NOVOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE DOCENTES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, MARIA DO CARMO TEIXEIRA
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MELO, MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36848
Resumo: Este artigo tem por objetivo promover a reflexão sobre as relações de poder entre docentes, apresentando resultado de pesquisa realizada em Belo Horizonte, com treze docentes que ministram aulas em instituições de ensino superior, no curso de Administração. Na pesquisa de campo usou-se a técnica da bola de neve considerando critérios pré-estabelecidos para a indicação de participantes, aos quais foi aplicada a entrevista semi-estruturada. Os resultados sobre as manifestações, formas e conseqüências dessas relações, segundo as informações prestadas por quem experimenta essas relações no cotidiano de trabalho, foram alcançados por meio da análise temática e de conteúdos. O suporte teórico adotado neste artigo envolve autores ligados ao universo educacional: Libâneo et al (2005), Masseto (1998), Santos (1994), Paiva (2007), e à abordagem das relações de poder nas organizações: Bourdieu (2000), Crozier (1983), Enriquez (2007), Faria (2007), dentre outros. A conclusão confirma a existência de relações de poder entre docentes e esclarece que coexistem no cotidiano do trabalho sentimentos ambivalentes e contraditórios advindos das relações de controle e influência, permitindo inferir que alguns profissionais chegam a experimentar em seu desempenho impotência, fragilidade e inoperância funcional.
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