Chatbot em contexto: design de experiência do usuário aplicado à recuperação da informação no catálogo de teses e dissertações da CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/50840
https://orcid.org/0000-0002-4008-2771
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a construção de uma interface conversacional de um chatbot para recuperação da informação na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Ela está pautada em metodologias de estudos de usuários ancoradas nos referenciais teóricos das práticas informacionais, os quais articulam os elementos construídos socialmente e que influenciam na formação da subjetividade dos indivíduos, ao mesmo tempo em que eles modificam a realidade. O aporte metodológico da pesquisa direcionou-se para o desafio de construir um produto tecnológico (artefato) sensível ao contexto do usuário – um chatbot denominado Kika - com o emprego do Design Science Research (DSR). O artefato construído recuperou dados do Catálogo de Teses e Dissertações, disponibilizados como dados abertos pela CAPES para o período de 2013 a 2020, e foi gerado iterativamente ao longo de três encontros virtuais, com a participação de voluntários divididos em três grupos de público-alvo: graduação, pós-graduação e pesquisadores; composto tanto por pessoas que não conheciam o portal da CAPES, como por aqueles que dele tinham conhecimento e o utilizavam. Buscou-se medir aspectos da experiência do usuário relativos à confiabilidade, facilidade de interação no pseudodiálogo com o chat para acesso e recuperação da informação. Por fim, conclui-se que a construção de um artefato conversacional, com base nas perspectivas das práticas informacionais, contribui para a interação do sujeito informacional com o artefato construído, por considerar sua evolução durante o processo de design. Para tal, argumenta-se que os constructos teóricos dos estudos dos usuários articulados ao contexto do uso do artefato, centrados na interação dos seus usuários, são congruentes e contribuem como mais uma estratégia para recuperação de dados de forma ágil, funcional e com aplicabilidade.
id UFMG_77a49324d584d3dee266d71696c76838
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/50840
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Alberto Ávila Araújohttp://lattes.cnpq.br/4009452150201421Eliane Cristina de Freitas RochaJanicy Aparecida Pereira RochaHenry Poncio Cruz de OliveiraLorena Tavares de PaulaTerezinha de Fátima Carvalho de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2309501559997503Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães2023-03-13T13:07:59Z2023-03-13T13:07:59Z2022-11-30http://hdl.handle.net/1843/50840https://orcid.org/0000-0002-4008-2771A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a construção de uma interface conversacional de um chatbot para recuperação da informação na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Ela está pautada em metodologias de estudos de usuários ancoradas nos referenciais teóricos das práticas informacionais, os quais articulam os elementos construídos socialmente e que influenciam na formação da subjetividade dos indivíduos, ao mesmo tempo em que eles modificam a realidade. O aporte metodológico da pesquisa direcionou-se para o desafio de construir um produto tecnológico (artefato) sensível ao contexto do usuário – um chatbot denominado Kika - com o emprego do Design Science Research (DSR). O artefato construído recuperou dados do Catálogo de Teses e Dissertações, disponibilizados como dados abertos pela CAPES para o período de 2013 a 2020, e foi gerado iterativamente ao longo de três encontros virtuais, com a participação de voluntários divididos em três grupos de público-alvo: graduação, pós-graduação e pesquisadores; composto tanto por pessoas que não conheciam o portal da CAPES, como por aqueles que dele tinham conhecimento e o utilizavam. Buscou-se medir aspectos da experiência do usuário relativos à confiabilidade, facilidade de interação no pseudodiálogo com o chat para acesso e recuperação da informação. Por fim, conclui-se que a construção de um artefato conversacional, com base nas perspectivas das práticas informacionais, contribui para a interação do sujeito informacional com o artefato construído, por considerar sua evolução durante o processo de design. Para tal, argumenta-se que os constructos teóricos dos estudos dos usuários articulados ao contexto do uso do artefato, centrados na interação dos seus usuários, são congruentes e contribuem como mais uma estratégia para recuperação de dados de forma ágil, funcional e com aplicabilidade.This research aims to present the construction of a chatbot conversational interface for information recovery in CAPES's theses and dissertation catalog database. It is based on methodologies of user studies anchored in the theoretical references of informational practices, which articulate the socially constructed elements and that influence the formation of subjectivity of individuals, while changing reality. The methodological contribution of the research has directed to the challenge of building a technological product (artifact) user context - a chatbot called Kika - with the use of Design Science Research (DSR). The built artifact recovered data from the theses and dissertations catalog, made available as data opened by CAPES for the period 2013 to 2020, and was generated iteratively over three virtual meetings, with the participation of volunteers divided into three target groups: undergraduate, postgraduate and researchers; Composed of both people who did not know the Capes portal and those who had knowledge of it and used it. It was sought to measure aspects of the user experience regarding reliability, ease of interaction in pseudodial with chat for access and recovery of information. Finally, it is concluded that the construction of a conversational artifact, based on the perspectives of informational practices, contributes to the interaction of the informational subject with the built artifact, as it considers its evolution during the design process. To this end, it is argued that the theoretical constructs of users articulated users' studies of the use of artifact, centered on the interaction of their users, are congruent and contribute as another strategy for data recovery in an agile, functional and applicable way.