A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUNIOR, GILSON CRUZ
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: CAPARRÓZ, FRANCISCO EDUARDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240359
Resumo: Este artigo se insere no campo de debates concernido na formação acadêmico-profissional em Educação Física, em sua interface com o tema juventude, propondo-se a refletir sobre as formas pelas quais esta condição – de jovem – pode exercer influência sobre as significações atribuídas pelos sujeitos em formação inicial ao ser professor. Para alcançar essa meta, organiza-se de acordo com o seguinte itinerário de discussão: a) princípios básicos do fenômeno juventude; b) o atual cenário da educação superior brasileira, à luz de suas relações com o imaginário juvenil; c) nexos dessa conjuntura com a formação docente em Educação Física.
id UFSC_5592e1b593802a5d8682f38033d3cb8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240359
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICAJuventudeformação profissionalEducação FísicaEste artigo se insere no campo de debates concernido na formação acadêmico-profissional em Educação Física, em sua interface com o tema juventude, propondo-se a refletir sobre as formas pelas quais esta condição – de jovem – pode exercer influência sobre as significações atribuídas pelos sujeitos em formação inicial ao ser professor. Para alcançar essa meta, organiza-se de acordo com o seguinte itinerário de discussão: a) princípios básicos do fenômeno juventude; b) o atual cenário da educação superior brasileira, à luz de suas relações com o imaginário juvenil; c) nexos dessa conjuntura com a formação docente em Educação Física.2022-10-03T12:36:01Z2022-10-03T12:36:01Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240359JUNIOR, GILSON CRUZCAPARRÓZ, FRANCISCO EDUARDOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T12:36:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240359Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-03T12:36:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
JUNIOR, GILSON CRUZ
Juventude
formação profissional
Educação Física
title_short A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
author JUNIOR, GILSON CRUZ
author_facet JUNIOR, GILSON CRUZ
CAPARRÓZ, FRANCISCO EDUARDO
author_role author
author2 CAPARRÓZ, FRANCISCO EDUARDO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JUNIOR, GILSON CRUZ
CAPARRÓZ, FRANCISCO EDUARDO
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
formação profissional
Educação Física
topic Juventude
formação profissional
Educação Física
description Este artigo se insere no campo de debates concernido na formação acadêmico-profissional em Educação Física, em sua interface com o tema juventude, propondo-se a refletir sobre as formas pelas quais esta condição – de jovem – pode exercer influência sobre as significações atribuídas pelos sujeitos em formação inicial ao ser professor. Para alcançar essa meta, organiza-se de acordo com o seguinte itinerário de discussão: a) princípios básicos do fenômeno juventude; b) o atual cenário da educação superior brasileira, à luz de suas relações com o imaginário juvenil; c) nexos dessa conjuntura com a formação docente em Educação Física.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2022-10-03T12:36:01Z
2022-10-03T12:36:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240359
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652305316184064