O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marcos Rogério dos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83857
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
id UFSC_54d50f7ba179f348637b49d763387f06
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83857
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médioInformaticaCiência da computaçãoMultímidia interativaFisica modernaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoEste trabalho aponta algumas possibilidades na utilização de sistemas informatizados para o aproveitamento no ensino da física contemporânea e na construção do conhecimento científico e suas implicações. No projeto proposto indicamos alguns caminhos onde podemos construir ferramentas hipermídia adaptadas ao ensino, em específico o ensino da física moderna. Com o entendimento destes conceitos inserimos o estudante na sociedade moderna, através da percepção do significado da tecnologia na sociedade contemporânea. Para desenvolver o ensino da física é proposto um tutorial hipermídia - composto de textos, vídeos, animações, sons e demais recursos hipermídia. Este tutorial objetiva oportunizar ambientes de "zonas próximas do conhecimento" para a construção de modelos mentais da ciência contemporânea, no estudante secundarista. Este trabalho conta também com uma revisão bibliográfica sobre a tecnologia hipermídia e algumas idéias sobre educação e informática. O desenvolvimento deste protótipo apresentou resultados positivos na utilização da hipermídia como metodologia para o ensino da física moderna. No entanto, apresentou a necessidade de técnicas mais sofisticadas para o desenvolvimento de tutores hipermídia e de uma nova postura do professor diante das novas tecnologias da educação.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaReis, Marcos Rogério dos2012-10-20T04:03:06Z2012-10-20T04:03:06Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf221369http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83857porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T06:23:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83857Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:23:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio
title O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio
spellingShingle O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio
Reis, Marcos Rogério dos
Informatica
Ciência da computação
Multímidia interativa
Fisica moderna
Estudo e ensino
title_short O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio
title_full O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio
title_fullStr O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio
title_full_unstemmed O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio
title_sort O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio
author Reis, Marcos Rogério dos
author_facet Reis, Marcos Rogério dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Joao Bosco da Motta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marcos Rogério dos
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica
Ciência da computação
Multímidia interativa
Fisica moderna
Estudo e ensino
topic Informatica
Ciência da computação
Multímidia interativa
Fisica moderna
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T04:03:06Z
2012-10-20T04:03:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 221369
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83857
identifier_str_mv 221369
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652351700992000