The process of english language teachers' professional identity (re) construction at IFSC: an interpretive qualitative study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Fernanda Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186162
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017.
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spelling The process of english language teachers' professional identity (re) construction at IFSC: an interpretive qualitative studyLíngua inglesaIdentidade profissionalProfessores de inglêsTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017.Abstract : This interpretive qualitative study investigates how the professional identities of three English language teachers are (re)constructed, sustained and changed in the context of IFSC, a federal institution of professional, scientific and technological education. In doing so, I weave interpretations regarding the issues that emerge in the (re)construction of the participant teachers? professional identities as they experience their context of work, the ways in which they position themselves in face of such issues and the voices that resound in the (re)construction of their professional identities. Data were generated between 2014/2 and 2015/2 with three English language teachers and included participant observation in the daily lives of the participant teachers both in the classroom, when I observed, took notes and recorded their classes, and outside of the classroom when I kept a daily journal of the participants activities and whatever called my attention. In addition to that, data generation also included an in-depth interview with each participant and some email exchanges. Data analysis consisted in a long process of reflection, subjective interpretation and construction of meanings from the triangulation of data generated through the aforementioned strategies in interaction with the theoretical framework that give support to this study (Billett , 2004; Billett & Pavlova, 2005; Billett et al, 2006; Bohn, 2005; Connelly & Clandinin, 1999; Clandinin & Connelly, 1995, 1996; Clandinin et al, 2006; Coldron & Smith, 1999; Gee, 2000 and Wenger, 1998). The findings suggest that the process of English language teachers? professional identities (re)construction, sustenance and change interact with a number of issues that emerge as they experience their context of work. Among the issues that emerged are: lack of orientation regarding IFSC?s hierarchical and bureaucratic operational and organizational structure, matters of power and control, challenges regarding the (re)construction of their ESP teacher identity and the importance of teachers? previous family, schooling, academic and professional experiences in the process of their professional identities? (re)construction. Findings also suggest that participants? positioning is expressed in their alignment or exercising of their agency in face of such issues and that some of the voices that resound in the (re)construction of their professional identities are those of the family, school teachers, university professors, authors of texts read during their academic life, their students, to cite but a few.Este estudo qualitativo interpretativo investiga como as identidades profissionais de três professores de inglês são (re) construídas, sustentadas e alteradas no contexto do IFSC, uma instituição federal de educação profissional, científica e tecnológica. Para tanto, teço interpretações sobre as questões que emergem no processo de (re) construção das identidades profissionais dos professores participantes à medida que eles experienciam seu contexto de trabalho, as formas como se posicionam diante dessas questões e as vozes que ressoam no processo de (re) construção de suas identidades profissionais. Os dados foram gerados entre 2014/2 e 2015/2 com três professores de língua inglesa através da observação participante do dia-a-dia dos professores, tanto na sala de aula quando observei, tomei notas e gravei suas aulas, quanto fora da sala de aula quando eu mantive um diário de bordo anotando tudo o que chamava minha atenção. Além disso, a geração de dados também incluiu uma entrevista aprofundada com cada um dos participantes e algumas correspondências de e-mail. A análise dos dados consistiu em um longo processo de reflexão, interpretação subjetiva e construção de significados a partir da triangulação dos dados gerados através das estratégias acima mencionadas em interação com o quadro teórico que dá suporte a este estudo (Billett, 2004; Billett & Pavlova, 2005; Billett Et al, 2006; Bohn, 2005, Connelly & Clandinin, 1999; Clandinin & Connelly, 1995, 1996; Clandinin et al, 2006; Coldron & Smith, 1999; Gee, 2000 e Wenger, 1998). Resultados sugerem que o processo de (re) construção, sustentação e mudança da identidade profissional dos professores de língua inglesa interage com uma série de questões que emergem à medida eles que experienciam seu contexto de trabalho. Entre as questões emergentes, destacam-se: a falta de orientação acerca da hierarquis e burocracia involvida na estrutura operacional e organizacional do IFSC, questões de poder e controle, desafios relacionados à (re) construção de sua identidade de professores de Inglês para fins específicos e à importância das experiências prévias familiares, escolares, acadêmicas e profissionais no processo de (re) construção de suas identidades profissionais. Os resultados também sugerem que o posicionamento dos participantes expressa-se em seu alinhamento ou exercício da sua agência diante destas questões e que algumas das vozes que ressoam na (re) construção de suas identidades profissionais são as da família, dos professores da escola e da universidade, autores de textos lidos durante sua vida acadêmica, seus alunos, etc.Gil, GlóriaUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Fernanda Ramos2018-05-11T17:25:45Z2018-05-11T17:25:45Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis367 p.| il.application/pdf351499https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186162engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-11T17:25:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186162Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-11T17:25:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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