Os cursos técnicos nos CEFET e o ensino de física: uma proposta para a promoção da alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Socorro, Marlene Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90876
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2008
id UFSC_5523bfeb88d0ebf51d969b61db78c5a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90876
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os cursos técnicos nos CEFET e o ensino de física: uma proposta para a promoção da alfabetização científicaEducação científica e tecnológicaEducação tecnológicaFísicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2008Este trabalho de pesquisa possui como foco o ensino de Física nos cursos de nível médio integrado à educação profissional, ofertados nos centros federais de educação tecnológica e sua contribuição na Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. Utilizando como base teórica a proposta pedagógica e epistemológica da Alfabetização Científica e Técnica (ACT) defendida por Gerard Fourez (1937), o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Conceitos Unificadores e Temas Geradores, o trabalho de pesquisa irá analisar os programas de Física nos cursos técnicos do nível médio dos Centros Federais de Educação Tecnológica e os documentos norteadores desses programas: os Parâmetros Curriculares Nacionais do Nível Médio (PCN+), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional dos Cursos Técnicos (DCTs) e Planos de curso, observando qual a perspectiva da alfabetização científica dos seus estudantes. Após a análise dos documentos, apresentaremos como contribuição uma proposta para o curso de Eletrotécnica, na modalidade integrada, do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA), em que a disciplina de Física utilizará o conceito unificador Energia para o desenvolvimento de temas relacionados com o conteúdo programático.This research work was created from a critical evaluation of my personnel practice as a physics teacher in the technique courses of secondary school, offered in Federal Center of Technological Education of Bahia. Using the pedagogical and epistemological proposal of Scientific and Technological Literacy (STL) formed by Gerard Fourez (1937) as theoretical basis, the focus on Science, Technology and Society (STS), Conceitos Unificadores e Temas Geradores, the research analyses the Physics programs in secondary schools technical courses of Federal Centers of Technological Education and the documents that guide its programms: the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the Diretrizes Curriculares Nacionais da Educacão Nacional dos Cursos Técnicos (DCTs) and its courses plans, observing the perspective of scientific literacy of their students. After a detailed study of these documents, as contribution, is presented a proposal to the course of Eletrotécnica, in the integrated modality, to the Federal Center of Technological Education of Bahia, in which the Physics subject, uses the unified concept of Energy to the development of matters related to the formal program.Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaSocorro, Marlene Santos2012-10-23T16:19:12Z2012-10-23T16:19:12Z2012-10-23T16:19:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf273671http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90876porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T11:31:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90876Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T11:31:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os cursos técnicos nos CEFET e o ensino de física: uma proposta para a promoção da alfabetização científica
title Os cursos técnicos nos CEFET e o ensino de física: uma proposta para a promoção da alfabetização científica
spellingShingle Os cursos técnicos nos CEFET e o ensino de física: uma proposta para a promoção da alfabetização científica
Socorro, Marlene Santos
Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Física
Estudo e ensino
title_short Os cursos técnicos nos CEFET e o ensino de física: uma proposta para a promoção da alfabetização científica
title_full Os cursos técnicos nos CEFET e o ensino de física: uma proposta para a promoção da alfabetização científica
title_fullStr Os cursos técnicos nos CEFET e o ensino de física: uma proposta para a promoção da alfabetização científica
title_full_unstemmed Os cursos técnicos nos CEFET e o ensino de física: uma proposta para a promoção da alfabetização científica
title_sort Os cursos técnicos nos CEFET e o ensino de física: uma proposta para a promoção da alfabetização científica
author Socorro, Marlene Santos
author_facet Socorro, Marlene Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Socorro, Marlene Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Física
Estudo e ensino
topic Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Física
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2008
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-23T16:19:12Z
2012-10-23T16:19:12Z
2012-10-23T16:19:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 273671
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90876
identifier_str_mv 273671
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652318037508096