Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223935 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
id |
UFSC_53afc79979b7ce2d9b55d4851af7140a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/223935 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de InformaçãoChatbotLinguagem naturalConversação,Código-livreTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.A interação entre humano e máquina está cada vez mais frequente nos dias de hoje, com isso o fornecimento e troca de informação está sendo cada vez mais automatizado. No entanto, a comunicação de um usuário com uma máquina através da linguagem natural ainda encontra diversos desafios. Além disso, existem diversas bibliotecas computacionais de conversação humano-máquina, porém, em sua grande maioria são bibliotecas para serem incorporadas como uma parte do sistema, ou seja, são necessárias diversas camadas de entorno até que o sistema possa ser utilizado por usuários na web e gerenciado por um administrador de forma amigável. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um sistema do tipo Chatbot que apresente a solução completa, desde o processamento de linguagem natural adaptado à língua portuguesa, utilizando uma biblioteca de código aberto, até a interface de bate-papo e o sistema administrativo para gerenciamento do Chatbot. O contexto da conversação do Chatbot é no âmbito do curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Após o desenvolvimento do sistema, o Chatbot foi exposto aos alunos do curso, obtendo um total de 394 perguntas em 83 sessões únicas. Dentre as respostas enviadas pelos Chatbot, 51,7% obtiveram uma avaliação positiva. Portanto, o trabalho atingiu o objetivo criando um sistema completo de cadastro de perguntas e respostas, treinamento e interação com usuário em formato de bate-papo.Florianópolis, SCZatelli, Maicon RafaelUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Thiago Pereira da2021-05-26T09:06:11Z2021-05-26T09:06:11Z2021-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/octet-streamapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223935info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-26T09:06:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223935Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-26T09:06:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação |
title |
Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação Silva, Thiago Pereira da Chatbot Linguagem natural Conversação, Código-livre |
title_short |
Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação |
title_full |
Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação |
title_sort |
Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação |
author |
Silva, Thiago Pereira da |
author_facet |
Silva, Thiago Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zatelli, Maicon Rafael Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thiago Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chatbot Linguagem natural Conversação, Código-livre |
topic |
Chatbot Linguagem natural Conversação, Código-livre |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-26T09:06:11Z 2021-05-26T09:06:11Z 2021-05-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223935 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
88 f. application/octet-stream application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043471960702976 |