Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160953 |
Resumo: | Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.005 |
id |
UFSC_55de8e0516ba73c41d358fdc0a07a42f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160953 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XXEnsino de desenhoEscola primáriaFinalidadesSão PauloCirculação internacionalDisponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.005O presente artigo tem como objetivo analisar os discursos proferidos em revistas pedagógicas paulistas no início do século XX em diálogo com debates internacionais sobre o ensino de desenho para o curso primário, na intenção de criticar o ensino do desenho geométrico e promover o desenho ao natural. Com finalidades próprias que buscam desenvolver educar os olhos e a mão, promover a prática de medidas e favorecer um ensino profissional, o desenho ao natural, conjuntamente ao método intuitivo de ensino, modifica a cultura escolar com seu ensino analítico e artístico, desvinculado da cópia e da precisão. Tudo indica que a organização da classe artística é determinante na introdução do desenho ao natural na escola primária brasileira, em sintonia com o debate internacional.Boletim GEPEM (online)2016-04-26T21:07:23Z2016-04-26T21:07:23Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRIZZARINI, C.R.B,; TRINDADE, D. A.; LEME DA SILVA, M.C..Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do Século XX. Boletim GEPEM (online), v. 2, p.01, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160953Frizzarini, Claudia Regina BoenTrindade, Deoclecia de AndradeLeme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-26T21:07:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160953Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-26T21:07:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX |
title |
Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX |
spellingShingle |
Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX Frizzarini, Claudia Regina Boen Ensino de desenho Escola primária Finalidades São Paulo Circulação internacional |
title_short |
Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX |
title_full |
Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX |
title_fullStr |
Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX |
title_full_unstemmed |
Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX |
title_sort |
Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX |
author |
Frizzarini, Claudia Regina Boen |
author_facet |
Frizzarini, Claudia Regina Boen Trindade, Deoclecia de Andrade Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Deoclecia de Andrade Leme da Silva, Maria Célia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frizzarini, Claudia Regina Boen Trindade, Deoclecia de Andrade Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de desenho Escola primária Finalidades São Paulo Circulação internacional |
topic |
Ensino de desenho Escola primária Finalidades São Paulo Circulação internacional |
description |
Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.005 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-04-26T21:07:23Z 2016-04-26T21:07:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRIZZARINI, C.R.B,; TRINDADE, D. A.; LEME DA SILVA, M.C..Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do Século XX. Boletim GEPEM (online), v. 2, p.01, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160953 |
identifier_str_mv |
FRIZZARINI, C.R.B,; TRINDADE, D. A.; LEME DA SILVA, M.C..Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do Século XX. Boletim GEPEM (online), v. 2, p.01, 2015. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (online) |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (online) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652396556976128 |