Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faraco, Rafael Avila
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85310
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_53ee5f213de3e43f8170587cf8cb4a47
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85310
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distânciaEngenharia de produçãoEnsino a distanciaAmbiente virtualAprendizagemSistemas tutoriais inteligentesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Atualmente o ensino a distância constitui-se em uma modalidade de ensino importante no sentido em que procura atender a uma demanda por capacitação contínua de um público que sofre com a concorrência acirrada, mercado de trabalho competitivo, falta de tempo e dificuldade de acesso à informação com qualidade. A evolução do ensino a distância, acompanhada pela evolução tecnológica, esteve sempre em busca do maior conforto do aluno e conseqüente enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem. As futuras gerações do ensino a distância promete a utilização das mais avançadas tecnologias, construindo um modelo de educação flexível e inteligente centrado no estudante. Seguindo esta tendência, a presente tese propõe uma arquitetura de um Sistema Learning Companion (SLC) para o ensino a distância. Os SLCs são uma evolução dos Sistemas Inteligentes (STI) com um componente adicional chamado de agente companheiro. A arquitetura apresentada busca contribuições de áreas como Inteligência Artificial, ensino a distância, psicologia com as escalas de atitudes e o sócio-interacionismo de Vygotsky. Baseado na arquitetura proposta, foi desenvolvido um protótipo computacional, o LeCo-EAD, composto por múltiplos agentes companheiros com diferentes comportamentos e sempre disponíveis para interagir com os alunos a distância. A partir do perfil do aluno, identificado por uma escala de atitudes do tipo Likert, o LeCo-EAD sugere qual agente companheiro é o mais adequado dentre as seguintes opções: aprendiz, trouble maker ou colaborador.Florianópolis, SCGauthier, Fernando Alvaro OstuniUniversidade Federal de Santa CatarinaFaraco, Rafael Avila2012-10-20T17:24:39Z2012-10-20T17:24:39Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis111 f.| il., tabs.application/pdf198247http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85310porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T05:41:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T05:41:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância
title Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância
spellingShingle Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância
Faraco, Rafael Avila
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Ambiente virtual
Aprendizagem
Sistemas tutoriais inteligentes
title_short Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância
title_full Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância
title_fullStr Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância
title_full_unstemmed Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância
title_sort Uma arquitetura de um sistema learning companion para ensino a distância
author Faraco, Rafael Avila
author_facet Faraco, Rafael Avila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Faraco, Rafael Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Ambiente virtual
Aprendizagem
Sistemas tutoriais inteligentes
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Ambiente virtual
Aprendizagem
Sistemas tutoriais inteligentes
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T17:24:39Z
2012-10-20T17:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 198247
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85310
identifier_str_mv 198247
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1826619383859904513