Crianças migrantes: sentidos e memórias da objetividade vivida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcubierre, Karina Strohhaecker Lisa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186510
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
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spelling Crianças migrantes: sentidos e memórias da objetividade vividaEducaçãoMigração internaEducação de criançasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.Tivemos como objetivo compreender como as crianças vivem o processo da migração a partir do seu contexto de vida e do trabalho de suas famílias. Esse interesse parte da experiência como professora de educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e decorre de questionamentos realizados a partir da chegada e da saída constante de crianças migrantes nas unidades infantis desta rede. Para alcançar nosso objetivo realizamos levantamento e análise bibliográfica sobre migrações na infância, sobre migrações e sobre o trabalho a partir de suas transformações históricas; analisamos o processo histórico das migrações no Brasil, em Santa Catarina, em Florianópolis e na região do Maciço do Morro da Cruz (MMC); analisamos a trajetória migratória, as condições de vida e de trabalho das famílias das crianças migrantes para compreender o contexto social destas e; contamos com a participação direta das crianças e de suas falas para compreender os sentidos que atribuem à migração. Tivemos como método de análise o materialismo histórico dialético e utilizamos as categorias analíticas da totalidade e das particularidades do fenômeno social migratório. Buscamos na perspectiva histórico-cultural as bases para compreender as percepções das crianças. A pesquisa de campo foi realizada em uma creche municipal que atende crianças, moradoras do MMC, Florianópolis. Contamos com a participação direta de 23 famílias migrantes que responderam um questionário objetivo; de três pais migrantes que nos concederam entrevista e; de 14 crianças migrantes com idades entre 4 e 6 anos. Fizemos uso do diário de campo, do gravador e do desenho para captar suas falas. Além disso, entrevistamos uma professora, uma auxiliar de sala, uma diretora e um supervisor escolar. Entre os resultados, destacamos que: a)a migração da classe trabalhadora não é resultado exclusivo de uma escolha individual, mas, sobretudo, de um processo socioeconômico que a condiciona vender sua força de trabalho fora de sua fronteira de origem; b) as crianças migrantes sempre existiram, embora esquecidas nas análises, políticas e pesquisas, elas enfrentaram e enfrentam a trajetória do migrar e sofrem suas consequências a depender de seus contextos de vida e de classe; c) a história migratória brasileira foi marcada pelo desenraizamento, mostrando que as migrações foram usadas no processo de construção e de consolidação das relações capitalistas de produção nacional; d) a unidade de educação infantil demonstra atuar como um local de inserção das famílias migrantes na capital catarinense e, e) as crianças não utilizam o termo ?migrar? para descrever a experiência vivida, mas usam os verbos ?mudar? e/ou ?viajar?. Suas falas revelam o modo como percebem a totalidade das relações sociais vigentes deixando claro a classe social a qual pertencem. Denunciam a forma como as contradições entre capital e trabalho determinam a objetividade da vida social e, ao mesmo tempo, condicionam as subjetividades desde a mais tenra idade.Abstract : We aimed to understand how children live the process of migration from their context of life and work of their families. This interest is part of the experience as a teacher of preschool education in the Municipal Education Network of Florianópolis and stems from questions raised from the constant arrival and departure of migrant children in children's units of this network. We carried out a survey and bibliographic analysis on migrations in childhood to reach our goal, about migrations and about work from its historical transformations; we analyzed the historical process of migrations in Brazil, in Santa Catarina, Florianópolis and in the Maciço do Morro da Cruz area (MMC); we analyzed the migratory trajectory, the living and working conditions of the families of the migrant children to understand the social context of these and; we relied on the direct participation of children and their speeches to understand the meanings they attribute to migration. We had as a method of analysis historical dialectical materialism and used the analytical categories of the totality and peculiarities of the migratory social phenomenon. We seeked in the historical-cultural perspective the bases for understanding children's perceptions. The field research was carried out in a municipal nursery that serves children, residents of the MMC, Florianópolis. We had the direct participation of 23 migrant families that answered an objective questionnaire; of three migrant parents who were interviewed by us; of 14 migrant children aged 4 to 6 years. We made use of the field diary, tape recorder, and drawing to capture their lines. In addition, we interviewed a teacher, a classroom assistant, a principal, and a school supervisor. Among the results, we highlight that: a) the migration of the working class is not the exclusive result of an individual choice, but, above all, of a socioeconomic process that conditions it to sell its labor force outside its frontier of origin; b) migrant children have always existed, although forgotten in analyzes, policies and researches, they have faced and face the migratory trajectory and suffer consequences depending on their life and class contexts; c) the Brazilian migratory history was marked by uprooting, showing that migrations were used in the process of building and consolidating capitalist relations of national production, d) the preschool education unit demonstrates to act as a place of insertion of migrant families in the capital and e) children do not use the term "migrate" to describe their experience, but use the verbs "to change" and / or "to travel." Their speeches reveal how they perceive the totality of existing social relations by making clear the social class to which they belong. They denounce the way in which the contradictions between capital and labor determine the objectivity of social life and, at the same time, condition subjectivities from the earliest age.Conde, Soraya FranzoniUniversidade Federal de Santa CatarinaAlcubierre, Karina Strohhaecker Lisa2018-05-24T04:02:41Z2018-05-24T04:02:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis285 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf351713https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186510porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-24T04:02:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186510Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-24T04:02:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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