Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85310 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_53ee5f213de3e43f8170587cf8cb4a47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85310 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distânciaEngenharia de produçãoEnsino a distanciaAmbiente virtualAprendizagemSistemas tutoriais inteligentesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Atualmente o ensino a distância constitui-se em uma modalidade de ensino importante no sentido em que procura atender a uma demanda por capacitação contínua de um público que sofre com a concorrência acirrada, mercado de trabalho competitivo, falta de tempo e dificuldade de acesso à informação com qualidade. A evolução do ensino a distância, acompanhada pela evolução tecnológica, esteve sempre em busca do maior conforto do aluno e conseqüente enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem. As futuras gerações do ensino a distância promete a utilização das mais avançadas tecnologias, construindo um modelo de educação flexível e inteligente centrado no estudante. Seguindo esta tendência, a presente tese propõe uma arquitetura de um Sistema Learning Companion (SLC) para o ensino a distância. Os SLCs são uma evolução dos Sistemas Inteligentes (STI) com um componente adicional chamado de agente companheiro. A arquitetura apresentada busca contribuições de áreas como Inteligência Artificial, ensino a distância, psicologia com as escalas de atitudes e o sócio-interacionismo de Vygotsky. Baseado na arquitetura proposta, foi desenvolvido um protótipo computacional, o LeCo-EAD, composto por múltiplos agentes companheiros com diferentes comportamentos e sempre disponíveis para interagir com os alunos a distância. A partir do perfil do aluno, identificado por uma escala de atitudes do tipo Likert, o LeCo-EAD sugere qual agente companheiro é o mais adequado dentre as seguintes opções: aprendiz, trouble maker ou colaborador.Florianópolis, SCGauthier, Fernando Alvaro OstuniUniversidade Federal de Santa CatarinaFaraco, Rafael Avila2012-10-20T17:24:39Z2012-10-20T17:24:39Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis111 f.| il., tabs.application/pdf198247http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85310porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T05:41:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T05:41:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância |
title |
Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância |
spellingShingle |
Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância Faraco, Rafael Avila Engenharia de produção Ensino a distancia Ambiente virtual Aprendizagem Sistemas tutoriais inteligentes |
title_short |
Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância |
title_full |
Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância |
title_fullStr |
Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância |
title_full_unstemmed |
Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância |
title_sort |
Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância |
author |
Faraco, Rafael Avila |
author_facet |
Faraco, Rafael Avila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faraco, Rafael Avila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Ambiente virtual Aprendizagem Sistemas tutoriais inteligentes |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Ambiente virtual Aprendizagem Sistemas tutoriais inteligentes |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T17:24:39Z 2012-10-20T17:24:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
198247 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85310 |
identifier_str_mv |
198247 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1826619383859904513 |