Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzarini, Claudia Regina Boen
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Trindade, Deoclecia de Andrade, Leme da Silva, Maria Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160953
Resumo: Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.005
id UFSC_55de8e0516ba73c41d358fdc0a07a42f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160953
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XXEnsino de desenhoEscola primáriaFinalidadesSão PauloCirculação internacionalDisponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.005O presente artigo tem como objetivo analisar os discursos proferidos em revistas pedagógicas paulistas no início do século XX em diálogo com debates internacionais sobre o ensino de desenho para o curso primário, na intenção de criticar o ensino do desenho geométrico e promover o desenho ao natural. Com finalidades próprias que buscam desenvolver educar os olhos e a mão, promover a prática de medidas e favorecer um ensino profissional, o desenho ao natural, conjuntamente ao método intuitivo de ensino, modifica a cultura escolar com seu ensino analítico e artístico, desvinculado da cópia e da precisão. Tudo indica que a organização da classe artística é determinante na introdução do desenho ao natural na escola primária brasileira, em sintonia com o debate internacional.Boletim GEPEM (online)2016-04-26T21:07:23Z2016-04-26T21:07:23Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRIZZARINI, C.R.B,; TRINDADE, D. A.; LEME DA SILVA, M.C..Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do Século XX. Boletim GEPEM (online), v. 2, p.01, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160953Frizzarini, Claudia Regina BoenTrindade, Deoclecia de AndradeLeme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-26T21:07:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160953Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-26T21:07:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX
title Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX
spellingShingle Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX
Frizzarini, Claudia Regina Boen
Ensino de desenho
Escola primária
Finalidades
São Paulo
Circulação internacional
title_short Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX
title_full Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX
title_fullStr Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX
title_full_unstemmed Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX
title_sort Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX
author Frizzarini, Claudia Regina Boen
author_facet Frizzarini, Claudia Regina Boen
Trindade, Deoclecia de Andrade
Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
author2 Trindade, Deoclecia de Andrade
Leme da Silva, Maria Célia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzarini, Claudia Regina Boen
Trindade, Deoclecia de Andrade
Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de desenho
Escola primária
Finalidades
São Paulo
Circulação internacional
topic Ensino de desenho
Escola primária
Finalidades
São Paulo
Circulação internacional
description Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.005
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-26T21:07:23Z
2016-04-26T21:07:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRIZZARINI, C.R.B,; TRINDADE, D. A.; LEME DA SILVA, M.C..Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do Século XX. Boletim GEPEM (online), v. 2, p.01, 2015.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160953
identifier_str_mv FRIZZARINI, C.R.B,; TRINDADE, D. A.; LEME DA SILVA, M.C..Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do Século XX. Boletim GEPEM (online), v. 2, p.01, 2015.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim GEPEM (online)
publisher.none.fl_str_mv Boletim GEPEM (online)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652396556976128