"The english(es) in me": investigating meanings of english and identity construction in narratives of brazilian students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michels, Paula Eduarda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198314
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.
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spelling "The english(es) in me": investigating meanings of english and identity construction in narratives of brazilian studentsLíngua inglesaIdentidade socialRepresentações sociaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.O status da língua inglesa como língua internacional e o reconhecimento de seus usos múltiplos e transculturais ao redor do mundo vem sendo amplamente discutidos na área de linguística aplicada. Assim, considerando a descentralização da língua inglesa e a necessidade de atentar para as múltiplas identidades sociais de seus falantes, e tendo também em vista que é através da linguagem que um indivíduo negocia um senso de si mesmo e de como se relaciona com o mundo (NORTON, 2000), esta pesquisa buscou investigar os significados e valores atribuídos à língua inglesa por um grupo de 16 estudantes ingressantes no curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bem como suas identificações culturais com relação à língua e a maneira em que constroem suas identidades como falantes de inglês. O método da pesquisa orientou-se por uma abordagem qualitativa interpretativa, com base na investigação narrativa (RIESSMAN, 2008). As narrativas em questão foram construídas durante entrevistas individuais semiestruturadas e posteriormente transcritas para análise temática. A discussão dos resultados levantou que: (i) os significados e valores atribuídos pelos participantes à língua inglesa indicam que esta assume, para eles, um valor simbólico muito maior que o seu valor instrumental ou material, que vai da possibilidade de circular como cidadãos globais ao reconhecimento social e pessoal; (ii) suas identificações culturais demonstram que a maioria dos participantes ainda representa o inglês como pertencente aos países do círculo interno de Kachru (1985), muito embora reconheçam a pluralidade e se identifiquem culturalmente com elementos da língua inglesa, juntamente com elementos de suas culturas locais; (iii) tendo em vista suas performances em diferentes comunidades de língua inglesa principalmente as virtuais os participantes aparentam estar se desenvolvendo enquanto legítimos usuários da língua; no entanto, alguns ainda não se percebem como falantes de inglês . Nesse sentido, este estudo buscou também trazer contribuições para a reflexão pedagógica do ensino de inglês, tendo em vista a importância de se conhecer as construções identitárias dos estudantes e de expandir os modelos culturais e linguísticos apresentados para que estes se reconheçam como membros legítimos da comunidade global de falantes/usuários de inglês.Abstract : The status of English as an international language and the recognition of its multiple and cross-cultural uses around the world has been widely discussed in the area of applied linguistics. Taking into account the decentering of English and the need for recognizing the multiple social identities of its speakers, and considering that it is through language that a person negotiates a sense of self and their relationship to the world (Norton, 2000), this study investigated the meanings and values attributed to English by a group of 16 students entering the English Language and Literature undergraduate program at UFSC, as well as their cultural identification with the language and the ways in which they construct their identities as English speakers. The research method followed a qualitative interpretive approach based on narrative inquiry (Riessman, 2008). The narratives in question were constructed during individual semi-structured interviews and later transcribed for thematic analysis. The results discussion showed that: (i) the meanings and values attributed to English by the participants indicate that they assume a symbolic value much higher than their instrumental or material worth, ranging from the possibility of becoming global citizens to receiving social and personal recognition; (ii) their cultural identifications demonstrate that most participants still represent English as belonging to Kachru (1985) s inner-circle countries, although they recognize plurality and identify themselves culturally with English-related elements, alongside with elements from their local cultures; (iii) in view of their performances in different English-speaking communities - mainly virtual ones - participants seem to be developing themselves as legitimate users of English; however, some of them still do not perceive themselves as 'English speakers'. In this sense, this study also sought to contribute to the English teaching reflective practice, as it stresses the importance of getting to know students identity constructions and of expanding cultural and linguistic models of English so that learners recognize themselves as legitimate members of the global community of English speakers/users.Gil, GlóriaUniversidade Federal de Santa CatarinaMichels, Paula Eduarda2019-07-25T11:39:13Z2019-07-25T11:39:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis163 p.| il.application/pdf359891https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198314engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:39:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198314Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:39:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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