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUFMGBrasilECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOCiência da informaçãoRecuperação da informaçãoExperiência do usuárioConversaçãoPráticas InformacionaisPráticas InformacionaisExperiências do UsuáriosExperiências do UsuáriosInteraçãoInteraçãoConversaçãoConversaçãoChatbotChatbotChatbot em contexto: design de experiência do usuário aplicado à recuperação da informação no catálogo de teses e dissertações da CAPESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALChatbotEmContexto.pdfChatbotEmContexto.pdfapplication/pdf13200213https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50840/1/ChatbotEmContexto.pdf67d5852a1971b0b9d52079b0cf4bc034MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50840/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/508402023-03-13 10:08:00.075oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-13T13:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Chatbot em contexto: design de experiência do usuário aplicado à recuperação da informação no catálogo de teses e dissertações da CAPES
title Chatbot em contexto: design de experiência do usuário aplicado à recuperação da informação no catálogo de teses e dissertações da CAPES
spellingShingle Chatbot em contexto: design de experiência do usuário aplicado à recuperação da informação no catálogo de teses e dissertações da CAPES
Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães
Práticas Informacionais
Práticas Informacionais
Experiências do Usuários
Experiências do Usuários
Interação
Interação
Conversação
Conversação
Chatbot
Chatbot
Ciência da informação
Recuperação da informação
Experiência do usuário
Conversação
title_short Chatbot em contexto: design de experiência do usuário aplicado à recuperação da informação no catálogo de teses e dissertações da CAPES
title_full Chatbot em contexto: design de experiência do usuário aplicado à recuperação da informação no catálogo de teses e dissertações da CAPES
title_fullStr Chatbot em contexto: design de experiência do usuário aplicado à recuperação da informação no catálogo de teses e dissertações da CAPES
title_full_unstemmed Chatbot em contexto: design de experiência do usuário aplicado à recuperação da informação no catálogo de teses e dissertações da CAPES
title_sort Chatbot em contexto: design de experiência do usuário aplicado à recuperação da informação no catálogo de teses e dissertações da CAPES
author Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães
author_facet Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto Ávila Araújo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4009452150201421
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Eliane Cristina de Freitas Rocha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Janicy Aparecida Pereira Rocha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Henry Poncio Cruz de Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lorena Tavares de Paula
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Terezinha de Fátima Carvalho de Souza
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2309501559997503
dc.contributor.author.fl_str_mv Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães
contributor_str_mv Carlos Alberto Ávila Araújo
Eliane Cristina de Freitas Rocha
Janicy Aparecida Pereira Rocha
Henry Poncio Cruz de Oliveira
Lorena Tavares de Paula
Terezinha de Fátima Carvalho de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Informacionais
Práticas Informacionais
Experiências do Usuários
Experiências do Usuários
Interação
Interação
Conversação
Conversação
Chatbot
Chatbot
topic Práticas Informacionais
Práticas Informacionais
Experiências do Usuários
Experiências do Usuários
Interação
Interação
Conversação
Conversação
Chatbot
Chatbot
Ciência da informação
Recuperação da informação
Experiência do usuário
Conversação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência da informação
Recuperação da informação
Experiência do usuário
Conversação
description A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a construção de uma interface conversacional de um chatbot para recuperação da informação na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Ela está pautada em metodologias de estudos de usuários ancoradas nos referenciais teóricos das práticas informacionais, os quais articulam os elementos construídos socialmente e que influenciam na formação da subjetividade dos indivíduos, ao mesmo tempo em que eles modificam a realidade. O aporte metodológico da pesquisa direcionou-se para o desafio de construir um produto tecnológico (artefato) sensível ao contexto do usuário – um chatbot denominado Kika - com o emprego do Design Science Research (DSR). O artefato construído recuperou dados do Catálogo de Teses e Dissertações, disponibilizados como dados abertos pela CAPES para o período de 2013 a 2020, e foi gerado iterativamente ao longo de três encontros virtuais, com a participação de voluntários divididos em três grupos de público-alvo: graduação, pós-graduação e pesquisadores; composto tanto por pessoas que não conheciam o portal da CAPES, como por aqueles que dele tinham conhecimento e o utilizavam. Buscou-se medir aspectos da experiência do usuário relativos à confiabilidade, facilidade de interação no pseudodiálogo com o chat para acesso e recuperação da informação. Por fim, conclui-se que a construção de um artefato conversacional, com base nas perspectivas das práticas informacionais, contribui para a interação do sujeito informacional com o artefato construído, por considerar sua evolução durante o processo de design. Para tal, argumenta-se que os constructos teóricos dos estudos dos usuários articulados ao contexto do uso do artefato, centrados na interação dos seus usuários, são congruentes e contribuem como mais uma estratégia para recuperação de dados de forma ágil, funcional e com aplicabilidade.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-13T13:07:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-13T13:07:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/50840
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4008-2771
url http://hdl.handle.net/1843/50840
https://orcid.org/0000-0002-4008-2771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50840/1/ChatbotEmContexto.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50840/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 67d5852a1971b0b9d52079b0cf4bc034
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589539096166400