Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182288 |
Resumo: | Abordando o conjunto das chamadas “peças de fala” (Sprechstücke), as primeiras quatro obras escritas para o teatro ainda nos anos 60 por Peter Handke, Prêmio Nobel de Literatura de 2019, o ensaio busca localizar nelas mais do que o jogo autorreferencial alienado censurado por muitos num suposto pós-modernismo. Relacionando o projeto do autor com uma tradição modernista propriamente austríaca e com as preocupações de uma possível filosofia política da linguagem, investigamos essa dramaturgia como uma operação crítica em relação a um funcionamento coercitivo da linguagem, para ao fim relacionar esse interesse com sua posição na história do teatro, propondo seu papel chave para compreender a cena contemporânea. |
id |
USP-28_f05ccbafd96d328816702b9fb57cbce3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/182288 |
network_acronym_str |
USP-28 |
network_name_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)Prologue terminable and interminable (on Peter Handke’s early plays)Peter HandkeTeatro contemporâneoLiteratura austríacaTeatro alemãoPeter HandkeContemporary theatreAustrian literatureGerman theatreAbordando o conjunto das chamadas “peças de fala” (Sprechstücke), as primeiras quatro obras escritas para o teatro ainda nos anos 60 por Peter Handke, Prêmio Nobel de Literatura de 2019, o ensaio busca localizar nelas mais do que o jogo autorreferencial alienado censurado por muitos num suposto pós-modernismo. Relacionando o projeto do autor com uma tradição modernista propriamente austríaca e com as preocupações de uma possível filosofia política da linguagem, investigamos essa dramaturgia como uma operação crítica em relação a um funcionamento coercitivo da linguagem, para ao fim relacionar esse interesse com sua posição na história do teatro, propondo seu papel chave para compreender a cena contemporânea.Addressing the set of so-called “spoken plays” or “speech plays” (Sprechstücke), the first four works written for the theater in the 1960s by Peter Handke, 2019 Nobel Prize for Literature, the essay seeks to locate in them more than the alienated self-referential game condemned by many in a supposed postmodernism. Relating the author's project with a properly Austrian modernist tradition and with the concerns of a possible political philosophy of language, we investigate his playwriting as a critical operation in relation to the coercive function of language, in order to finally relate this interest to its position in theater history, proposing its key role in understanding the contemporary scene.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/18228810.11606/1982-88372443111Pandaemonium Germanicum; v. 24 n. 43 (2021); 111-1381982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182288/169060Copyright (c) 2021 Pandaemonium Germanicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKon, Artur Sartori2021-02-23T13:13:05Zoai:revistas.usp.br:article/182288Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:56.900772Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke) Prologue terminable and interminable (on Peter Handke’s early plays) |
title |
Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke) |
spellingShingle |
Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke) Kon, Artur Sartori Peter Handke Teatro contemporâneo Literatura austríaca Teatro alemão Peter Handke Contemporary theatre Austrian literature German theatre |
title_short |
Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke) |
title_full |
Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke) |
title_fullStr |
Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke) |
title_full_unstemmed |
Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke) |
title_sort |
Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke) |
author |
Kon, Artur Sartori |
author_facet |
Kon, Artur Sartori |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kon, Artur Sartori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Peter Handke Teatro contemporâneo Literatura austríaca Teatro alemão Peter Handke Contemporary theatre Austrian literature German theatre |
topic |
Peter Handke Teatro contemporâneo Literatura austríaca Teatro alemão Peter Handke Contemporary theatre Austrian literature German theatre |
description |
Abordando o conjunto das chamadas “peças de fala” (Sprechstücke), as primeiras quatro obras escritas para o teatro ainda nos anos 60 por Peter Handke, Prêmio Nobel de Literatura de 2019, o ensaio busca localizar nelas mais do que o jogo autorreferencial alienado censurado por muitos num suposto pós-modernismo. Relacionando o projeto do autor com uma tradição modernista propriamente austríaca e com as preocupações de uma possível filosofia política da linguagem, investigamos essa dramaturgia como uma operação crítica em relação a um funcionamento coercitivo da linguagem, para ao fim relacionar esse interesse com sua posição na história do teatro, propondo seu papel chave para compreender a cena contemporânea. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182288 10.11606/1982-88372443111 |
url |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182288 |
identifier_str_mv |
10.11606/1982-88372443111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182288/169060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pandaemonium Germanicum https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pandaemonium Germanicum https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum; v. 24 n. 43 (2021); 111-138 1982-8837 1414-1906 reponame:Pandaemonium Germanicum (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
collection |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pandaemonium@usp.br |
_version_ |
1800221979151695872 |