A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richetti, Graziela Piccoli
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91092
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_c1fc0554ad5575aed9bc7c4b966250c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91092
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológicaEducaçãoEducação científica e tecnológicaQuimicaEstudo e ensinoAutomedicaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.A presente pesquisa pretende apontar a importância da automedicação no Ensino de Química, como tema contextualizador dos conteúdos disciplinares, para alfabetizar científica e tecnologicamente os alunos do Ensino Médio. Buscamos auxílio nas pesquisas em Saúde Pública, que revelaram dados significativos, que podem ser aproveitados sob um enfoque educacional. Na mesma direção, os documentos curriculares brasileiros são favoráveis à abordagem da automedicação na educação básica, em particular no Ensino Fundamental. Dada a importância do tema, buscamos um suporte teórico e metodológico para a contextualização no Ensino de Química por meio da abordagem de temas sociais. A perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) propõe que os conhecimentos científicos sejam trabalhados através de metodologias interdisciplinares, como as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIRs). Para investigar se os temas sociais fazem parte das aulas de Química, em particular a automedicação, foram consultados professores de Química do Ensino Médio. Como forma de verificar o interesse dos alunos sobre o tema, um questionário foi aplicado para estudantes do Ensino Médio. As informações obtidas conduziram à proposição de três IIR em torno da noção de automedicação. Nessa perspectiva, queremos mostrar que a automedicação é um tema que pode ser trabalhado com um enfoque educacional para o desenvolvimento de atributos fundamentais à formação da cidadania. The following research intends to aim the importance of the self-medication in Chemical Education, as social theme to contextualization the contents to discipline, for the scientific and technological literacy the pupils of secondary education. We search assistance in the research in Public Health, that had showed result significant, that can be used for an educational approach. In the same direction, the Brazilian curricular documents are favorable to developing self-medication in basic education, in particular in primary education. Given the importance of the subject, we search a theoretical and methodological support to contextualization in Chemical Education by means to boarding of social themes. The Scientific and technological literacy considers that the scientific knowledge are worked through interdisciplinary methodologies, as the Interdisciplinary Islands of Rationality (IIRs). To investigate if the social themes are part of the class of Chemistry, in particular self-medication, had been consulted professors of Chemistry of secondary education. As form to verify the interest of the pupils on the subject, a questionnaire was applied for students of secondary education. The information had lead to the proposal of three IIR around the self-medication notion. In this perspective, we want to show that the self-medication is a subject that can be worked with an educational approach for the development of basic attributes to the formation of the citizenship.Florianópolis, SCAlves Filho, Jose de PinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaRichetti, Graziela Piccoli2012-10-23T18:42:17Z2012-10-23T18:42:17Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis190 f.| il., grafs.application/pdf260134http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91092porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T14:48:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91092Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T14:48:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica
title A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica
spellingShingle A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica
Richetti, Graziela Piccoli
Educação
Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Automedicação
title_short A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica
title_full A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica
title_fullStr A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica
title_full_unstemmed A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica
title_sort A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica
author Richetti, Graziela Piccoli
author_facet Richetti, Graziela Piccoli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves Filho, Jose de Pinho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Richetti, Graziela Piccoli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Automedicação
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Automedicação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T18:42:17Z
2012-10-23T18:42:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 260134
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91092
identifier_str_mv 260134
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 190 f.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652019622215680