NOVOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE DOCENTES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36848 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo promover a reflexão sobre as relações de poder entre docentes, apresentando resultado de pesquisa realizada em Belo Horizonte, com treze docentes que ministram aulas em instituições de ensino superior, no curso de Administração. Na pesquisa de campo usou-se a técnica da bola de neve considerando critérios pré-estabelecidos para a indicação de participantes, aos quais foi aplicada a entrevista semi-estruturada. Os resultados sobre as manifestações, formas e conseqüências dessas relações, segundo as informações prestadas por quem experimenta essas relações no cotidiano de trabalho, foram alcançados por meio da análise temática e de conteúdos. O suporte teórico adotado neste artigo envolve autores ligados ao universo educacional: Libâneo et al (2005), Masseto (1998), Santos (1994), Paiva (2007), e à abordagem das relações de poder nas organizações: Bourdieu (2000), Crozier (1983), Enriquez (2007), Faria (2007), dentre outros. A conclusão confirma a existência de relações de poder entre docentes e esclarece que coexistem no cotidiano do trabalho sentimentos ambivalentes e contraditórios advindos das relações de controle e influência, permitindo inferir que alguns profissionais chegam a experimentar em seu desempenho impotência, fragilidade e inoperância funcional. |
id |
UFSC_535f00c20413c733709c80ba5ef67260 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/36848 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
NOVOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE DOCENTES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIAEste artigo tem por objetivo promover a reflexão sobre as relações de poder entre docentes, apresentando resultado de pesquisa realizada em Belo Horizonte, com treze docentes que ministram aulas em instituições de ensino superior, no curso de Administração. Na pesquisa de campo usou-se a técnica da bola de neve considerando critérios pré-estabelecidos para a indicação de participantes, aos quais foi aplicada a entrevista semi-estruturada. Os resultados sobre as manifestações, formas e conseqüências dessas relações, segundo as informações prestadas por quem experimenta essas relações no cotidiano de trabalho, foram alcançados por meio da análise temática e de conteúdos. O suporte teórico adotado neste artigo envolve autores ligados ao universo educacional: Libâneo et al (2005), Masseto (1998), Santos (1994), Paiva (2007), e à abordagem das relações de poder nas organizações: Bourdieu (2000), Crozier (1983), Enriquez (2007), Faria (2007), dentre outros. A conclusão confirma a existência de relações de poder entre docentes e esclarece que coexistem no cotidiano do trabalho sentimentos ambivalentes e contraditórios advindos das relações de controle e influência, permitindo inferir que alguns profissionais chegam a experimentar em seu desempenho impotência, fragilidade e inoperância funcional.INPEAU2012-10-01T19:27:44Z2012-10-01T19:27:44Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36848COSTA, MARIA DO CARMO TEIXEIRAMELO, MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:22:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/36848Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:22:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOVOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE DOCENTES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title |
NOVOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE DOCENTES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
spellingShingle |
NOVOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE DOCENTES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA COSTA, MARIA DO CARMO TEIXEIRA |
title_short |
NOVOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE DOCENTES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full |
NOVOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE DOCENTES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_fullStr |
NOVOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE DOCENTES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full_unstemmed |
NOVOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE DOCENTES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_sort |
NOVOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE DOCENTES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
author |
COSTA, MARIA DO CARMO TEIXEIRA |
author_facet |
COSTA, MARIA DO CARMO TEIXEIRA MELO, MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES |
author_role |
author |
author2 |
MELO, MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, MARIA DO CARMO TEIXEIRA MELO, MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES |
description |
Este artigo tem por objetivo promover a reflexão sobre as relações de poder entre docentes, apresentando resultado de pesquisa realizada em Belo Horizonte, com treze docentes que ministram aulas em instituições de ensino superior, no curso de Administração. Na pesquisa de campo usou-se a técnica da bola de neve considerando critérios pré-estabelecidos para a indicação de participantes, aos quais foi aplicada a entrevista semi-estruturada. Os resultados sobre as manifestações, formas e conseqüências dessas relações, segundo as informações prestadas por quem experimenta essas relações no cotidiano de trabalho, foram alcançados por meio da análise temática e de conteúdos. O suporte teórico adotado neste artigo envolve autores ligados ao universo educacional: Libâneo et al (2005), Masseto (1998), Santos (1994), Paiva (2007), e à abordagem das relações de poder nas organizações: Bourdieu (2000), Crozier (1983), Enriquez (2007), Faria (2007), dentre outros. A conclusão confirma a existência de relações de poder entre docentes e esclarece que coexistem no cotidiano do trabalho sentimentos ambivalentes e contraditórios advindos das relações de controle e influência, permitindo inferir que alguns profissionais chegam a experimentar em seu desempenho impotência, fragilidade e inoperância funcional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-27 2012-10-01T19:27:44Z 2012-10-01T19:27:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36848 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651970427224064 |