Carreiras verdes: estudo sobre profissionais que contribuem com o desenvolvimento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Clivatti da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226766
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Daniela Clivatti daNunes, Maiana Farias Oliveira2021-08-23T13:59:47Z2021-08-23T13:59:47Z2020372403https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226766Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.Carreiras verdes estão pautadas em promover o desenvolvimento sustentável e podem ser formadas por profissionais de distintas áreas de atuação. O conceito de carreiras verdes foi inicialmente discutido por Plant (1996), porém este estudo atualiza a compreensão do que são carreiras verdes partindo do conceito de Empregos Verdes (OIT, 2016, p7). Esses empregos são entendidos por empregos decentes que preservam ou restauram o meio ambiente, sendo alocados em setores tradicionais ou novos setores verdes. Com o intuito de investigar a percepção das pessoas sobre a compreensão dessas carreiras e características de profissionais que atuam nessa área, este estudo foi composto por uma parte teórica sobre empregos verdes e carreiras, seguido de dois artigos. O artigo I, de caráter quantitativo, investigou a relação dos conceitos de adaptabilidade de carreira e comprometimento de carreira, comparando os dados entre o grupo de profissionais de carreiras verdes e grupo de profissionais de carreiras compreendidas como ?não verdes?. O artigo II, de caráter qualitativo, explorou as barreiras de carreira e as estratégias para enfrentar essas barreiras em ambos grupos profissionais. Com uma amostra de 244 adultos empregados, autônomos e empreendedores, os resultados apontaram que há diferenças significativas para escores totais de adaptabilidade de carreira e comprometimento de carreira, sendo que em ambos os casos, os escores foram mais altos para profissionais de carreiras verdes. Além disso, esses profissionais possuem níveis mais altos de curiosidade (uma dimensão de adaptabilidade de carreira), e de resiliência e identidade, dimensões da escala de comprometimento de carreira. Ao se tratar de barreiras de carreira, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Já para estratégias de carreira houve diferença, sendo que os profissionais de carreiras não verdes demonstraram realizar mais ações de autocuidado em comparação com o outro grupo. Por outro lado, os profissionais de carreiras verdes relataram se dedicar mais ao trabalho, quando comparados com profissionais das carreiras não verdes. Portanto, este estudo constatou que há diferenças entre profissionais de carreiras verdes e de carreiras não verdes. A discussão dos dados se dá acerca das diferenças entre carreiras verdes e não verdes e suas características a partir dos conceitos estabelecidos no estudo.Abstract: Green careers are based on promoting the sustainable development and can be formed by professionals from different areas of expertise. Although the concept of green careers was initionally discussed by Plant (1996), this study updates the understanding of what green careers are, based on the concept of Green Jobs (ILO, 2016, p7). These jobs are understood by decent jobs that preserve or restore the environment and they are allocated in traditional sectors or new green sectors. In order to investigate people's perceptions about the meaning of these careers and the features of professionals working in this area, this study was composed of a theoretical part about green jobs and green careers, followed by two articles. Article I, of a quantitative nature, investigated the relationship between the concepts of career adaptability and career commitment. The data was compared between the group of green career professionals and the group of career professionals understood as ?non-green?. Article II, of a qualitative nature, explored the career barriers and the strategies to deal with these barriers on both professional groups. A total of 244 adults, who were employed, self-employed and entrepreneurs, participated in this study. The results indicated that there are statistically significant differences for total scores of career adaptability and career commitment, and in both cases, the scores were higher for green careers professionals. In addition, these professionals had higher levels of curiosity (a dimension of career adaptability), as well as for dimensions of resilience and identity, of the career commitment scale. When analyzing career barriers, there were no statistically significant differences between groups. As for career strategies there were a difference, once non-green career professionals demonstrated to perform more self-care actions compared to another group. On the other hand, green career professionals report dedicating themselves more to work, when compared to non-green career professionals. Therefore, this study found that there were differences between professionals with green and non-green careers. The discussion of the data refers to the differences between green and non-green careers and their characteristics based on the concepts specified in the study.124 p.| il., tabs.porPsicologiaCarreira profissionalDesenvolvimento sustentávelCarreiras verdes: estudo sobre profissionais que contribuem com o desenvolvimento sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPSI0900-D.pdfPPSI0900-D.pdfapplication/pdf2180228https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/226766/-1/PPSI0900-D.pdfbabdeed67e5716ad1bb7e8c143744b8eMD5-1123456789/2267662021-08-23 10:59:47.231oai:repositorio.ufsc.br:123456789/226766Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T13:59:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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