Análise dos resumos registrados nos Trabalhos de Conclusão do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina.
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133694 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Educação. Curso de Biblioteconomia. |
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Análise dos resumos registrados nos Trabalhos de Conclusão do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina.Resumo. Organização da Informação. Trabalho de Conclusão de Curso.Abstract. Information organization. Graduation final monograph.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Educação. Curso de Biblioteconomia.Os resumos tem um papel fundamental na Organização da Informação. Eles funcionam como o elo de acesso do texto original. Neste contexto, o presente estudo se preocupou em responder a seguinte questão: Os resumos registrados nos Trabalhos de Conclusão do Curso de Biblioteconomia da UFSC apresentam os requisitos necessários que os qualifiquem como verdadeiros produtos de representação da Informação? Para tanto, determinou como objetivo geral Investigar sobre os resumos registrados nos Trabalhos de Conclusão realizados no Curso de Biblioteconomia da UFSC. E como objetivos específicos: a) selecionar um conjunto de Trabalhos de Conclusão (TCC) realizados no Curso de Biblioteconomia da UFSC; b) analisar os resumos dos TCC na perspectiva da metodologia proposta por Kobashi (1994) e c) propor orientações para a elaboração dos resumos de TCC. Do ponto de vista da abordagem do problema, trata-se de uma quanti-qualitativa. Quanto aos objetivos, é exploratória e com relação aos procedimentos técnicos se define como documental. O corpus foi constituído por 30 resumos do curso de Biblioteconomia, indexados no repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre os anos de 2011 a 2014. Para o registro dos dados foram empregadas, como instrumento de coleta, fichas documentais, elaboradas com base na metodologia proposta por Kobashi (1994). Os resultados mostram que a)Tema e a Metodologia estão presentes em todos os resumos enquanto que a Problema e a Hipótese não foram identificados; b) Resultado e Conclusão foram registrados em 21 dos 30 resumos analisados; c) embora todos os resumos tivessem Tema, uma boa parte deles estava dispersa ao longo do texto e não se encontrava no início do resumo; d) quanto a Metodologia: quase metade (47%) dos resumos não apresentam a classificação da pesquisa do ponto de vista da abordagem do problema; 60% dos resumos registram serem pesquisas descritivas e exploratórias; 10 resumos não apresentaram a classificação da pesquisa quanto ao tipo de procedimento técnico; o questionário é o tipo de instrumento de coleta de dados mais utilizado; 47% definem a população e critérios de seleção do corpus da pesquisa e 33% registram os instrumentos de coleta adotados; e) 53% dos resumos apresentam Resultado e Conclusão, 17% registram Resultados sem Conclusão, 17% tinham Conclusão, mas não discorrem sobre os Resultados, 13% não registraram Conclusão nem Resultados. Com base nos resultados apresentados e fundamentados na metodologia proposta por Kobashi (1994) para o tipo de texto argumentativo 1, foram propostas orientações voltadas para alunos de graduação que desejem aprimorar o conteúdo dos resumos dos TCC. Conclui-se que de certa forma os resumos tem um bom nível no que se refere à presença dos principais elementos. No entanto, a análise mais aprofundada do conteúdo das partes dos resumos nos mostra que ainda faltam alguns quesitos para que se categorizem como de ótima qualidade. Assim, ficou evidente que os resumos dos TCC merecem uma atenção dobrada para sua construção.Abstracts plays a key role in the Information Organization. They function as the access link the original text. In this context, this study bothered to answer the following question: The Abstracts recorded in the graduation final monographs (GFM) of the course of Library of UFSC, they have the necessary requirements that qualify as true products of representation of information? Therefore, it was determined the general objective Investigate summaries recorded in the graduation final monographs (GFM) made in Library Science at UFSC. the following objectives:a) select a graduation final monographs (GFM) set made in Library Science at UFSC;b) to analyze the summaries of GFM from the perspective of methodology proposed by Kobashi (1994) and c) propose guidelines for the preparation of GFM summaries. From the point of approach to the problem, it is a quantitative and qualitative. As to the objectives, is exploratory and with regard to technical procedures is defined as documentary. The corpus consisted of 30 Librarian ship Course abstracts indexed in the institutional repository Federal University of Santa Catarina (UFSC) between the years 2011 to 2014. For the record data they were used as collection instrument, the information form, prepared based on the methodology proposed by Kobashi (1994). The results show that a) Subject and methodology are present in all the summaries while the problem and the hypothesis were not identified; b) Results and Conclusions were recorded in 21 of the 30 analyzed abstracts; c) although all abstracts have subject, a good portion of them were scattered throughout the text and not in the beginning of the summary; d) as a Methodology: nearly half (47%) of the summaries does not present the research of classification from the point of view of the problem of approach; 60% of the abstracts record being descriptive and exploratory research; 10 abstracts did not present the sort of research about the type of technical procedure; the questionnaire is the most widely used type of data collection instrument; 47% define the population and research corpus selection criteria and 33% recorded the collection instruments adopted; e) 53% of the abstracts presented Results and Conclusion, 17% no record Conclusion Results, 17% had Completion, but not write about the results, 13% reported no conclusion or results. Based on the results presented and based on the methodology proposed by Kobashi (1994) for the type of argumentative text 1, It was proposed guidelines aimed at undergraduate students who wish to improve the content of the summaries of the GFM. It is concluded that somehow the summaries have a good level with respect to the presence of the main elements. However, further analysis of the content of parts of abstracts shows us that there are still some questions so that they categorize as great quality. Thus, it became clear that the summaries of GFM deserve attention folded its construction.Florianópolis, SCCafé, LígiaUniversidade Federal de Santa CatarinaCavalheiro, Taoana2015-07-15T15:20:41Z2015-07-15T15:20:41Z2015-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis91 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133694Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-15T15:20:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133694Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-15T15:20:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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