Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Pereira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223935
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
id UFSC_53afc79979b7ce2d9b55d4851af7140a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/223935
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de InformaçãoChatbotLinguagem naturalConversação,Código-livreTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.A interação entre humano e máquina está cada vez mais frequente nos dias de hoje, com isso o fornecimento e troca de informação está sendo cada vez mais automatizado. No entanto, a comunicação de um usuário com uma máquina através da linguagem natural ainda encontra diversos desafios. Além disso, existem diversas bibliotecas computacionais de conversação humano-máquina, porém, em sua grande maioria são bibliotecas para serem incorporadas como uma parte do sistema, ou seja, são necessárias diversas camadas de entorno até que o sistema possa ser utilizado por usuários na web e gerenciado por um administrador de forma amigável. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um sistema do tipo Chatbot que apresente a solução completa, desde o processamento de linguagem natural adaptado à língua portuguesa, utilizando uma biblioteca de código aberto, até a interface de bate-papo e o sistema administrativo para gerenciamento do Chatbot. O contexto da conversação do Chatbot é no âmbito do curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Após o desenvolvimento do sistema, o Chatbot foi exposto aos alunos do curso, obtendo um total de 394 perguntas em 83 sessões únicas. Dentre as respostas enviadas pelos Chatbot, 51,7% obtiveram uma avaliação positiva. Portanto, o trabalho atingiu o objetivo criando um sistema completo de cadastro de perguntas e respostas, treinamento e interação com usuário em formato de bate-papo.Florianópolis, SCZatelli, Maicon RafaelUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Thiago Pereira da2021-05-26T09:06:11Z2021-05-26T09:06:11Z2021-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/octet-streamapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223935info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-26T09:06:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223935Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-26T09:06:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação
title Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação
spellingShingle Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação
Silva, Thiago Pereira da
Chatbot
Linguagem natural
Conversação,
Código-livre
title_short Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação
title_full Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação
title_fullStr Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação
title_sort Desenvolvimento de um sistema do tipo Chatbot para o curso de Sistemas de Informação
author Silva, Thiago Pereira da
author_facet Silva, Thiago Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zatelli, Maicon Rafael
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thiago Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Chatbot
Linguagem natural
Conversação,
Código-livre
topic Chatbot
Linguagem natural
Conversação,
Código-livre
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-26T09:06:11Z
2021-05-26T09:06:11Z
2021-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223935
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 f.
application/octet-stream
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804766801367662592