A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91222
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_52dfdd8b50b9f2530feb59f638ef42c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91222
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivasEducaçãoEducação científica e tecnológicaProfessores de fisicaFormaçãoEducação permanenteTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.A Formação Continuada de Professores de Física tem sido foco de pesquisas e propostas de ações implementadas na Educação Básica ao longo dos últimos anos. Este trabalho apresenta uma análise sobre a pesquisa em Formação Continuada de Professores de Física veiculada em artigos de periódicos e congressos nacionais da área de Educação em Ciências no período 1996-2006, procurando determinar a representatividade dessa temática na área de Ensino de Física como um todo, bem como identificar a natureza dessa produção científica. Nesse sentido são explicitados as seguintes dimensões: o que e como propõem esses trabalhos e encaminhamentos dados por esses trabalhos. A partir desse estudo, apresenta-se e discute-se a construção de um instrumento de análise denominado espectro de práticas formativas. Este instrumento é utilizado para analisar os projetos implementados pelo Programa Prociências/CAPES. Em primeiro lugar, analisam-se os documentos submetidos à CAPES para aprovação. Em segundo lugar, entrevistam-se os coordenadores dos projetos após a conclusão destes. Finalmente, argumenta-se que a localização de um dado projeto no espectro de práticas formativas tem uma forte conexão com a possibilidade de mudança nas práticas docentes. Em particular, explicitando a relação entre o uso dos resultados de pesquisa em FCP e as práticas docentes é possível delinear caminhos para enfrentar os desafios postos pela necessidade de transformações destas últimas.Florianópolis, SCDelizoicov, DemetrioUniversidade Federal de Santa CatarinaSauerwein, Inés Prieto Schmidt2012-10-23T20:04:35Z2012-10-23T20:04:35Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisix, 238 f.| tabs.application/pdf260417http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91222porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T11:24:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91222Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T11:24:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivas
title A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivas
spellingShingle A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivas
Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
Educação
Educação científica e tecnológica
Professores de fisica
Formação
Educação permanente
title_short A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivas
title_full A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivas
title_fullStr A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivas
title_full_unstemmed A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivas
title_sort A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivas
author Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
author_facet Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delizoicov, Demetrio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Professores de fisica
Formação
Educação permanente
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Professores de fisica
Formação
Educação permanente
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T20:04:35Z
2012-10-23T20:04:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 260417
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91222
identifier_str_mv 260417
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 238 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804766703501967360