(In)compreensibilidade e metalinguagem: uma leitura da peça O Gato de Botas, de Tieck

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazan, Isabela Marchi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191462
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018.
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spelling (In)compreensibilidade e metalinguagem: uma leitura da peça O Gato de Botas, de TieckLiteraturaTeatro alemãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018.A proposta deste trabalho é aproximar a peça Der gestiefelte Kater (O gato de botas), escrita em 1797 pelo alemão Ludwig Tieck (1773-1853), ao drama moderno. Para tanto, recorre-se sobretudo às reflexões da obra Teoria do Drama Moderno (1880-1950), em que Peter Szondi identifica na dramaturgia entre o final do século XIX e meados do século XX aspectos que colocaram em questão a forma do drama absoluto, fechado em si mesmo. A peça de Tieck apresenta um teatro dentro do teatro. Esse recurso, denominado metateatro, traz à discussão o próprio fazer drama, o que se estuda em interlocução com Lionel Abel, quem inclusive cunhou o termo na década de 1960. Em diálogo com Friedrich Schlegel e demais pensadores do Primeiro Romantismo, Tieck propunha uma reflexão sobre a forma dramática, um questionamento que se pode pensar expandido, em contraposição ao mundo das regras, não somente da composição, como também dos valores, dos saberes atrelados ao Esclarecimento, ao Século das Luzes.Zusammenfassung : In der vorliegenden Arbeit soll das Theaterstück Der gestiefelte Kater , das 1797 von Ludwig Tieck (1773 1853) geschrieben wurde, im Bezug auf das moderne Drama analysiert werden. In diesem Sinne wende ich mich vor allem an die Betrachtungen des Werkes Theorie des modernen Dramas von Peter Szondi, in dem er die Aspekte in der Form des in sich geschlossenen absoluten Dramas in der Dramaturgie zwischen Ende des 19. Jahrhunderts und Mitte des 20. Jahrhunderts identifiziert und in Frage stellt. Das Theaterstück Tiecks stellt ein Theater im Theater dar. Ziel dieses Mittels, Metadrama genannt, ist es, die Diskussion über die Art und Weise, wie ein Drama gemacht wird, nahezubringen. Und in diesem Zusammenhang beschäftigt man sich mit Lionel Abel, der den Begriff Metadrama in den 1960er-Jahren geprägt hat. Im Dialog mit Friedrich Schlegel und anderen Denkern der frühen Romantik stellt Tieck Überlegungen zur dramatischen Form an eine Fragestellung, die man erweitert denken kann, im Gegensatz zur Welt der Regeln, der Komposition, aber auch der Werte und des Wissens. All dies steht im Zeitalter der Aufklärung in einem Zusammenhang.Barbosa, Maria AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaBazan, Isabela Marchi2018-11-22T03:04:53Z2018-11-22T03:04:53Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 p.application/pdf354764https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191462porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-22T03:04:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191462Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-22T03:04:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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