ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Leonardo Cardoso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Junges, Ivone, Sarquis, Aléssio Bessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230164
Resumo: Na literatura de marketing, o engajamento de clientes é um conceito relativamente novo, no setor educacional, as instituições de ensino estão cada vez mais reconhecendo o valor de estabelecer relacionamentos produtivos com estudantes e de obter engajamento destes estudantes. Diante deste contexto, buscou analisar e identificar se a satisfação é um preditor do engajamento do estudante, no contexto de uma IES. Esta pesquisa trata-se de um estudo quantitativo, descritivo na forma de levantamento de campo, envolvendo estudantes matriculados na graduação. Os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais. Ao final da pesquisa apresentou-se um alto grau de engajamento pela satisfação, assim, os resultados evidenciam uma relação positiva entre os construtos da pesquisa. O estudo destaca-se por abordar o tema engajamento de estudantes no contexto brasileiro e contribuiu para a identificação de preditores do engajamento de estudantes, uma temática com carência de estudos.
id UFSC_54aa034a3ff6f7cfb261ab54e4f00bae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230164
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINONa literatura de marketing, o engajamento de clientes é um conceito relativamente novo, no setor educacional, as instituições de ensino estão cada vez mais reconhecendo o valor de estabelecer relacionamentos produtivos com estudantes e de obter engajamento destes estudantes. Diante deste contexto, buscou analisar e identificar se a satisfação é um preditor do engajamento do estudante, no contexto de uma IES. Esta pesquisa trata-se de um estudo quantitativo, descritivo na forma de levantamento de campo, envolvendo estudantes matriculados na graduação. Os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais. Ao final da pesquisa apresentou-se um alto grau de engajamento pela satisfação, assim, os resultados evidenciam uma relação positiva entre os construtos da pesquisa. O estudo destaca-se por abordar o tema engajamento de estudantes no contexto brasileiro e contribuiu para a identificação de preditores do engajamento de estudantes, uma temática com carência de estudos.INPEAU/UFSC2021-12-02T12:07:25Z2021-12-02T12:07:25Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230164Gomes, Leonardo CardosoJunges, IvoneSarquis, Aléssio Bessaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-02T12:07:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230164Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-02T12:07:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
title ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
spellingShingle ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
Gomes, Leonardo Cardoso
title_short ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
title_full ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
title_fullStr ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
title_full_unstemmed ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
title_sort ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
author Gomes, Leonardo Cardoso
author_facet Gomes, Leonardo Cardoso
Junges, Ivone
Sarquis, Aléssio Bessa
author_role author
author2 Junges, Ivone
Sarquis, Aléssio Bessa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Leonardo Cardoso
Junges, Ivone
Sarquis, Aléssio Bessa
description Na literatura de marketing, o engajamento de clientes é um conceito relativamente novo, no setor educacional, as instituições de ensino estão cada vez mais reconhecendo o valor de estabelecer relacionamentos produtivos com estudantes e de obter engajamento destes estudantes. Diante deste contexto, buscou analisar e identificar se a satisfação é um preditor do engajamento do estudante, no contexto de uma IES. Esta pesquisa trata-se de um estudo quantitativo, descritivo na forma de levantamento de campo, envolvendo estudantes matriculados na graduação. Os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais. Ao final da pesquisa apresentou-se um alto grau de engajamento pela satisfação, assim, os resultados evidenciam uma relação positiva entre os construtos da pesquisa. O estudo destaca-se por abordar o tema engajamento de estudantes no contexto brasileiro e contribuiu para a identificação de preditores do engajamento de estudantes, uma temática com carência de estudos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02T12:07:25Z
2021-12-02T12:07:25Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230164
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652336224010240