ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230164 |
Resumo: | Na literatura de marketing, o engajamento de clientes é um conceito relativamente novo, no setor educacional, as instituições de ensino estão cada vez mais reconhecendo o valor de estabelecer relacionamentos produtivos com estudantes e de obter engajamento destes estudantes. Diante deste contexto, buscou analisar e identificar se a satisfação é um preditor do engajamento do estudante, no contexto de uma IES. Esta pesquisa trata-se de um estudo quantitativo, descritivo na forma de levantamento de campo, envolvendo estudantes matriculados na graduação. Os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais. Ao final da pesquisa apresentou-se um alto grau de engajamento pela satisfação, assim, os resultados evidenciam uma relação positiva entre os construtos da pesquisa. O estudo destaca-se por abordar o tema engajamento de estudantes no contexto brasileiro e contribuiu para a identificação de preditores do engajamento de estudantes, uma temática com carência de estudos. |
id |
UFSC_54aa034a3ff6f7cfb261ab54e4f00bae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230164 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINONa literatura de marketing, o engajamento de clientes é um conceito relativamente novo, no setor educacional, as instituições de ensino estão cada vez mais reconhecendo o valor de estabelecer relacionamentos produtivos com estudantes e de obter engajamento destes estudantes. Diante deste contexto, buscou analisar e identificar se a satisfação é um preditor do engajamento do estudante, no contexto de uma IES. Esta pesquisa trata-se de um estudo quantitativo, descritivo na forma de levantamento de campo, envolvendo estudantes matriculados na graduação. Os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais. Ao final da pesquisa apresentou-se um alto grau de engajamento pela satisfação, assim, os resultados evidenciam uma relação positiva entre os construtos da pesquisa. O estudo destaca-se por abordar o tema engajamento de estudantes no contexto brasileiro e contribuiu para a identificação de preditores do engajamento de estudantes, uma temática com carência de estudos.INPEAU/UFSC2021-12-02T12:07:25Z2021-12-02T12:07:25Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230164Gomes, Leonardo CardosoJunges, IvoneSarquis, Aléssio Bessaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-02T12:07:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230164Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-02T12:07:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO |
title |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO |
spellingShingle |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO Gomes, Leonardo Cardoso |
title_short |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO |
title_full |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO |
title_fullStr |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO |
title_sort |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO |
author |
Gomes, Leonardo Cardoso |
author_facet |
Gomes, Leonardo Cardoso Junges, Ivone Sarquis, Aléssio Bessa |
author_role |
author |
author2 |
Junges, Ivone Sarquis, Aléssio Bessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Leonardo Cardoso Junges, Ivone Sarquis, Aléssio Bessa |
description |
Na literatura de marketing, o engajamento de clientes é um conceito relativamente novo, no setor educacional, as instituições de ensino estão cada vez mais reconhecendo o valor de estabelecer relacionamentos produtivos com estudantes e de obter engajamento destes estudantes. Diante deste contexto, buscou analisar e identificar se a satisfação é um preditor do engajamento do estudante, no contexto de uma IES. Esta pesquisa trata-se de um estudo quantitativo, descritivo na forma de levantamento de campo, envolvendo estudantes matriculados na graduação. Os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais. Ao final da pesquisa apresentou-se um alto grau de engajamento pela satisfação, assim, os resultados evidenciam uma relação positiva entre os construtos da pesquisa. O estudo destaca-se por abordar o tema engajamento de estudantes no contexto brasileiro e contribuiu para a identificação de preditores do engajamento de estudantes, uma temática com carência de estudos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-02T12:07:25Z 2021-12-02T12:07:25Z 2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-08-0 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230164 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-08-0 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652336224010240 |