Framework para desenvolvimento de competências digitais de enfermeiros da saúde indígena: Mukaturusá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Robson Santos da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251829
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
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spelling Framework para desenvolvimento de competências digitais de enfermeiros da saúde indígena: MukaturusáEngenharia e gestão do conhecimentoCompetência no uso de computadoresSaúde de populações indígenasEnfermeirosTelemedicinaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.A prestação de serviços de Atenção Primária à Saúde a mais de 763 mil indígenas em todo o Brasil ocorre por intermédio do Subsistema de Atenção à Saúde (SasiSUS). Enquanto parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), esse subsistema se fundamenta nas especificidades culturais das diferentes populações indígenas para a elaboração de suas políticas públicas, estratégias e ações. Dentre os profissionais que operacionalizam esse atendimento, a partir das equipes multidisciplinares de saúde indígena (EMSI), destacam-se os enfermeiros cuja variedade de serviços prestados inclui prevenção e promoção da saúde, com destaque para a realização de atividades educacionais para a população e demais integrantes das EMSI. Neste contexto, considerando a posição de liderança desses profissionais e a necessidade de proporcionar ao subsistema inovação e aprimoramento dos serviços prestados, principalmente a sob a forma de saúde digital, esta tese de doutorado teve como objetivo formular um framework para o desenvolvimento de competências digitais de enfermeiros no âmbito do SasiSUS. Quanto à abordagem, caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória-descritiva, valendo-se de meios e procedimentos que incluíram a pesquisa ex-post facto, bibliográfica, documental e de campo. A utilização de comunidade de prática e do painel Delphi serviram para captar, avaliar dados e validar a proposta junto a especialistas que também integram o público-alvo. Ocuparam posição de destaque no âmbito das discussões que fomentaram a elaboração da tese iniciativas internacionais, a legislação brasileira, e questionamentos sobre quais as competências digitais que profissionais necessárias para que possam atuar com telemedicina, terapias e intervenções personalizadas; como podem utilizar todo o potencial de dispositivos móveis, computadores, IoT, inteligência artificial, realidade aumentada e virtual e TIC; e as competências digitais necessárias para que esses profissionais possam participar de estratégias e ações que visam ampliar o acesso e a melhoria da qualidade da saúde prestada à população indígena a partir da estratégia brasileira de saúde digital, incluindo-se ações educacionais utilizando TIC. O resultado foi o framework Mukaturusá, ou seja, um conjunto organizado de dados e informações que permitem definir as competências digitais capazes de fundamentarem o aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos enfermeiros que atuam na saúde indígena a partir do uso crítico, responsável e eficiente de tecnologias da informação e comunicação.Abstract: The provision of Primary Health Care services to more than 763 thousand indigenous people throughout Brazil takes place through the Health Care Subsystem (SasiSUS). As an integral part of the Unified Health System (SUS), this subsystem is based on the cultural specificities of different indigenous populations for the elaboration of their public policies, strategies and actions. Among the professionals who operate this service, from the multidisciplinary teams of indigenous health (EMSI), nurses stand out, whose variety of provided services includes prevention and health promotion, with emphasis on carrying out educational activities for the population and other members of EMSI. In this context, considering the leadership position of these professionals and the need to provide the subsystem with innovation and improvement of the services provided, mainly in the form of digital health, this doctoral thesis aimed to formulate a framework for the development of digital skills of nurses within the scope of SasiSUS. As for the approach, it was characterized as a qualitative research and exploratory- descriptive nature- making use of means and procedures that included ex-post facto, bibliographical, documental, and field research. The use of a community of practice and the Delphi panel served to capture, evaluate data and validate the proposal with specialists who are a part of the target audience. Occupied a prominent position in the discussions that fostered the elaboration of the thesis international initiatives, Brazilian legislation, and questions about what digital competencies professionals need to work with telemedicine, therapies and personalized interventions; how they can utilize the full potential of mobile devices, computers, IoT, artificial intelligence, augmented and virtual reality and ICT; and the digital competencies necessary for these professionals to participate in strategies and actions that aim to expand access to and improve the quality of health provided to the indigenous population from the Brazilian digital health strategy, including educational actions using ICT. The result was the Mukaturusá framework, that is, an organized set of data and information that allow the definition of digital competences capable of supporting the improvement of knowledge, skills and attitudes of nurses who work in indigenous health from the critical, responsible, and efficient use of information and communication technologies.Spanhol, Fernando JoséSouza, Marcio Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Robson Santos da2023-11-07T23:27:03Z2023-11-07T23:27:03Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis320 p.| il., gráfs.application/pdf384594https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251829porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T23:27:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251829Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-07T23:27:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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