A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivas
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91222 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
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A formação continuada de professores de física: natureza, desafios e perpectivasEducaçãoEducação científica e tecnológicaProfessores de fisicaFormaçãoEducação permanenteTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.A Formação Continuada de Professores de Física tem sido foco de pesquisas e propostas de ações implementadas na Educação Básica ao longo dos últimos anos. Este trabalho apresenta uma análise sobre a pesquisa em Formação Continuada de Professores de Física veiculada em artigos de periódicos e congressos nacionais da área de Educação em Ciências no período 1996-2006, procurando determinar a representatividade dessa temática na área de Ensino de Física como um todo, bem como identificar a natureza dessa produção científica. Nesse sentido são explicitados as seguintes dimensões: o que e como propõem esses trabalhos e encaminhamentos dados por esses trabalhos. A partir desse estudo, apresenta-se e discute-se a construção de um instrumento de análise denominado espectro de práticas formativas. Este instrumento é utilizado para analisar os projetos implementados pelo Programa Prociências/CAPES. Em primeiro lugar, analisam-se os documentos submetidos à CAPES para aprovação. Em segundo lugar, entrevistam-se os coordenadores dos projetos após a conclusão destes. Finalmente, argumenta-se que a localização de um dado projeto no espectro de práticas formativas tem uma forte conexão com a possibilidade de mudança nas práticas docentes. Em particular, explicitando a relação entre o uso dos resultados de pesquisa em FCP e as práticas docentes é possível delinear caminhos para enfrentar os desafios postos pela necessidade de transformações destas últimas.Florianópolis, SCDelizoicov, DemetrioUniversidade Federal de Santa CatarinaSauerwein, Inés Prieto Schmidt2012-10-23T20:04:35Z2012-10-23T20:04:35Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisix, 238 f.| tabs.application/pdf260417http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91222porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T11:24:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91222Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T11:24:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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