Memórias de leitura: uma investigação sobre o processo de formação de leitores nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kersbaum, Karin Milena de Medeiros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193843
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2018.
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spelling Memórias de leitura: uma investigação sobre o processo de formação de leitores nos anos finais do ensino fundamentalLiteraturaLeituraLeitoresLetramentoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2018.Esta dissertação parte de uma premissa de Antonio Candido (2011), segundo o qual todos deveríamos ter o direito à literatura . Nessa direção, investiga-se por meio da pesquisa-ação o processo de formação de leitores dos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica Otília Müller, de Chapadão do Lageado/SC. Nosso objetivo é identificar as experiências leitoras vivenciadas por tais alunos, além de repensar as práticas da professora-pesquisadora, levando em conta os agentes que atuam no processo de letramento literário, a relação com bibliotecas e livrarias, com os livros escolarizados e com aqueles ofertados pela grande mídia, e a maneira como são percebidas as adaptações que dialogam no circuito interartes: cinema, games e publicidade. O referencial teórico sobe o Letramento está ancorado nos estudos de FREIRE (2005), ZILBERMAN (2003), KLEIMAN (2007) e COSSON (2014a e 2014b). Uma vez que as práticas de leitura foram investigadas por meio da memória, esta ganhou espaço, abordada na perspectiva de POLLAK (1992; 1989) e BERGSON (1999). Já a escrita de si parte das considerações de FOUCAULT (1992) e LEJEUNE (2008), contando com o trabalho de SABINO (2003) para abordá-la enquanto gênero escolarizado as Memórias de leitura . Analisando a narrativa produzida pelos estudantes, notamos que a leitura é tratada pelos professores tão somente como mais uma das tarefas do conteúdo programático, demonstrando pouco ou nenhum conhecimento sobre Letramento literário. Os maiores desafios identificados foram: 1) a omissão dos pais no processo de letramento dos filhos, seja devido ao analfabetismo seja por indiferença; 2) as práticas docentes equivocadas, especialmente a partir dos anos finais do ensino fundamental; 3) a falta de biblioteca escolar com acervo diversificado e atualizado e de espaços adequados à leitura. Como resultado final, os alunos elaboraram uma reflexão sobre o próprio processo de leitura, os gostos e a necessidade de exercitar o pensamento crítico e autônomo, ao mesmo tempo em que a pesquisadora recebeu a oportunidade de debruçar-se sobre teorias de formação do leitor, repensando sua formação e as práticas adotadas ao longo de mais de duas décadas em sala de aula.Abstract : This research is based on a premise of Antonio Candido (2011). According to the author, we should all have the "right to literature". In this way, we investigated through the action research the process of readers formation in ninth grade students of Escola de Educação Básica Otília Müller, in Chapadão do Lageado / SC. Our objective is to identify the reader experiences lived by these students, as well as to rethink the practices of the teacher-researcher, taking into account the agents who work in the process of literary literacy, the relationship with libraries and bookstores, with textbooks and those offered by the great media, and the way in which the adaptations that dialogue in the circuits interartes are perceived: cinema, games and publicity. The theoretical framework of Literacy is based on the studies of FREIRE (2005), ZILBERMAN (2003), KLEIMAN (2007) and COSSON (2014a and 2014b). Once reading practices were investigated through memory, it took space, from the perspective of POLLAK (1992, 1989) and BERGSON (1999). The writing itself is part of the considerations of FOUCAULT (1992) and LEJEUNE (2008), relying on the work of SABINO (2003) to approach it as a schooling gender - the "Memories of reading". Analyzing the narrative produced by the students, we noticed that the reading is treated by the teachers as only one of the tasks of the teaching program, demonstrating little or no knowledge about literary literature. The major challenges identified were: 1) the parents' omission in the process of child literacy, whether due to illiteracy or indifference; 2) mistaken teaching practices, especially from the final years of elementary school; 3) the lack of a school library with a diversified and up-to-date collection and a special place of reading. As a final result, the students reflected on the reading process itself, the tastes and the need to exercise critical and autonomous thinking, at the same time that the researcher had the opportunity to study theories of formation of the reader, rethinking her training and the practices adopted over more than two decades in the classroom.Müller, FernandaUniversidade Federal de Santa CatarinaKersbaum, Karin Milena de Medeiros2019-03-16T04:02:37Z2019-03-16T04:02:37Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il., gráfs.application/pdf356042https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193843porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-16T04:02:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193843Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-16T04:02:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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