviewed to understand the factors that influence the permanence and dropout of undergraduate courses. The questionnaires were applied with the enrolled and dropout students. Questionnaires were applied to students enrolled in the first semester of 2020 to understand the factors that influence permanence, and to dropout students in the semesters of 2018.1, 2018.2, 2019.1 and 2019.2 to understand the factors that influence dropout. In relation to the research results, the main factors that influence the permanence in undergraduate courses, in the perception of Course Coordinators and Heads of Expedients are: ?student assistance policies?, ?being welcomed by teachers?, ?having the feeling of belonging to the course ?,? enjoying the course ?,? giving value to the course ?,? opportunity to grow professionally with training and having good financial conditions ?. And in the students' perception, the main factors are ?pedagogical support?, ?infrastructure of the institution?, ?actions of access to culture and leisure?, ?more flexible academic programs?, ?adequate guidance on the course? and ?financial condition for housing , food and other basic expenses ?. Regarding the main factors that influence dropout in undergraduate courses, in the perception of Course Coordinators and Heads of Expedients, they are: ?problems with subjects or teachers?, ?the student is unable to stay on the course due to financial issues?, ? lack of prior knowledge about the course ?and? working hours incompatible with the course ?. And in the perception of dropouts the main factors are: ?quality and difficulties with the didactics of the course?, ?disenchantment with the chosen course?, ?psychological problems in Higher Education?, ?lack of updating of the curriculum? and ?lack of vocation of the student to the professional area ?. Thus, after analysis, interpretation and discussion of the results, it was possible to propose actions to minimize the dropout rates in the CSE, highlighting: expansion of the guidelines for the reception of freshmen, aiming at bringing the student closer to the course and institution; periodic review of the curricula of undergraduate courses and the establishment of a monitoring committee; evaluation of the permanence and evasion of CSE's undergraduate courses ?.Outras Informacoes: Dissertação de Mestrado concluída, conforme todas as exigências para a obtenção do título de mestre em Administração (PPGA-Souza, Irineu Manoel deUniversidade Federal de Santa CatarinaMatos, Roberta de Souza2021-08-23T14:04:37Z2021-08-23T14:04:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf371633https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226896porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:04:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226896Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:04:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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