O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83857 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
id |
UFSC_54d50f7ba179f348637b49d763387f06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83857 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médioInformaticaCiência da computaçãoMultímidia interativaFisica modernaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoEste trabalho aponta algumas possibilidades na utilização de sistemas informatizados para o aproveitamento no ensino da física contemporânea e na construção do conhecimento científico e suas implicações. No projeto proposto indicamos alguns caminhos onde podemos construir ferramentas hipermídia adaptadas ao ensino, em específico o ensino da física moderna. Com o entendimento destes conceitos inserimos o estudante na sociedade moderna, através da percepção do significado da tecnologia na sociedade contemporânea. Para desenvolver o ensino da física é proposto um tutorial hipermídia - composto de textos, vídeos, animações, sons e demais recursos hipermídia. Este tutorial objetiva oportunizar ambientes de "zonas próximas do conhecimento" para a construção de modelos mentais da ciência contemporânea, no estudante secundarista. Este trabalho conta também com uma revisão bibliográfica sobre a tecnologia hipermídia e algumas idéias sobre educação e informática. O desenvolvimento deste protótipo apresentou resultados positivos na utilização da hipermídia como metodologia para o ensino da física moderna. No entanto, apresentou a necessidade de técnicas mais sofisticadas para o desenvolvimento de tutores hipermídia e de uma nova postura do professor diante das novas tecnologias da educação.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaReis, Marcos Rogério dos2012-10-20T04:03:06Z2012-10-20T04:03:06Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf221369http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83857porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T06:23:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83857Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:23:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio |
title |
O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio |
spellingShingle |
O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio Reis, Marcos Rogério dos Informatica Ciência da computação Multímidia interativa Fisica moderna Estudo e ensino |
title_short |
O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio |
title_full |
O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio |
title_fullStr |
O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio |
title_sort |
O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio |
author |
Reis, Marcos Rogério dos |
author_facet |
Reis, Marcos Rogério dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Joao Bosco da Motta Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Marcos Rogério dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Ciência da computação Multímidia interativa Fisica moderna Estudo e ensino |
topic |
Informatica Ciência da computação Multímidia interativa Fisica moderna Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T04:03:06Z 2012-10-20T04:03:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
221369 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83857 |
identifier_str_mv |
221369 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652351700992000 |