COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, TANIA NOBRE GONÇALVES FERREIRA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PAULA, JACKELINE MARTINS DA SILVA, OLIVEIRA, REZILDA RODRIGUES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201712
Resumo: Este trabalho busca identificar quais competências individuais devem possuir os profissionais das Unidades de Auditoria Interna das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado de Pernambuco, Brasil. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratório-descritiva, de natureza quantitativa e que utilizou questionário para coleta de dados. As atividades e resultados das auditorias, basicamente da qualidade do trabalho do auditor e seus auxiliares. Assim, saber as competências necessárias e importantes para a atuação deste profissional na esfera pública torna-se relevante. A pesquisa foi composta pelas quatro IFES do estado que possuem unidade de auditoria, e a maioria dos seus servidores participou. Foram apresentadas competências subdivididas em 25 conhecimentos, 28 habilidades e 10 atitudes, para que fosse identificado o nível de importância para a atuação na auditoria. A maioria dos servidores achou importante ou muito importante os conhecimentos listados. Muito importantes as habilidades de saber escrever documentos, relatórios e normativos de maneira clara e objetiva; realizar auditorias; saber revisar documentos, relatórios e normativos de forma clara e objetiva; saber assessorar os dirigentes na tomada de decisão e ter capacidade argumentativa. E muito importantes as atitudes: ser imparcial, ético e proatividade.
id UFSC_55c200c90b475e20a9aa2fc18a21c7c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201712
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASILEste trabalho busca identificar quais competências individuais devem possuir os profissionais das Unidades de Auditoria Interna das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado de Pernambuco, Brasil. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratório-descritiva, de natureza quantitativa e que utilizou questionário para coleta de dados. As atividades e resultados das auditorias, basicamente da qualidade do trabalho do auditor e seus auxiliares. Assim, saber as competências necessárias e importantes para a atuação deste profissional na esfera pública torna-se relevante. A pesquisa foi composta pelas quatro IFES do estado que possuem unidade de auditoria, e a maioria dos seus servidores participou. Foram apresentadas competências subdivididas em 25 conhecimentos, 28 habilidades e 10 atitudes, para que fosse identificado o nível de importância para a atuação na auditoria. A maioria dos servidores achou importante ou muito importante os conhecimentos listados. Muito importantes as habilidades de saber escrever documentos, relatórios e normativos de maneira clara e objetiva; realizar auditorias; saber revisar documentos, relatórios e normativos de forma clara e objetiva; saber assessorar os dirigentes na tomada de decisão e ter capacidade argumentativa. E muito importantes as atitudes: ser imparcial, ético e proatividade.INPEAU/UFSC2019-11-25T21:51:32Z2019-11-25T21:51:32Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201712AMORIM, TANIA NOBRE GONÇALVES FERREIRAPAULA, JACKELINE MARTINS DA SILVAOLIVEIRA, REZILDA RODRIGUESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T21:51:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201712Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-25T21:51:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
spellingShingle COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
AMORIM, TANIA NOBRE GONÇALVES FERREIRA
title_short COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_full COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_fullStr COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_sort COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
author AMORIM, TANIA NOBRE GONÇALVES FERREIRA
author_facet AMORIM, TANIA NOBRE GONÇALVES FERREIRA
PAULA, JACKELINE MARTINS DA SILVA
OLIVEIRA, REZILDA RODRIGUES
author_role author
author2 PAULA, JACKELINE MARTINS DA SILVA
OLIVEIRA, REZILDA RODRIGUES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv AMORIM, TANIA NOBRE GONÇALVES FERREIRA
PAULA, JACKELINE MARTINS DA SILVA
OLIVEIRA, REZILDA RODRIGUES
description Este trabalho busca identificar quais competências individuais devem possuir os profissionais das Unidades de Auditoria Interna das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado de Pernambuco, Brasil. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratório-descritiva, de natureza quantitativa e que utilizou questionário para coleta de dados. As atividades e resultados das auditorias, basicamente da qualidade do trabalho do auditor e seus auxiliares. Assim, saber as competências necessárias e importantes para a atuação deste profissional na esfera pública torna-se relevante. A pesquisa foi composta pelas quatro IFES do estado que possuem unidade de auditoria, e a maioria dos seus servidores participou. Foram apresentadas competências subdivididas em 25 conhecimentos, 28 habilidades e 10 atitudes, para que fosse identificado o nível de importância para a atuação na auditoria. A maioria dos servidores achou importante ou muito importante os conhecimentos listados. Muito importantes as habilidades de saber escrever documentos, relatórios e normativos de maneira clara e objetiva; realizar auditorias; saber revisar documentos, relatórios e normativos de forma clara e objetiva; saber assessorar os dirigentes na tomada de decisão e ter capacidade argumentativa. E muito importantes as atitudes: ser imparcial, ético e proatividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25T21:51:32Z
2019-11-25T21:51:32Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201712
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652366576091136