Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kon, Artur Sartori
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pandaemonium Germanicum (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182288
Resumo: Abordando o conjunto das chamadas “peças de fala” (Sprechstücke), as primeiras quatro obras escritas para o teatro ainda nos anos 60 por Peter Handke, Prêmio Nobel de Literatura de 2019, o ensaio busca localizar nelas mais do que o jogo autorreferencial alienado censurado por muitos num suposto pós-modernismo. Relacionando o projeto do autor com uma tradição modernista propriamente austríaca e com as preocupações de uma possível filosofia política da linguagem, investigamos essa dramaturgia como uma operação crítica em relação a um funcionamento coercitivo da linguagem, para ao fim relacionar esse interesse com sua posição na história do teatro, propondo seu papel chave para compreender a cena contemporânea.
id USP-28_f05ccbafd96d328816702b9fb57cbce3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/182288
network_acronym_str USP-28
network_name_str Pandaemonium Germanicum (Online)
repository_id_str
spelling Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)Prologue terminable and interminable (on Peter Handke’s early plays)Peter HandkeTeatro contemporâneoLiteratura austríacaTeatro alemãoPeter HandkeContemporary theatreAustrian literatureGerman theatreAbordando o conjunto das chamadas “peças de fala” (Sprechstücke), as primeiras quatro obras escritas para o teatro ainda nos anos 60 por Peter Handke, Prêmio Nobel de Literatura de 2019, o ensaio busca localizar nelas mais do que o jogo autorreferencial alienado censurado por muitos num suposto pós-modernismo. Relacionando o projeto do autor com uma tradição modernista propriamente austríaca e com as preocupações de uma possível filosofia política da linguagem, investigamos essa dramaturgia como uma operação crítica em relação a um funcionamento coercitivo da linguagem, para ao fim relacionar esse interesse com sua posição na história do teatro, propondo seu papel chave para compreender a cena contemporânea.Addressing the set of so-called “spoken plays” or “speech plays” (Sprechstücke), the first four works written for the theater in the 1960s by Peter Handke, 2019 Nobel Prize for Literature, the essay seeks to locate in them more than the alienated self-referential game condemned by many in a supposed postmodernism. Relating the author's project with a properly Austrian modernist tradition and with the concerns of a possible political philosophy of language, we investigate his playwriting as a critical operation in relation to the coercive function of language, in order to finally relate this interest to its position in theater history, proposing its key role in understanding the contemporary scene.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/18228810.11606/1982-88372443111Pandaemonium Germanicum; v. 24 n. 43 (2021); 111-1381982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182288/169060Copyright (c) 2021 Pandaemonium Germanicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKon, Artur Sartori2021-02-23T13:13:05Zoai:revistas.usp.br:article/182288Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:56.900772Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
Prologue terminable and interminable (on Peter Handke’s early plays)
title Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
spellingShingle Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
Kon, Artur Sartori
Peter Handke
Teatro contemporâneo
Literatura austríaca
Teatro alemão
Peter Handke
Contemporary theatre
Austrian literature
German theatre
title_short Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
title_full Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
title_fullStr Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
title_full_unstemmed Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
title_sort Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
author Kon, Artur Sartori
author_facet Kon, Artur Sartori
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kon, Artur Sartori
dc.subject.por.fl_str_mv Peter Handke
Teatro contemporâneo
Literatura austríaca
Teatro alemão
Peter Handke
Contemporary theatre
Austrian literature
German theatre
topic Peter Handke
Teatro contemporâneo
Literatura austríaca
Teatro alemão
Peter Handke
Contemporary theatre
Austrian literature
German theatre
description Abordando o conjunto das chamadas “peças de fala” (Sprechstücke), as primeiras quatro obras escritas para o teatro ainda nos anos 60 por Peter Handke, Prêmio Nobel de Literatura de 2019, o ensaio busca localizar nelas mais do que o jogo autorreferencial alienado censurado por muitos num suposto pós-modernismo. Relacionando o projeto do autor com uma tradição modernista propriamente austríaca e com as preocupações de uma possível filosofia política da linguagem, investigamos essa dramaturgia como uma operação crítica em relação a um funcionamento coercitivo da linguagem, para ao fim relacionar esse interesse com sua posição na história do teatro, propondo seu papel chave para compreender a cena contemporânea.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182288
10.11606/1982-88372443111
url https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182288
identifier_str_mv 10.11606/1982-88372443111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182288/169060
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pandaemonium Germanicum
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pandaemonium Germanicum
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum; v. 24 n. 43 (2021); 111-138
1982-8837
1414-1906
reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Pandaemonium Germanicum (Online)
collection Pandaemonium Germanicum (Online)
repository.name.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||pandaemonium@usp.br
_version_ 1800221979151695872