AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DA GESTÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO A PARTIR DO PROGRAMA DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA (PROEX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tauchen, Gionara
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Corrêa, Niuza Vieira, Borges, Daniele Simões, Neves, Camila Ferreira Pinto das
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113133
Resumo: O presente estudo tem como escopo a avaliação das estratégias de gestão dos programas de pós-graduação da Área das Ciências Biológicas II, que obtiveram notas 6 e 7 em duas avaliações trienais consecutivas que aderiram ao Programa de Excelência (PROEX).O principal objetivo desta pesquisa é identificar as dimensões e atividades que norteiam o diferencial nível de excelência acadêmica, definido pela Capes para atribuição de notas 6 e 7 aos programas de pós-graduação stricto sensu, estimulando iniciativas voltadas aos rumos e significados da internacionalização. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória, qualitativa e descritiva, por meio da analise de relatórios financeiros do PROEX dos programas de pós-graduação stricto sensu da Área das Ciências Biológicas II, fornecidos pela Diretoria de Programas e Bolsas da Capes e de informações fornecidos pelos programas de pós-graduação no aplicativo Coleta de Dados, ano base 2011, disponíveis no sítio da CAPES no caderno de indicador “Proposta do Programa”. Concluímos que são predominantes as ações de internacionalização Sul-Norte e a internacionalização passiva junto aos programas analisados.
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